22.8.10

receita aprimorada do brigadeiro "gourmet"

Depois do post mais popular de toda pequena história (2 anos) do Limo Bag, cozinhei 12 latas de leite condensado, testei 6 tipos de cacau, manteigas importadas, creme de leite de tudo quanto é jeito; e comi brigadeiro até não suportar mais. Deixei de ingerir (muita) comida de verdade, só para aprimorar uma simples receita de brigadeiro. Ainda é só um brigadeiro, tá? Cremoso demais, bom demais, delicioso, mas não custa 100 reais, meninas e meninos!!!
.
Ingredientes
-1 lata de leite condensado Moça (não use outro, nem mesmo a versão ligth)
-1 colher de sopa rasa de cacau comum (Garoto e cia)/cacau orgânico natural (cor não avermelhada) ou 2 colheres de sobremesa de cacau orgânico vermelho (Barry-Callebaut by Orgânica Alimentos)
-3 colheres de sopa de creme de leite tipo nata, disponibilizado nos refrigeradores dos supermercados (Frimesa, por exemplo)
-Granulado quadrado metido e gostoso, tamanho 9-M (M de milk - ao leite), da marca Barry-callebaut (compre aqui ou aqui)
-Esqueça a manteiga. Ela entra só na hora de enrolar o brigadeiro.
.
Modo de Preparo
Misture tudo, menos o granulado. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo.
.
Retire uma pequena colher de brigadeiro, esfrie na pedra de mármore para verificar se já é possível enrolar o brigadeiro. Se ainda estiver mole, ligue o fogo novamente e mexa por mais um minuto e repita o teste. O maior segredo do brigadeiro é o ponto de enrolar (não pode ser mole, nem duro) e a única forma eficiente para testar é essa. Aos poucos você aprende o tempo da sua panela x fogão x cacau e aí pára com esses testes chatos.
.
Não enrole brigadeiro morno porque esse chocolate granulado não tem gordura vegetal hidrogenada, o que dá a característica de fácil derretimento.
.
Coloque-os em forminhas de papel plissadas e esqueça os potinhos com pequenas colheres.
.
Se o seu brigadeiro amargar, não adicione achocolatado (crime)! Diminua a quantidade de cacau até chegar na suavidade de sabor desejada.
.
Deixe eu ir para academia agora, por favor...

5 comentários:

  1. Luana:
    Vc tá mais do que certa: quando se muda a receita, seu nome já não é mais o mesmo! Coloquei 'brigadeiro gourmet' pois é o que tá na boca do povo. Mas agora vou me policiar e ser mais autêntica, hehe.
    Valeu pelo puxão de orelha!
    Ah, e adorei seu blog!
    Bjinhus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lú, adoreiii teu blog!
    gostei muito do post sobre o brigadeiro. Gostaria de saber se posso substituir o chocolate em pó pelo em barra na tua receita. e se puder qual a medida? =D
    Obrigada e parabéns pelo blog e por tudinho de bom e lindo que faz.

    bêeijinhOs! ;*

    ResponderExcluir
  4. Jú, a receita muda se for colocar chocolate em barra: no lugar do cacau, adicone 100 grmas de chocolate em barra em pedaços. NO lugar do creme de leite, DUAS colheres de sopa de manteiga. Não pode ser margarina!

    Obrigada por sempre estar aqui! Comente sempre que quiser!

    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ô Lú, muito obrigada pelo carinho em responder tão prontamente, não é sempre que se encontram pessoas assim tão simpáticas.

    Obrigada e valeu pelas dicas.
    bêiijOooooooooO!

    ResponderExcluir