15.10.14

simplicidade na alimentação e dieta Dukan


A leitora Mari pediu aqui para eu escrever mais sobre a simplicidade na minha vida.

Ser verdadeiramente simples como uma pomba, não é bolinho, não. Não chega a ser um fardo, porque não sinto peso nenhum. Mas dizer que é simples buscar a virtude simplicidade, num mundo louco como o nosso, seria infantilidade da minha parte.

Comecei a abordar esse tema com mais frequência porque sinto que isso ajuda muitos leitores aqui do blog. Nesse caso específico, escrevo só para vocês. Não preciso voltar aqui amanhã para ver se o post continua dentro das minhas escolhas e crenças, nem sequer preciso reforçar com palavras aquilo que levarei para sempre dentro de mim.

Muitas coisas na minha vida foram modificadas recentemente, mas aqui nesse post abordarei apenas a alimentação.

Uma situação que me levou a buscar mais o Centro da Vida, que é naturalmente cheio de simplicidade e contentamento, foi analisar os efeitos da dieta Dukan. Se por um lado eu consegui eliminar 22 kg que me perturbavam (como pode ser visto no antes e depois da foto acima), por outro eu fiquei extremamente compulsiva.

Como toda dukaniana, minha vida se tornou complicada. O desabastecimento de um item essencial dessa dieta, fez eu me irritar até com o rapaz repositor de iogurtes do mercado da minha área! Cheguei a comprar, no mesmo dia, 30 potes de um determinado iogurte grego zero gordura, só para garantir o estoque na geladeira de casa. Isso não pode ser normal, nem saudável! Qualquer pessoa que não seja capaz de passar dias comendo apenas arroz e aveia, sem se irritar com isso, precisa buscar a simplicidade. E na Dukan eu me vi louca. A louca que corria da gordura, mas que comia os permitidos numa quantidade enorme.

O custo financeiro disso era alto: eu gastava (só com a minha comida!) o suficiente para alimentar saudavelmente uma família de 4 pessoas.

Além do custo, eu sou a única pessoa que cozinha aqui em casa. E como preciso cuidar da alimentação da família, muitas vezes cozinhei várias vezes durante o dia. Cardápios diferentes para a mesma família estão longe da simplicidade. Isso não é sustentável.

Hoje faço apenas um cardápio aqui em casa, mas não coloco arroz e feijão no meu prato. Evito grãos, aveia, farinha de trigo, açúcar e industrializados. Basicamente eu como proteína (numa quantidade pequena) e vegetais de todo tipo, regados com muito azeite de oliva. Estou num processo de controle da compulsão alimentar que foi agravada na Dukan, portanto o azeite de oliva, o coco ralado e a manteiga têm sido FUNDAMENTAIS nesse processo. Com a gordura eu consigo incluir mais energia saudável (que sustenta) numa refeição e não preciso passar o resto do dia lembrando da dieta. Preparo menos comida, como menos e me sinto bem por um período surpreendentemente longo.

Na Dukan eu ficava o tempo todo pensando na dieta (comer, comer e comer!), em receitas culinárias e na lista de compras, exigindo um espaço mental irritante. Para emagrecer eu escolhi um lugar longe da simplicidade e isso não foi nada agradável.

Detesto a postura dos nutricionistas porque eles também são amantes da vida escrava: lista longa de substituição, contagem de gramas, calorias e uso de alimentos industrializados específicos (que nem sempre são encontrados aqui na cidade)

Gostei do resultado da Dukan no aspecto do emagrecimento, mas detestei toda a complicação e efeitos no meu psicológico.

A verdade é que eu me afastei da linda virtude chamada simplicidade porque ignorei isso:

“Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais do que elas? Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:25-34)

Só DEUS sabe o que é melhor para nós! Sempre!

8 comentários:

  1. Uau! Impressionante a mudança no visual e a sua capacidade de analisar as consequências disso. As pessoas normalmente ficam apenas com a parte "boa" da coisa, quando na verdade o fim não justifica os meios!

    Larguei a Dukan hoje. Voltei para o "Centro da Vida".

    Muito obrigada. Você não faz ideia do impacto desse texto.

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Dukan é prejudicial quando você gasta mais dinheiro do que poderia (o que não é nada saudável) ou quando você come muito, alimentando impulso por comida.

      Se você não se encaixa nessas situações, não recomendo a saída da dieta sem uma avaliação mais profunda, principalmente se for para voltar para a comida de calorias vazias.

      Eu só quis relatar aqui como foi prejudicial para mim.

      Deus tem mesmo o melhor para nós!

      Um beijo!

      Excluir
  2. Já flertei várias vezes com a Dukan, mas não consigo aceitar bem proibições alimentares, rs, só de pensar que não posso comer certos alimentos que começo a ficar desanimada, e no fim eu sei que vou acabar comendo algo "proibido" e a culpa vai pesar, o que piora tudo. Gostei muito da sua análise sobre a dieta e as mudanças na alimentação, vejo muita gente fugindo da alimentação errada, perdendo peso e etc, mas ao mesmo tempo entrando numa neura do saudável que chega a ser insuportável.

    No fundo, no fundo, a gente só troca uma neura por outra, tapa um buraco destapando o outro, e só mesmo Deus pra dar essa paz e colocar as coisas no eixo. Estou acompanhando seu blog há vários meses, e acabo nunca comentando, mas preciso dizer que tenho feito várias reflexões com os posts e comentários daqui. O mundo ultimamente parece mais louco do que nunca, e mesmo sem querer a gente acaba embarcando nessa loucura toda, de comprar, comprar, gastar dinheiro, trabalhar desenfreadamente... vir até aqui e ver que existe algo além, que dá pra ser diferente sim, me dá um alívio, uma esperança, é um oásis.

    Quando comento esses conceitos de vida mais simples muita gente me acha maluca! "Como assim diminuir o trabalho e ganhar menos?", "Como assim você não sonha em ser rica?", "Como assim trabalhar por amor?" ou pior "Como assim NÃO trabalhar pra cuidar de filhos e da casa?"... E olha que nem filhos eu tenho ainda, mas só a ideia de alguém pisar no freio...

    Enfim, gosto muito do blog e espero pelos próximos posts falando um pouco mais sobre essa simplicidade de vida. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juli!!!

      Neura por comida, de qualquer tipo, não é saudável. Como eu expliquei, você precisa saber domar os próprios impulsos, tendo uma mesa farta na frente, ou com um orçamento que só permite comprar arroz.

      Algumas pessoas podem comer mais que outras, então eu vejo essa restrição como uma necessidade do meu corpo, entende? Infelizmente alguns alimentos são bem prejudiciais para mim, então preciso de certo esforço para evitá-los.

      Ostentar dieta é osso. Nem quero falar muito sobre isso, porque me sinto constrangida quando a criatura exibe por status determinadas coisas que a maioria do planeta não tem acesso... Tão desnecessário.

      Foque nisso: você não precisa participar dessa loucura do compra-trabalha-compra-dorme e come qualquer coisa.

      Se você puder se dedicar aos filhos, que coisa boa! Quem vê problema nisso está cego.

      Também gosto do seu blog e acho espetacular o seu trabalho! Que dom incrível que DEUS lhe deu!

      Volte sempre, querida!

      Excluir
  3. Luana,

    Quando decido que quero perder peso eu controlo o tamanho das porções, mas não aguentaria privações por muito tempo. Com certeza esse tipo de dieta seria um fracasso pra mim. Faço coisas pequenas no dia-a-dia que me ajudam, não como frituras, não tomo refrigerante há quase 20 anos, não tenho porcarias disponíveis em casa. Mas às vezes me bate uma vontade de chocolate e tudo bem, compro uma barrinha ou um bombom. De vez em quando saio da linha com uma pizza ou um jantar, mas depois compenso durante a semana. Acho que a gente tem que ter disciplina, mas sem radicalismos. Faço questão de ter este jogo de cintura e poder comer sem culpa, desde que esses "pecados" não aconteçam o tempo todo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Lu, você ficou muito diferente! Parabéns pela coragem de mudar. Eu SEMPRE tive problema com peso. Um sofrimento que resultou da alimentação incorreta que sempre recebi quando criança e da genética. Quando fiquei adolescente, continuei comendo muito mal. Então, comecei a fazer dietas malucas e até tomar fórmulas - um horror, por sinal. Preciso urgentemente me reeducar. Não consigo seguir dieta de nutricionista. É muito surreal pra mim. Muita farinha que não tá na minha realidade, muitas coisas que não costume aqui. O que é importantíssimo pra mim é organização. Nossa! Quando me organizo, o resultado é bem positivo.

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso amiga. Vc esta lindissima! by the way mesmo gordinha vc estava linda e foi fotografada por mim!

    ResponderExcluir
  6. Só uma observação quanto a dieta. Eu nao conheco a fundo a dieta Dunkan, mas para quem come besteira, quando faz uma dieta radical, troca a compulção de comida por alguma outra. Eu comecei a comprar, pq perdi todas as roupas. Voltei a comer normalmente. Conclusao, engordei bastante e agora perdi ate as roupas novas. Isso tudo é um saco.

    ResponderExcluir