31.8.14

por que eu devo fazer de forma diferente?


Alguns vídeos do You Tube são assustadores. Será que essas meninas que estimulam um consumismo sem fim, ainda por cima de produtos com data de validade curta, têm ideia do mal que propagam? Provavelmente não.

Por que eu não devo fazer igual, por  mais que eu seja uma especialista do ramo (vlogueira, blogueira, maquiadora)?

Muito simples: sejamos algo muito forte, como uma muralha que não pode ser manipulada pelo marqueteiro. O que deveríamos REALMENTE prezar é pela nossa liberdade! Quando seguimos um padrão de consumo exagerado, acabamos presos, e, aos poucos, perdemos o nosso brilho... Viramos uma coisa que alguém vomitou num brainstorming qualquer. Essa necessidade de consumir loucamente sempre será construída por pessoas espertas que gostam de manipular.

Nem iPhone 6. Nem Naked 4. Nem a última balada da moda. Só dá realmente certo investir tempo de vida naquilo que Deus se agrada.

16 comentários:

  1. Qd vivemos para suprir nossos caprichos, nosso vazio, ultrapassamos os limites. Passar do limite é quebrar nossa liberdade real que só pode ser vivida se entendermos que não podemos adquirir nem mesmo um simples móvel para guardar maquiagens (que não podem ser simultaneamente e diariamente utilizadas).

    Se ela é maquiadora profissional, uma bela maleta de maquiagem, daquelas que parecem um caixa de ferramentas, já seria suficiente para um belíssimo trabalho! E facilitaria o processo criativo também!

    Essa mania de querer comparar produtos, de colecionar, não é nada saudável.

    Fiquei apavorada com o vídeo.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Para sermos livres, precisamos respeitar nossos limites. Até o oceano tem limite! Quando ele é ultrapassado, vemos tsunamis que geram morte. A mesma coisa acontece na nossa vida. Se compramos para colecionar, confessamos que passamos do limite.
      O processo critiavo fica prejudicado quando temos tantas opções! Acredito profundamente nisso.
      Obrigada pelo comentário!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Semana passada tive exatamente essa reflexão. Depois de uma fase compulsiva por maquiagem seguida de outra por perfumes, me peguei olhando a minha "coleção" e pensando: "o que fazer com tudo isto, se tenho apenas dois olhos, uma boca e dois pulsos?" Um pensamento simplista, mas que, naquele momento, me fez enxergar a realidade que há alguns anos estava um tanto quanto turva. Daí passei para uma outra pergunta: "o que me fez chegar a isto?" A resposta: o vazio. Como meus sonhos são muito "grandes" e "custosos", rendi-me a prazeres momentâneos, sem me dar conta que, com o quanto gastei em maquiagens, perfumes, sapatos e afins, talvez já estivesse a meio caminho da tão sonhada viagem para a Europa. Resultado: separei boa parte do que me cerca e distribuí a pessoas que não têm condições de adquirir aqueles produtos. E quero esclarecer que doei coisas muito boas, como, p. ex., da MAC, Marc Jacobs, Armani e Urban Decay. Ainda sobrou bastante coisa, mas prometi a mim mesma que usarei o que sobrou de modo a valer o quanto despendi ao adquirir aqueles produtos.

    Maquiagens e perfumes já partiram. O próximo passo é me desprender das minhas roupas e sapatos. De fato, não ha sentido em manter no guarda-roupa aquele scarpin lindíssimo, mas que só serve para fazer bolhas e me irritar quando o estou usando. Na verdade, não há sentido nem em tê-lo adquirido...

    Quero mencionar que toda esta limpeza física e mental começou com um post que vi aqui, sobre uma mãe que adotou um estilo de vida minimalista e, desde então, passou a se sentir melhor consigo mesma e mais equilibrada com o resto do mundo. Não acredito que seja capaz de ser tão minimalista quanto a mulher em questão, mas, por ora, já me dou por satisfeita com estas pequenas e valiosas mudanças que já se operaram na minha vida, somente a partir daquele post.

    Obrigada pelas doses de lucidez. Obrigada por inspirar-me!

    Beijos,

    Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, você está de parabéns, na verdade nós mulheres somos bombardeadas com uma overdose de desejos e necessidades que criaram para nós. Os profissionais de marketing compreendem esse seu sentimento melhor do que ninguém (da possibilidade de realizar desejos imediatistas, em vez de esperar para realizar os maiores com disciplina, foco e autocontrole), e usam todos os nossos sentidos para nos "tentar"!
      O fato de ter percebido isso vai te levar muito longe. Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada, Ione e Luana, de coração! Em pouquíssimo tempo tenho percebido as consequências positivas das pequenas mudanças que fiz! Beijos, e que Deus abençoe a todos nós!

      Júlia

      Excluir
    3. Ione, querida! Esses desejos são criados pelos outros. Os outros. Eles. Não temos culpa, mas PRECISAMOS nos defender! São tiros. É uma guerra. Quando entro num simples supermercado, vou sentindo e escutando os estalos no meu escudo, hahahahahahaha. Evito ao máximoooooo entrar nessas arapucas planejadas para nos encantar.
      A Júlia já é vencedora.
      Beijos!

      Excluir
    4. Júlia, não seja modesta! Aqui não! Essa mudança foi ENORME! GIGANTESCA!!!!! No plano físico ainda surtiu pouco efeito, mas na mente, quanta libertação!
      Amém, DEUS nos abençoe!

      Excluir
  3. Júlia! Que felicidade senti ao ler o seu precioso comentário.
    É exatamente esse vazio que os publicitários usam como combustível essencial! Se você está super focada, forte, não vai ceder, não é verdade? Estou torcendo por sua vitória! A sua viagem para a Europa nunca esteve tão perto!!! Que alegria! Você decidiu trocar coisas por experiéncias! Ual!
    A Carrie Peterson, a blogueira minimalista, realmente me inspira. Chegar naquele nível de desapego é um sonho para mim também, mas sinto-me satisfeita chegando bem perto, rsrsrs! Que bom que você iniciou uma importante mudança no seu estilo de vida a partir de posts que fiz com muito carinho.
    Conte comigo!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Naked 4!!!! Jesus nem a 1 eu dei conta de usar. Andei consumista, mas agora quero outro estilo de vida leve, livre, aprendendo a valorizar coisas realmente preciosas que o dinheiro não compra. Beijo enorme, excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Su! A Naked 4 ainda não foi lançada, nem oo iPhone 6. A marca acaba de lançar a Naked Basics 2. Eles são muito previsíveis, por isso escrevi isso. DETESTO Urban Decay. O melhor da vida é de graça. Um beijo!

      Excluir
  5. Luana,
    Eu fiquei apavorada com tanta coisa, dá desânimo e seguramente esses maquiadores "feras top ten" do Brasil e do mundo não têem tantas coisas. Tomara que ela seja contratada para todas as formaturas e casamentos do fim do ano, porque é uma pena pensar que muita coisa vai ser descartada sem sequer ter sido usada...
    Uma coisa eu reparei: a cada item que ela explorava (base, primer, blush), tinha um ou dois que ela dizia: esse é meu favorito! Por que então não ficar somente com eles, e comprar novos quando acabarem? Daí ela terá somente itens favoritos, olha só, muito mais legal!
    Não sou atraída por maquiagem, tenho um gaveteiro minúsculo com duas gavetinhas, que comportam minhas coisas com folga. Uso praticamente tudo, porque são poucas coisas.
    É uma avalanche de ofertas essa indústria de cosméticos, e o marketing deles é fortíssimo. Acho muito bacana a pessoa se cuidar (isso tem outras consequências mais importantes), mas esse exagero não faz bem pra ninguém.
    Lembra que uma vez conversamos sobre contabilidade de custos? Se ela contabilizar os custos incorridos para guardar sua tralha de beleza (aluguel, financiamento, etc), mais o IPTU, condomínio, limpeza, o prejuízo é ainda maior do que a compra em si. A compra é um custo fixo (que, se ela usar para fazer maquiagens profissionalmente, recupera), mas a despesa da manutenção vira um custo mensal que tende ao infinito (vi que ela tem um quarto da casa só para essa finalidade, correto?). Será que alguém já se deu conta disso?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, ela precisaria do Projac inteiro, sendo única maquiadora por anos, para conseguir gastar a maior parte disso.
      Sim, é verdade! Ela tem os preferidos que cabem em apenas duas gavetas. Estou pedindo a DEUS para que elas comecem a fazer grandes sorteios, leilões, barraquinha na feira e descarte dos itens vencidos. Tudo devidamente filmado, obviamente.
      Amo maquiagem! Para mim é diversão, mas todos os meus itens cabem numa necessaire grande e sobra espaço.
      Ione, minha vida mudou para melhor com o estudo de duas cadeiras da Universidade: Contabilidade de Custos e Administração Mercadológica. Sou apaixonada por essas ciências, mas essa última é apenas para fazer a engenharia reversa, kkkkkkk.
      Por mais que a casa seja nossa, por mais que outras pessoas paguem por ela, não adianta! O custo de zeladoria é desgraçado demais! Você gasta tempo de vida para usar, guardar, cuidar, vigiar, limpar, organizar, filmar para dizer que tem (no caso delas). Quanto você acha que tem de dinheiro nessa coleção e gasto com a respectiva manutenção? 300 mil reais? Topa fazer essa conta? Eu fico só com os batons, e vc calcula as gavetas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vou escrever sobre isso!
      Beijo, querida!

      Excluir
  6. Que coisa mais absurda essa coleção! Ela pagou isso com pedaços dela mesma, afinal teve que trabalhar muito para comprar cada um desses itens! Paga com pedaços de vida para ficar enfiado numa gaveta?
    Fiquei preocupada com ela! Por mais que viva disso, jamais ela conseguirá usar essa quantidade absurda de itens, nem se fosse a única maquiadora profissional da cidade.
    Essas meninas estão ganhando muito dinheiro com You tube, em média 10 mil reais mensais. A que preço? Quantas vidas são destruídas por conta desse tipinho de incentivo?
    Eu estou super decepcionada com essas gurus. Até Flavia Calina tem uma coleção que fica parada e não serve para nada.
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Pedaços do coração espalhados, embalados, etiquetados. Onde está o nosso coração, está o nosso tesouro. Uma pena!
      Sobre a Flavia, adooooro ela! Infelizmente sofre do mesmo mal, mas ao menos sempre comenta nos vídeos que ninguém precisa daquilo tudo. Ok, ninguém precisa, muito menos ela que tem uma família (incluindo uma bebê) para cuidar!
      A gente fala muito, mas pratica pouco. Todos nós sofremos disso.
      Um beijo!

      Excluir
  7. Horror, horror, horror! Nem consegui assistir até o fim! Não consegui chegar nos 5 minutos, fui passando, passando...

    Infelizmente vejo esse tipo de coisa o tempo todo na minha profissão (arquiteta): colegas que incentivam o consumismo dos clientes, de olho na comissão. Eu atendo as pessoas e vou embora, nem me cadastro nas lojas para ganhar os honorários! Tenho clientes que querem gastar mais, outros menos, mas acho que a partir do momento que eu receber dinheiro pelo que eles comprarem toda minha credibilidade vai por água abaixo!

    ResponderExcluir