31.8.14

por que eu devo fazer de forma diferente?


Alguns vídeos do You Tube são assustadores. Será que essas meninas que estimulam um consumismo sem fim, ainda por cima de produtos com data de validade curta, têm ideia do mal que propagam? Provavelmente não.

Por que eu não devo fazer igual, por  mais que eu seja uma especialista do ramo (vlogueira, blogueira, maquiadora)?

Muito simples: sejamos algo muito forte, como uma muralha que não pode ser manipulada pelo marqueteiro. O que deveríamos REALMENTE prezar é pela nossa liberdade! Quando seguimos um padrão de consumo exagerado, acabamos presos, e, aos poucos, perdemos o nosso brilho... Viramos uma coisa que alguém vomitou num brainstorming qualquer. Essa necessidade de consumir loucamente sempre será construída por pessoas espertas que gostam de manipular.

Nem iPhone 6. Nem Naked 4. Nem a última balada da moda. Só dá realmente certo investir tempo de vida naquilo que Deus se agrada.

26.8.14

quarto de bebê retrô!

Para quem faz questão absoluta de montar um quarto separado para o bebê (fui um dia assim!), olha que quartinho super lindo e facilmente adaptável para os meninos!

Amo de paixão os móveis da Ameise Design! São muito estilosos, com uma pegada retrô ou num desenho bem limpo, contemporâneo. Nessa decoração temos o projeto, o berço, a prateleira e a cama desenhados por eles!

Gente, não é para chorar de alegria com o colorido desse quarto?

Já tive um apartamento inteirinho com essa cor (menta, erva doce, verde-água, azul tiffany). Morei lá por 3 anos e não enjoei! Se estiver pensando em pintar algo com uma cor mais brilhante, vai nessa com fé porque funciona super bem!

Enloqueci com esse papel de parede que lembra um revestimento de madeira, a garrafa térmica pink, o enxoval com tema passarinhos (sem ser tão óbvio!) as peças de tricô, a poltrona numa estampa super romântica! TUDO!

Até a luz noturna de tomada é puro charme, heim?

♥ 

(Esse post não é publicitário!)



24.8.14

documentário chocante que mostra como é anormal morar em Alphaville!

Assista, no Vimeo, ao documentário "Alphaville - do lado de dentro do muro", da espetacular diretora Luiza Campos, para entender o amplo estrago que um condomínio fechado faz na vida das famílias que ali moram. Um filme extremamente bem feito, profundo, daquele tipo que muda nossa perspectiva de vida, deixando claro o perigo da vida isolada e artificial. Todos os pais, governantes, engenheiros e arquitetos do mundo deveriam assisti-lo!

 A situação é séria! Você consegue imaginar crianças que têm tanto medo da vida que se apavoram (isso mesmo!) numa simples visita à Galeria do Rock?

Destaco a alegria dos pequenos que não estão dentro do muro: como são leves, educados e felizes! Eu moraria com a minha família naquela comunidade que mal tem reboco nas paredes, porém seria livre para lavar o carro na rua e deixar naturalmente a porta de casa aberta! A leveza de vida daqueles que não têm outra opção de moradia, jamais será vivenciada por quem paga para viver num campo de concentração.

Liberdade, você é tão valiosa!

"Alphaville é um recorte do estilo de vida do lado de dentro do muro. O retrato de um Brasil cercado, onde supostamente é mantido longe o perigo, as interações indesejadas, todo tipo de movimento, heterogeneidade e imprevisibilidade das ruas. Morei por dois meses em um dos 30 condomínios fechados da região de Alphaville para fazer o documentário. Este filme foi produzido em parceria com a TV franco alemã Arte/ZDF."
 Luiza Campos

22.8.14

engula essa, blogueira de moda!


Eu creio que a roupa tem sim sua importância, sendo comum que isso ocupe um espaço considerável em nossas mentes, pois vestir-se adequadamente é necessário na nossa cultura! No entanto, até a Duquesa de Cambridge veste roupas baratas, mas as famosas blogueiras brasileiras de moda insistem nas bolsas Hermes, sapatos Chanel e vestidos cafonas super bordados, numa ostentação sem fim. Por que acredito na inutilidade da maior parte desses blogues brasileiros?

Como acordar e não se preocupar com o que vestir, gastando pouquíssimos minutos para se arrumar e, simultaneamente, se sentir confiante o dia inteiro? Como definir um estilo e ser coerente o tempo todo, até mesmo na hora de limpar a casa e brincar com os filhos?*

Carrie Peterson (ou Carrie LeighAnna) é uma youtuber/blogueira super estilosa, a melhor descoberta do ano para mim! Ela pratica uma vida minimalista, mas não é radical ao ponto de morar num conjugado e raspar a cabeça para não precisar de pente ou shampoo! Longe disso!

Ela é super fiel ao sistema capsule warbrobe, ou seja, vive com o mínimo de roupas, porém com muita sofisticação e um frescor único. Veja esse vídeo onde ela fala sobre esse estilo de vida e mostra as únicas peças de vestimenta que possui: 8 vestidos, 2 cintos, 3 casaquinhos de linha, 1 jaqueta, 1 botinha e 1 sapatilha. Seu acervo também inclui uma única legging para proteger as pernas do pouco frio na região que vive (sul da Florida).

Carrie gasta apenas U$100 por mês com as compras de mercado, incluindo material de limpeza e matéria-prima para os 12 cosméticos que ela mesma produz. Temporariamente, para economizar dinheiro e conseguir comprar uma casa para a família, ela também diminuiu drasticamente a compra de carne. A alimentação é de alta qualidade, incluindo vegetais, grãos integrais e gorduras excelentes (manteiga, azeite e óleo de coco). Toda a limpeza da casa é feita com ingredientes naturais.

Por exemplo, aprendi a fazer com ela os meus próprios lenços umedecidos que são excelentes para remover a maquiagem ou limpar o bebê. Amei muito e não levei nem 5 minutos para executar a receita!

Se estiver grávida, conheça o quartinho da linda Bradli, filha da blogueira. Veja que os mesmos princípios são aplicados!

E agora, blogueira de moda? Será que você consegue ser super estilosa, natural, moderna, chique e feliz, com apenas 8 vestidos e 2 sapatos no seu closet?

Ter o mínimo para viver melhor é mais fácil do que parece! Pratique!

https://www.youtube.com/watch?v=X0Ba-uTEELI&index=19&list=UUWcyubRxXgn-1WjDTD3JmpA

*Carrie prefere vestidos pretos porque ama o estilo da Audrey Hepburn! Isso é muito inteligente: são práticos, confortáveis, não aparecem manchas, favorecendo o uso das mesmas peças em todos os lugares, inclusive em casa. Ela utiliza um avental para proteger os vestidos enquanto executa as tarefas domésticas diárias, dando conta da própria vida com muita classe! E a genialidade ao usar as costas do vestido na frente? Exemplo de mulher!

18.8.14

festinha lindíssima e emocionante com tema frozen, toda feita pela mãe da aniversariante! ♥

Eba! Encontrei uma festa absurdamente maravilhosa com o tema Frozen, feita em casa, como eu tanto defendo aqui no blog!

Já disse várias vezes, não existe nenhum lugar do universo que seja melhor que o lar para comemorar a nova idade dos filhos. Parque, salão de festas (do prédio ou clube), fazenda/sítio, buffet, escolinha ou Paris... Pouco importa! Do local mais perto ao mais longe, nenhum será capaz de substituir a nossa casa.

Ah, que fotografias lindas! A mãe, blogueira do Scenes From the Wild, é uma fotógrafa muito talentosa, mas também poderia ser professora e stylist! Sinceramente, não espero tanta habilidade de mãe nenhuma do planeta, porque essa querida recebeu esses talentos de DEUS! Vamos aprender com ela?









Eu poderia passar horas comentando sobre esse editorial, ops, sobre essa festa infantil feita em casa, mas serei breve (hahahahaha):

1) Sofisticação de meia tigela e detalhes em excesso escravizam. Crianças não querem comemorar comendo doces milimetricamente perfeitos como os vistos nos casamentos. Comida fresca e saborosa faz mais sucesso que um industrializado com roupinha nova, os tais "personalizados". O tempo para personalizar esses lixos (e tem gente que me faz chorar ao chamá-los de luxo!) é maior que o necessário para fazer um bolo de cenoura com a receita da vovó! Não esqueça de incluir na festa um maravilhoso brigadeiro old school: feito no fogão de casa, boleado, coberto de granulado nacional e colocado na clássica forminha de papel comum plissado! Chega de trocar os ingredientes e a apresentação do doce que nasceu absolutamente perfeito. Coxinha de galinha com alho-poró também não dá, ok? Gourmetizar a festa infantil é cafona ao extremo!

2) Não é necessário alugar brinquedos, louças e pessoas. Deixem os personagens na Disney, por favor! Eu olho intrigada para essas imagens da hora do parabéns que incluem pessoas estranhas ao convívio familiar, numa tentativa falha de transferir a magia de Orlando para o Brasil. Ser literal é a forma mais fácil de abraçar o mau gosto com intensidade.

3) Evite fantasias infantis prontas, feitas de poliéster barato e muito parecidas com as que a Disney vende. Criar algo estilizado fica muito mais bonito! Basta um tutu, uma capa transparente com brilho e um collant azul de ballet. Adicione uma pequena coroa e temos uma Elsa chiquérrima como essa linda aniversariante!

4) Elabore atividades em grupo e que não necessitem de muita supervisão! Acho o máximo quando as próprias crianças confeccionam as lembrancinhas. Se a temperatura do ambiente permitir, deixe as crianças descalças, bem confortáveis para as brincadeiras.

5) Abuse de tecidos claros naturais amassados, fitas de tule, lençol branco para cobrir os móveis numa referência ao gelo (genial!), papel cortado no formato de flocos de neve, mini lâmpadas de natal. A paleta de cores desse desenho animado é bem limitada, e, como todo mundo tem algum enfeite de natal em casa, fazer uma complementação com vermelho funciona muito bem! Incluir sutilmente uma nova cor traz um frescor que não é possível conseguir quando somos muito fiéis ao projeto original da Disney.

6) Diminua drasticamente a quantidade de convidados. Doloroso para você, mas bem simples de resolver: pergunte a criança quem ela quer convidar.

7) Por fim, faça tudo com muito amor e inclua os filhos nos preparativos! Não reproduza o padrão faraônico das festas que você foi e/ou fez, mas siga esses maravilhosos e libertadores bons exemplos que sempre publico aqui no blog. Nada inspira mais que a felicidade da real vida simples, onde não existe espaço para o consumismo que destrói as nossas famílias.

Um beijo, meninas!

5.8.14

inspiração para uma festa homemade com tema frozen

É muito fácil criticar e não dar mais opções, por isso voltei com o filme Frozen. Se uma criança quer uma festa temática, da última moda, como decorar tendo como referência um personagem/filme extremamente comercial e, simultaneamente, deixar o ambiente aconchegante, sem parecer um palco de vaidades?

Essa fórmula perfeita é muito pouco buscada, infelizmente.

Eu varri a internet, pesquisei centenas de aniversários com esse tema da Disney e encontrei apenas duas festas com o consumo consciente que tanto defendo: a da Arabella Rose Kushner, e essa abaixo feita pelo Ateliê Felizidade. A decoradora espetacular utilizou as princesas de feltro para fugir do aspecto artificial das bonecas de plástico. É muito bom gosto! Suspiros...

Não penso que uma festa infantil tenha que ter a toalha milimetricamente passada, nem os docinhos perfeitamente boleados! A questão é criar um ambiente com aspecto natural, que não seja mais chamativo que a alegria da aniversariante, uma decoração que não pareça mais importante do que qualquer pessoa que esteja no ambiente.

Querida mãe leitora, foque sempre na coerência e na simplicidade para que a lembrança única da data seja a convivência amorosa entre os amigos e familiares. Essa deveria ser a razão das comemorações! Não é aceitável usar o aniversário de um filho para vender produtos e serviços. Crianças não merecem isso!

Inspire-se!





 

Imagens: Chris Castanho

3.8.14

festa "frozen" da Rafa Justus: quando o limite não existe

Nada como um dia após o outro! Semana passada postei o belo exemplo da Ivanka Trump, filha do bilionário Donald Trump, que fez a festa da filha apenas na escola ("Frozen" super simples e chique!), e, em casa, com um bolo lindíssimo no café da manhã.

Ontem assistimos aqui no Brasil exatamente o inverso, o show do exagero, comandado por Ticiane Pinheiro, ex-mulher do Roberto Justus.





Novamente rolou um castelo cafonérrimo de balões, só que dessa vez com 15 metros de altura! Que criança precisa de um castelo estático de balões, completamente inútil, que será estourado 5 minutos depois da festa acabar? Qual a finalidade de uma festa faraônica? Utilizar andaimes para montar uma festa infantil? Onde está o limite?

Eu já estava acompanhando pelas redes sociais os preparativos da festa durante a semana passada, porque fiquei chocada ao cubo quando vi que a decoradora do evento utiliza voluntárias para a montagem. Não faltaram candidatas. Inacreditável! Eu já imaginava que a famosa decoradora vivia de favores, afinal ela cerca algumas fotógrafas para pedir cobertura completa gratuita. Mas até a montagem? Como assim? Por acaso a fulana que colocou os docinhos na mesa terá seu nome divulgado nas redes sociais?


Veja esse pequeno vídeo da mesa de parabéns. Não, não é a inauguração do castelo da Elsa na Disney. É apenas uma festa de criança.

Muito LED azul, manta acrílica e música alta para uma festa só! O que mais espanta é a quantidade de gente comentando no Instagram da decoradora (@andreaguima5), dizendo que achou lindo, maravilhoso, que quer igual! Isso me deixa apavorada!  As crianças não precisam disso nem aqui e nem em lugar nenhum do planeta! Que mau exemplo, Ticiane Pinheiro!

Saudades das festinhas de quintal, com brincadeiras de roda e luz natural. Saudades do que é bonito, que aquece o coração e os olhos.

Mais amor, por favor!

cesárea eletiva temática e quartinho inspiração para a leitora grávida

Eu não sei o que acontece, mas o Limo Bag tem uma quantidade IMENSA de leitoras que são arquitetas, designers ou estilistas! É impressionante! Estou achando que precisamos trocar a cadeira de Sociologia no ensino médio por História da Arte. Muito mais útil! Quanto menos conhecemos o que já foi produzido de arte linda nesse mundo, mais compramos loucamente, seguindo modas e tendências que só servem para descapitalizar. É incrível a ligação.

A leitora Fernanda Duarte, à espera de uma menina, fez um comentário muito maravilhoso aqui nesse post. Destaco esse trecho:


"'Como vai ser o quartinho? Qual o tema?' e a minha resposta: 'Não tem tema! Não tem bailarinas, não tem quadrinho de ursinho! O quarto vai ser cinza, pink e amarelo com referência à literatura, cinema, moda e arquitetura!' kkkkk Imagina a cara das pessoas? Mas gente minha filha é tão especial, que não posso padronizar a vida dela! E ela é filha de dois arquitetos, impossível tudo ser igual a todos, né? E ainda ressalto que o quartinho dela vai ficar muito, mas muito mais barato do que os quartos receitas de bolo."

Eu fiz a burrice de encomendar o tema "ursinhos" para o quarto do meu filho Samuel (me sentindo contrariada, confesso!), então vou ainda mais longe. Quem disse que fazer um quarto para o bebê é o ideal? O melhor para a nossa família, nem sempre é da forma que planejamos. Crianças são diferentes e receitas de bolo não servem mesmo! Acontece muito dos pais se revezarem para dormir no quarto dos filhos (em um colchão no chão ou na cama auxiliar), numa qualidade de vida questionável, justamente por acreditarem nisso: que o melhor para as crianças é ter um quarto minimamente planejado para elas, com tema, de preferência. Não faz sentindo nenhum esse tipo de coisa! O filho pode nascer e não querer dormir sem os pais. É natural e normal na infância, especialmente nos primeiros anos de vida.

Cuidado, muito cuidado ao seguir a moda e o padrão de comportamento das mamães da nova década. Você poderá se tornar a pessoa mais frustrada do mundo, se sentindo incapaz de agendar todos os eventos simultâneos que a indústria impõe ao nascimento do seu bebê! Eu não estou brincando! Se você seguir a padronização atual, vai precisar mandar um e-mail para a Conceição Bem-casados assim que a sua bolsa estourar, porque seu "evento" não pode ficar sem o melhor bem-nascido do Brasil! Usará o Whatsapp para chamar a fotógrafa para o parto e a decoradora do "cenário maternidade", e, por último, telefonará para médico porque ele precisa correr para o centro cirúrgico, afinal parto normal é anormal e você não quer sentir essa dor louca por horas ou correr o risco de enfrentar um médico plantonista. E se você não quiser se preocupar com nada disso, mas ao mesmo tempo TER todas essas coisas, contrate uma "concierge maternidade", porque dinheiro compra tuuuuudo nessa vida, até mesmo uma cesárea eletiva temática.

As perguntas (com entonação de reprovação) das que seguem a vida como gado, invariavelmente são nesse nível de superficialidade:

Você não vai (grávida e de classe econômica) para o Estados Unidos da América fazer o enxoval do seu filho? Vai usar um carrinho de bebê que foi do seu sobrinho? O quarto do seu filhote não tem tema? As lembrancinhas de maternidade são chaveirinhos fofos (e pobres) de feltro? Não fez sessão de fotos da gravidez? Não agendou e não quer ensaio newborn para o seu filho? Não vai ter roupinha de linha (caríssima) e nem "saída de maternidade"? Não encomendou a "porta de maternidade"?  E como assim o bebê não tem data para nascer? Que espécie de mãe você é, querida?
.
ÍNDIA.
.
Muitas vezes é melhor não contarmos nada do que estamos deixando de planejar e comprar para os nossos filhos, afinal esse lifestyle só é aceitável para as índias que moram numa reserva longínqua, num lugar onde ninguém merece colocar os pés.

E numa boa conversa de índia para índia, querida Fernanda, segue esse cantinho lindo e cheio de cuidados que a estilista Dulci, que escreve o blog Lar Dulci Lar, fez (e costurou) para a sua filha Melina. Ela escolheu o berço da Tok&Stok que é um modelo que parece bem com esse da Ikea. Ambos ocupam pouco espaço e não possuem a perigosa e proibida grade móvel!







É maravilhoso esticar o braço e pegar o bebê para amamentar, sem precisar percorrer o caminho até o quarto da criança na madrugada. Não vejo muita lógica em deixar o berço em outro quarto enquanto o bebê dorme no carrinho no quarto dos pais, ou num moisés. Ambos circulam pouco ar e são confinados!  Enfim, muita complicação, gastos extras  e mais trabalho para manter tudo limpo e organizado.

Só mais uma informação: está comprovadíssimo que o kit berço é um enorme perigo para o bebê. Mais um item desnecessário, caro e que pode matar.

No fim das contas, é mais fácil acertar quando ocorre uma economia de tempo e dinheiro na chegada dos filhos. Que ironia!

Atualização

Uma leitora (também arquiteta) comentou que no Hospital Madre Theodora, em Campinas, são disponibilizadas salas com sofás e televisões para as famílias assistirem os partos ao vivo! Como se não bastasse tudo isso, os pais convidam para essa sala 40 pessoas, com direito a decoração, buffet e garçom. GARÇOM NA CESÁREA ELETIVA TEMÁTICA!!!! A índia aqui acabou de desmaiar...


Um agradecimento

Eu dei muita risada essa semana por conta dessa vida de blogueira. O blog está com acesso recorde. Só o post da Ivanka rendeu mais de 25.000 visualizações e dezenas de mensagens de apoio por e-mail e Facebook. Muito obrigada por você ter vindo aqui, afinal o Limo Bag existe desde 2008, mas nunca tive uma repercussão tão grande!