30.6.11

"moro num local pequeno e não tenho como receber todos para a festinha do meu filho"

Essa postagem é para quem não gosta de festas exageradas para crianças.

Evandro Varhau é de Curitiba, fotografa com tanta sensibilidade que às vezes nem consigo acreditar que ele não é uma mãe. Assim como nós, ele anda meio inconformado com as festas em bufês infantis porque são sempre a mesma coisa: pouca ou nenhuma luz natural, nada de natureza, crianças brincando separadas, barulho insano de alguma música insuportável infantil (eu gosto de Palavra Cantada)...

... sem falar naquela decoração super ultrapassada, que nunca foi e nem será bonita. Fica complicadíssimo fotografar num lugar que só colabora negativamente.

Infelizmente eu não sou capaz de indicar um fotógrafo sequer aqui em Londrina que tenha um trabalho tão bom quanto o do Evandro! Apesar da super fama de alguns fotógrafos daqui da cidade (eu não conheço o trabalho de todos), acredito que falta muito para chegar no nível dos que costumamos linkar aqui no blog.

Antes que vocês pensem que isso - contratar um fotógrafo profissional - é coisa de burguês sem noção, já digo que custa menos do que um churrasco simples para a turma do futebol do seu marido e o resultado é fantástico. Se a sua família está com o orçamento limitadíssimo (a maior parte de nós, né?) para a festa do filhote, sugiro comprar/fazer um bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro, encher uns balões com gás hélio, contratar um fotógrafo espetacular e fazer uma private party em casa, só com a família que dorme todos os dias naquele local. É mais divertido e expressivo (e emocinante!) do que comemorações na melhor casa de festa infantil do planeta (eu tenho certeza do que estou falando por experiência própria). A recordação fica super bem registrada, com marcas genuínas de uma família que só mostra verdadeiramente o que é em seu próprio ninho. Se puder dispor de um pouquinho mais de dinheiro, uma filmagem feita por um profissional, também vale a pena.

Mas você, leitora querida, pode adotar minha sugestão com um pouco de medo, porque seu apartamento é minúsculo, sem decoração suntuosa, e poderá argumentar:

"A fotografia num buffet infantil não fica mais bonita? Meus pais querem comemorar também e aguardam uma festa dessas que a gente sempre vê por aí! O que eu faço?"

Diálogo. Mudança de paradigma. Assumir o que a gente realmente é. Viver nossos minutos como eles verdadeiramente são, trabalhando para que sejam felizes sempre, com a benção de Deus.

Como bem diz a querida arquiteta Débora, também de Curitiba, esses fotógrafos fazem milagres. Uma mesa bem colorida (ou uma cama com lençóis brancos) + luz natural + amor, são suficientes para uma boa sessão fotográfica, que antes de qualquer coisa, é um registro especial de uma família que vive um momento mágico: ter criança(s) em casa.

Uma outra possibilidade é dividir a festa: comemore na casa dos seus pais, comemore na sua casa, comemore na escola dos filhos. Faça um aniversário por etapas, se achar que é realmente necessário que todos participem também (sou da opinião que é apenas uma questão cultural que precisa ser melhorada). Montar um circo gigante (bufês infantis) porque não pode fazer uma festa para todos na sua casa, deveria ser uma carta fora do baralho.

Minha mãe sabia que era mais interessante ($$$$) dividir os convidados a ter que reuni-los num clube (costume brasiliense). Eu achava aquilo o máximo, contava vantagem na escola visto que tinha x aniversários por ano - coisa de criança! -, mas na verdade minha mãe sempre foi muito esperta.

Voltando ao Evandro, porque esse post promete ser gigante, veja isso numa Curtitiba-com-sol-e-calor:
Eu não sei o que gostei mais! Se é a escolha de cores primárias sem ficar tosco... os próprios brinquedos da criança para as brincadeiras e decoração da festa (essa cama elástica infantil custa 140 dólares nos Estados Unidos - fica a dica!)... a participação ativa dos pais nas brincadeiras... as crianças brincando juntas e vestindo roupas infantis - sim, isso é mais raro que macaco-prego!

Talvez a minha foto preferida é a do menino sem camisa gritando "gooooool". Eu nunca vi criança assim dentro de bufês infantis: é sempre aquele ambiente super fake, onde a a aparência impecável é o que mais conta.

A foto da menina ao lado do pai, olhando para o fotógrafo, também é algo especial. Parace até que ela sabe o que está fazendo.

Sobre detalhes para as brigadeirolândias de plantão, os docinhos ficaram lindos com esse tapetinho de papel de seda e um mini confeito M&M´S no meio, da mesma cor da forminha comum plissada.

Observe esse momento lindo dos pais jogando os balões sortidos nas crianças: simples, divertido e coloridíssimo! Não vemos nas imagens arcos e paredes de balões (ufa!), mas foram usados, com bastante parcimônia, balões de gás hélio.

Ah, tem inspiração de sobra nessas fotos porque a coerência e o bom gosto são abundantes! Mais fotos aqui.

Meninas, comentem sobre outras maneiras de comemorar a vida sem gastar 10k!!! Aguardo sugestões!

Escrevi demais. Tchau.

20 comentários:

  1. Adorei, adorei! Ainda não tenho filhos, mas já me preocupo demais com essa moda do número, da quantidade, do barulho (= música ruim), da ostentação. Fui criada com festas em casa, festas lindas, meus pais faziam tudo à mão no maior capricho. Vou criar meu filho desse jeito, dando valor ao pequeno, ao aconchegante. E festinha temática nem pensar, rsrs!

    ResponderExcluir
  2. Luuu, estou chocada com o exemplo de festa gigantesca que vc deu.

    E o pior é que pode virar (mais) moda, vendo os comentários (incluindo o da (sh)it girl mor).

    Fico tão feliz relembrando da carinha da Letícia, debruçada na mesa, em frente ao bolo de chocolate, com doce de leite e marshmallow que eu mesma fiz e dizendo: "Que bolo lindo, mamãe, eu te amo!".
    Os convidados se esbaldando em pães de queijo recém saídos do forno, e se deliciando com a torta de panqueca da vovó (http://www.receitas.com/panqueca-fria-4d50ee9252e0b252bc009393).

    De lembrancinha dei um pote plástico, imitando um presente com laço cor-de-rosa e uma fatia generosa do bolo, sem tags, embrulhos ou coisas de se jogar fora.

    Resumindo, fiz uma festa para mais de 20 convidados que não deve ter custado 200 reais.
    Mas como disse a dona do blog, quem dá palpite dizendo que não gostou é porque não tem ca$$ife para fazer uma igual (Deus, tenha piedade).

    Suas dicas são preciosas, garanto que fotógrafo não faltará nos próximos aniversários.

    Amei o post, volto para comentar o restante, mas agora não consigo. Tenho vontade de chorar com as imagens de pirulitos channel, egos faiscantes e seres humanos carentes de Deus e de amor.

    ResponderExcluir
  3. Ano passado comemorei os 5 anos da Stella com uma festa do pijama aqui em casa. Convidei 4 amigas, mais minhas 2 filhas e elas amaram! Sabe o que ficou mais marcado para elas? Quando eu ensinei a brincar de cabra-cega! Elas não conheciam e não queriam mais parar de brincar! Teve cineminha com pipoca, desfile de fantasias, brincadeira de manicure.
    No dia seguinte, fizemos um café da manhã e convidamos também os pais das amigas, tudo aqui no meu ap. de 80m2. Foi apertado, mas divertido!
    Esse ano (é segredo ainda, hein!) vamos fazer um pique nique no parque para, aí sim, poder convidar mais gente. Tenho 1 mês para os preparativos! Depois volto aqui pra te contar como foi!
    Bj
    Priscilla

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira filha completa 11 meses hoje. O que significa que daqui a um mês ela fará aniversário.
    Farei uma festa aqui no salão do prédio - o principal motivo para a escolha do local é que ela está acostumada, brinca todos os dias lá.
    Vou servir sanduiches feitos em casa. O bolo vai ser obra da avó, os docinhos não virão de nenhuma brigaderia (hahahaha), mas da panela da bisa, e serão enrolados por um exército de tias e primas. A decoração será "assinada" por mim, e vai ser uma mistura de várias inspirações que eu vi aqui e em outros blogs. Uma mesa bem bonita e colorida. Sem tema.
    Com o que economizarei em shows, recreações, brigadeiros chiques e pirulitos com o logo da Chanel (MMle. com certeza se revira no túmulo), vou contratar um bom fotógrafo.
    Quero ensinar à minha filha o valor da simplicidade e que o importante nessa vida é termos gente querida por perto. E acho que a gente tem que ter coerência. Vai ser uma festa simples (com certeza a mais simples do ano aqui no prédio), mas feita com muito amor e alegria. Acho que ela não precisa de mais nada.

    ResponderExcluir
  5. Faltaram dois comentários no meu giga-comentário:
    - lindíssima a festa fotografada e as fotos em si
    - sobre "a outra" festa, uma frase específica do post acho que define tudo. A (esquis)it girl que "cobriu" a festa comenta que foi difícil trazer as crianças para fotografar os looks, uma vez que (!) elas estavam mais interessadas em brincar (!!).

    ResponderExcluir
  6. Aqui na Alemanha a regra para festinhas infantis é a seguinte - o numero dos convidados da crianca é igual a idade da aniversariente. Exemplo, se a crianca vai completar 3 anos, sao 3 criancas q vao ser convidadas. Se vai fazer 6 anos, sao 6 convidados. Eles acreditam que um pingo de gente de 3 anos nao é capaz de interagir com 20 outras gentes pequenas ao mesmo tempo, é melhor menos gente e mais interecao entre aniversariante e convidados

    ResponderExcluir
  7. Luana, minha mãe me deixou mal acostumada: até hoje eu faço questão de pelo menos duas festas de aniversário por ano, hahaha... Quando eu era criança éramos só nós duas em casa, então ela me acordava com bolo com velinha e eu já considerava aquele café da manhã especial para duas pessoas como minha primeira festinha! Mandava um bolo e guaraná pra escola e lá era a segunda. No final de semana reunia as tias e primos para o terceiro aniversário do ano! Era o máximo!

    ResponderExcluir
  8. Hahaha, me orgulho que nem o nome da marca famo$a eu sei escrever direito!

    Depois de lágrimas, reflexões e orações, cá estou.

    As fotos estão ma-ra-vi-lho-sas!!!
    As crianças, os docinhos, o bolo, as cores, o sol de Curitiba...

    A dica da cama elástica é uma das mais mais, pirei!

    Cor primária em festa infantil devia ser regra, assim como priorizar a felicidade do aniversariante e a presença de um bom fotógrafo para registrá-la.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Muitíssimo obrigada.
    Amei!!!
    Meu filho vai fazer 3 anos e vou montar a festa dele bem colorida sem painel algum, sem bexigas enfim a decoração ficará somente na mesa com bolo, docinhos e alguns brinquedos coloridos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, caí no seu blog ano passado e tenho acompanhado sempre.

    Fiquei chocada com a festa exagerada, CHOCADA. Que coisa mais cafona! Pelos comentários vi que a maioria das pessoas acharam o máximo. Me deu uma peninha da criança tão novinha. Fiquei pensando... Será que eu sou exceção? As mulheres acham isso legal? O que elas tem na cabeca? Será que eu sou muito chata?

    Moro nos Estados Unidos, aqui festa de criança é para criança! Vejo que hoje em dia a maioria das festas no Brasil são para os adultos, festas exageradas.

    Cada vez mais aprecio a simplicidade.

    Ah, o choque foi grande que esqueci de comentar, linda a festa de Curitiba!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente amei! Feito em casa - oh palavrinhas raras hoje em dia! Mas nada é mais gostoso, né?
    Depois da uma olhada no post do batizado da minha gatinha, 100% feito em casa!
    http://ideiasdevo.blogspot.com/2011/05/batizado.html

    Beijo
    Melissa

    ResponderExcluir
  12. Eu volto nessa semana, se Deus quiser, pra comentar cada observação de vocês, suas lindas!

    Já deixo aqui o que penso sobre a festa infantil ABERRAÇÃO-MOR que não é adequada nem para adulto, muito menos para uma pobre menininha: a festa é toda FALSIFICADA, entendem??? Você não pode usar uma marca, mesmo que seja de uma forma "infantilizada" (e com uma vibe de homenagem/adoração) e achar que criou a festa mais chique do universo, "digna de post"!
    Puro consumismo de pirataria numa festa de criança made in Brazil. Veja só, elas conseguiram criar uma cenário mais bizarro que o retratado em Pequena Miss Sunshine!

    Será que chegamos ao fundo do poço?

    Nossa, quando leio aqueles comentários, temo por todas as coisas loucas que são planejadas nesse momento por mães repletas de vaidade, e que querem agora executar uma "melhor" ainda. Muito medo das cenas do próximo capítulo.

    Beijo em todas!

    ResponderExcluir
  13. AMEI!!

    Voltei, vai ver as fotos, ja postei algumas. Vou para Terrinha soon, mas enquanto espero vou postando as novidades.


    Beijos

    ResponderExcluir
  14. ai que festa linda, encatandora e para sempre!!
    um bj doce
    Ro
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  15. Uma leitora acima comentou que o choque com a festa exagerada foi tão grande que ela esqueceu de comentar sobre a festa linda de Curitiba. Comigo foi o contrário, as lembranças das minhas festas de infância foram tão fortes que me fizeram esquecer de comentar a festa medonha.
    Assino embaixo os comentários feitos aqui. Também me assustei com a quantidade de deslumbradas que amaram aquele festival de futilidade. Sinceramente, senti a maior vergonha alheia de ver aquilo. Se não fosse tão brega, talvez as grandes marcas internacionais homenageadas (em detrimento da alegria e da inocência que deveriam ser o foco numa festa infantil) até agradecessem a propaganda gratuita e não solicitada.
    Coisa mais ridícula... E esse povo ainda se acha chique!

    ResponderExcluir
  16. @Norma: Que Deus conserve a sua memória e sua sensatez. Festa temática é sempre complicada, ainda mais quando o cenário não combina (festa Fazendinha/Country num salão de prédio).

    @Tuuuxa: vc recebeu meu e-mail! Acho que o Gmail tá de sacanagem comigo. Eu quero ver uma foto da Leticia olhando pro bolo! Puxa, festa de "deis real" por cabeça é pra lá de maravilhoso. Conte mais detelhes! O que serviu para beber?
    Não dá tempo de receber e fazer fotografias decentes! hahahaha... sou super a favor de contratar fotógrafo, exceto quando não é possível mesmo. Essa cama elástica é pequena e menos arriscada... aquelas altas e grandes, afff, que medo que tenho de uma criança se machucar naquilo. E isso é bem comum, infelizmente...

    @Mãe de Duas: Pri, festa do pijama é o que há! Elas se divertem mesmo... nem tão ligando para o aperto porque fica mais gostoso, rsrsrs. Puxa, essa do piquenique quero ver... e tá pertinho..... uhulllllllllll... Lembre de fazer aquela suqueira com a melancia, conhece???

    @Dani: com certeza a festa do meu filho também foi a mais simples do prédio e também no salão de festas. Sou super a favor de usar o salão, ué... área comum também é a nossa casa! Só não tem o mesmo aconchego da área privativa, rsrsrs. Adorei que você "assinará" a decoração! Depois posta as fotos para a gente babar. Não inventa muito detalhe de último hora. Não vale a loucura. (Crianças ainda brincam. Que coisa estranha, né? rsrsrs)

    @Adriana: Perfeita a regra! Concordo... mas ainda temos muito o que evoluir para chegar nesse padrão, inclusive a pessoa que agora escreve. kkkkkk

    @Oksana: É normal esse choque. A breguice é demais para qualquer pessoa que não seja deslumbrada com grifes. Sua infância é o exemplo do que não se vive mais! TRISTE, né? Qualquer dia veremos uma festa toda trabalhada no preto e prata com o tema M.A.C Cosmetics.... para uma batizado de uma bebê de 5 meses, é claro!

    @Guima Sijo: Ah, que comentário gostoso! Os brinquedos dos filhotes são suficientes para enfeitar os aniversários e as crianças BRINCAM com eles. Não é uma coisa sem utilidade, sabe...

    @Fernanda: eu tbm fiquei CHOCADA. Levei meses para absorver aquilo porque o nome do meu blog é LIMO BAG. Putis, nada nesse mundo poderia homenagear tão bem esse pequeno blog. Entenda aqui:
    http://limobag.blogspot.com/2008/11/limo-bag.html
    Mas os Estados Unidos também tem lá as suas aberrações, como os concursos de miss para crianças, né? rsrsrs

    @Cris e Melissa: Melissa, quero ver mais fotos, por favor! AMei essa.... posta mais, mulher! Feito em casa é amooooor.........

    @Fer: estava desesperada sem seus posts incríveis. kkkkkkkkk

    @Doces Abobrinhas: você tá é louca para saber das suqueiras, né, danadinha? Postarei em breve!!!!! rsrs

    Obrigada, meninas! VOCÊS SÃO UNS AMORES. Se esqueci de alguém, grite!

    BEIJO!

    ResponderExcluir
  17. Luana, eu estou zero a fim de enlouquecer, então eliminei todo e qualquer tipo de detalhe com potencial lesivo para a minha saúde mental... hehe.
    Depois da festa te mando as fotos da minha "limo party" com a lista completa de "fornecedores", afinal, a gente faz festa pro filho para poder exibir as grifes que consome não é mesmo? hahahahahha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Luana, otimo post. Festa de crianca virou super evento no Brasil, por aqui eu nao vejo isso. Na minha concepcao festa de crianca eh pra eles se divertirem e eles nao precisam de muito, e acho tao importante os pais participarem das bricadeiras,nessas festas tem animadores pra tudo, alias os pais tem terceirizado demais a educao dos filhos na minha opniao, uma pena!

    ResponderExcluir
  19. Ai, ai, achei esbarrei no blog justo nesta postagem e fiquei feliz da vida! Finalmente alguém além de mim e Denise Fraga gostam de festas "de vdd". Tou preparando, devagarzinho, as festas de niver d eminha filhota e serão assim, divididas: escola e em casa, para a família. Sobre esta ainda não defini os convidados, então é possível que se subdivida ainda mais.
    Valeu mesmo! Agora, somos três :-)
    Só tou conseguindo postar com meu ID, mas aí vai http://agoraquesoumae.blogspot.com
    Patrícia Gomes
    Bjin

    ResponderExcluir
  20. se tem uma coisa que eu odeio em festas infantis é aquele arco de bexiga com painel no fundo, ja foi isso gente vão mudar, fazer uma coisa mais moderna

    ResponderExcluir