27.2.10

a marca o boticário perdeu a noção do que é ridículo

Pós-post: Pra ficar bem claro que QUEM PERDEU A NOÇÃO DO QUE É RIDÍCULO foi O Boticário. As blogueiras foram ao evento porque tem mais é que ir mesmo. Antes de chegarem lá, não sabiam do que se tratava, não é? E se eu fosse convidada, iria também, sem problema algum! A presença das blogueiras, pra mim, não muda a imagem do O Boticário. Quem constrói uma imagem é a empresa e terceirizar o serviço para a blogosfera é tolice. A gafe é d'O Boticário e não das blogueiras! Que fique claro!

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Segundo o blog
Garotas Estúpidas, o maquiador Fernando Torquatto gastou nada mais nada menos do que 12 meses para desenvolver a nova cópia cara-de-pau d'O Boticário, a linha cosmética Secrets Collection.
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Gente, isso que é empregão: 1 ano com remuneração para copiar a grife americana Victoria's Secret e sua coleção Sexy Little Things. E faltou (muita) criatividade para escolher um nome, né? Secrets Collection? Será que somos todas burras?
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O pincel com cerdas cor-de-rosa é a maior prova do crime.

Pincel Give Me The Shimmers - Shimmering Body Powder, da marca Victoria's Secret. Custa 28 dólares no site da marca

Pincel brazuca Eu Sou Uma Idiota Perfeita. Disponível nas lojas O Boticário a partir do dia 22 de Março por 67 reais suados

Copiar não é bem uma novidade na O Boticário. Quem acompanha o blog pode lembrar do espisódio comédia do batom com ouro. Essa marca não aprendeu ainda que não somos todas estúpidas!

Quem deu a dica da gafe foi a leitora inteligente Ione:

"Querida Luana,

Eu hoje fiquei impressionada com a cara de pau da nossa Boticário. Eles tiveram a pachorra de 'criar' uma linha nova, com direiro a apresentação em hotel de luxo para as donas de blogs mais direcionados a esse 'nicho', que parece ser um copy/paste da coleção 'Sexy Little Things Noir'da Victoria`s Secret (vc pode ver as originais no site da Victoria ou mesmo no Google imagens).

Os blogs q noticiaram e participaram do evento são: Garotas Estupidas (esta indica os outros q tb foram), o Vende na Farmacia, o Dia de Beauté, dentre outros.Tb noticiou o Garotas Modernas (mas esse pelo visto não participou do almocinho-jabá).

Eu gosto de algumas coisas do Boticario, ano passado curti muito a linha Fun Milk - amei os cheirinhos, achei as embalagens criativas e bem servidas, e cheguei até a comprar alguns produtos em duplicata para guardar. Mas essa do copy/paste, achei pooooodre!

Penso q pelo menos as pessoas q frequentam o seu blog poderiam ser alertadas qto ao engodo - deixei comment no Dia de Beauté, no Garotas Estúpidas e no Garotas Modernas.

Beijos,

Ione"

20 comentários:

  1. Parabens! Só vi ate agora na blogsfera elogios e babação...é bonito, é..mas é plágio. Pena q mtas donas de blog, perderam o significado da coisa, e viraram vitrines virtuais...BJs!

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  3. Luana, se eu não gostasse de vc e do seu blog, sinceramente nem teria vindo comentar. Eu não fui ao lançamento porque tinha aula (se fosse faltar às aulas pra todo evento do blog pra que sou convidada, bombaria na primeira semana), mas se a Loo foi e gostou, fez certíssimo em notificar no blog. Ou a 'leitora inteligente' Ione acha que a gente gosta e fala de tudo o que experimenta?

    Achei bem chato dar a entender que o VnF? participa de 'engodo' envolvendo as leitoras. Achei bem chato dar a entender que falamos da marca por 'jabá'. Os três ou quatro produtinhos que a Loo ganhou (eu nem ganhei nada porque não fui) são uma coisa ínfima perto do que a gente ganha todo mês. E nem falamos de tudo, porque não achamos que tudo seja digno de nota.

    Discordo do tom desse post. Tipo, eu nao pretendo comprar nada da linha, mas a internet taí pra isso, muita gente deixou inclusive comentário falando que as linhas do Bot e da VS eram parecidas, ou seja, não dá pra simplesmente assumir que as pessoas são bobinhas e estão sendo enganadas. Acho que vale o mesmo princípio da Lush - nao tem Lush por aqui, então a gente acha ótimo que haja marcas 'lush inspired'. E se não gostarmos, é simples: não compramos!

    Como disse, gosto muito do Limo Bag, e crítica construtiva ta aí pra ser feita mesmo. Não que eu ache que 'engodo' e 'jabá' sejam críticas construtivas, mas enfim. Vale tomar cuidado com o tom do que se fala, inclusive pra não parecer que tem algum cotovelo doendo.

    Espero que esteja tudo bem contigo e com o Samuel fofo. Bjs.

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  4. Não, eu não acho errado as blogueiras participarem do evento. Errada, completamente errada é a marca Boticário que PENSA que elas, blogueiras, são idiotas e ficaram super deslumbradas com a novidade que de novo não tem nada!

    Compra quem quer e sou super contra o consumo dessas cópias tupiniquins quando elas afirmam ser originais! (Veja suposta inspiração no quarto secreto e mais 12 meses de trabalho do maquiador/desenvolvedor no texto Garotas Estúpidas)

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  5. ...Eu já achei tudo super parecido com uma linha de maquiagens da Bourjois. Até comentei com uma amiga que essa coisa da embalagem preta e pink me lembrou uma mistura super porca de Bourjois e Abelha Rainha hahahaha....

    Mandou bem! Eu também acho que essa babação DAS MARCAS com as blogueiras (e não o contrário) é simplesmente uma busca tosca de mão-de-obra barata para divulgação. Se tem quem divulga de graça, pra que gastar né?!

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  6. Ola Luana, concordo plenamente com você, com a Helen e Rita! Aqui ninguém está com dor de cotovelo de absolutamente nada! Chato é isso ir ao blog dos outros dizer que fizemos uma crítica pq estamos com dor de cotovelo! Isso sim é chato. Quanto a comentar, e criticar algo que de fato é plágio, isso felizmente é um direito adquirido neste páis; ao menos isso acho que ainda se pode falar o que se pensa, ou blogs tb serão censurados?
    Quanto a linha do Boticario é lamentavel que se veja isso numa marca tão querida pelas brasileiras, mais lamentavel ainda ver blogueiras fazendo propaganda de graça a troco de um batonzinho.
    Que pena não é mesmo. Parabens Luana pelo seu excelente post, desculpe não me identificar mas sinceramente apesar de curtir a blogosfera prefiro por vezes manter-me longe das cobras, você entende não? Bjs e tudo de bom para vc.

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  7. ô Anonima, depois de aprender interpretação de texto, que tal aprender um pouco de leis?


    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    ...

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

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  8. Lu,
    O que acho mais interessante nisso tudo é que nem no VnF, Dia de Beauté ou Garotas Estúpidas foi feita alguma menção da "semelhança" ou "inspiração" da recém-lançada linha dO Boticário.
    O que se lê são só elogios para a marca pelo evento e produtos.
    Realmente, se não temos Lush por aqui procuramos algo inspirado ou copiado do original. O mesmo vale para outros produtos.
    Mas porque as blogueiras - gente tão bem informada - não citaram a "semelhança"?
    Acho esquisito!
    Beijoca

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  9. Oi Lu
    É a primeira vez que visito o seu blog e adorei. Já havia notado a semelhança entre as duas marcas e achei estranho.
    Como ninguém comentou nada sobre esta semelhança achei mais estranho ainda; e hoje vendo seu post pensei que afinal não sou só eu que notei a semelhança. Fiquei triste em ver que o seu post, que na minha opinião nada teve de mal causar determinadas reações.
    Mas como disse a anônima acima felizmente vivemos num país livre para expressarmos a nossa opinião não é?
    Um abraço e bom domingo.

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  10. Hello Lu
    Permitam-me um trocadilho? Rolou por aqui um papo mesmo de Creuza hemmm!!!!
    Amo seu blog e embora eu ainda não tenha o meu venho sempre te visitar.
    Bem sobre o Boti achei muito feio mas parece que já não é a primeira vez que ocorre.
    But....well as 'Creuzas' 'góstiam'...kkkkkkkkkk
    Bjokas mil.

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  11. Prezadas Joo e Loo,
    Em momento algum eu disse q o Boticário pagou jabá pelo espaço no blog de vcs com uma meia dúzia de produtinhos da linha nova, e se dei a entender isso não foi a minha intenção, ok?
    Novamente, na linha do q a Luana disse, o engodo é TODO do Boticário (de dizer q o cara ficou um ano desenvolvendo uma linha q tá na cara q foi muito além da simples 'inspiração', e avançou muito em direção ao 'plágio', na minha opinião), e não dos blogs/blogueiras q foram ao evento - vcs estão certíssimas em aceitar os convites, pois conhecendo os produtos é q podem emitir juízo de valor sobre eles!
    Eu conheço o blog de vcs, e sei q muitas pessoas as respeitam porque são bem cuidadosas ao elogiar (ou não) os produtos e não fazem post/propaganda - e aí eu acho q está o X do problema - como vcs têm leitoras q as respeitam bastante por isso, acho q o q publicam (whatever!) vai um pouco além do 'não gostou, não compra', com todo o respeito!
    Fico muito à vontade para falar o q bem entendo sobre os produtos porque não tenho blog e sou uma rélis consumidora - meio exigente, sim, mas não passo disso!
    Ah, e obrigada pelo leitora inteligente entre aspas - vou tomar como um elogio, ok?!

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  12. Luana, o que deu bode foi ver os termos VnF, engodo e jabá no mesmo contexto, pois eu e a Loo é que sabemos a quantidade de 'oportunidades' que deixamos passar por não querermos nos vender pra marcas e preferirmos nos manter independentes. Se alguma blogueira recebeu $$ pra ir nesse encontro eu não sei. Sei que nós não. A Loo recebeu aqueles produtos e eu recebi ZERO, até porque nem fui mesmo.

    Daí a comprar ou não da marca (nem tô falando de linhas específicas), realmente é uma escolha pessoal! E gente como eu e vc, que temos que suar pra ganhar o dinheirinho - e vc, que agora é mãe de família muito mais do que eu - sabemos o valor ou não-valor das coisas e aquilo que queremos que entre ou não em nossa casa. Mais pessoal, impossível. Especificamente quanto à linha do Bot, não pretendo comprar, e a razão principal é que no momento não tenho verba pra gastar com maquiagem no momento. De resto, sempre achei seu blog muito bacana porque vc compartilha comigo o horror ao desperdício. Eu tô tentando eliminá-lo de vez da minha vida e já usei várias dicas suas.

    Quanto à dor de cotovelo e demais recalques, nossa, tá mais do que provado que rolam soltos... rsrsr... mas como eu não tenho tempo e nem saúde pra fiscalizar cotovelo alheio, ainda mais estes que devem estar BEM RUINS, considero assunto encerrado...

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  13. EXCELENTE POST!

    É bom ler algum post com uma análise crítica e não simplesmente um elogio ao evento.

    Só gostaria de saber como é que o tal batom rosa foi usado no casório da Helena da novela, quando a própria Globo disse que o batom foi o Lovelorn, da MAC?

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  14. Quem batom mais misterioso esse um da novela! Agora era só o que faltava: todo mundo que fabricar batom pra "Grobo" usar. Não duvido que seja mais uma mentirinha boticária.

    (Eu nem vi esse tal batom. Alguém me manda o link disso? Se bem que naquela atriz qualquer coisa fica liiiiiinda...)

    Um beijo!

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  15. Bem...eu acompanho o VnF? há tempos, assim como Garotas Estupidas, Shampoo de Laranja, Garotas Modernas, Dia de Bauté, entre outros blogs de beleza e nunca percebi falta de integridade e imparcialidade nos produtos apresentados pelas blogueiras. As resenhas de leitoras disponiveis em alguns blogs podem sim ser mais tendenciosas, mas a indicação das blogueiras nunca foi. Esse lance d'O Boticario é uma discussão ridicula. Quantas outras marcas não copiaram alguma coisa? A Avon por exemplo já fez isso,a Vult já fez isso. Cópias de embalagens não alteram a qualidade do produto. A questão é: O Boticario é mais acessivel que Victoria's Secret para muitas creuzas. Não falo só em preço, mas facilidade de encontrar. Se entre as empresas ninguem tá se estranhando, não sei pq da discussão aqui. Acho muito fáciL NÃO SER BLOGUEIRA e sair falando coisa que não sabe. Difícil é se por no lugar e ver que cada uma fez seu papel: uma empresa BRASILEIRA SUPER RENOMADA E RECONHECIDA lançou uma linha, elas curtiram a linha/qualidade dos produtos e divulgaram. Se vcs vão se doer pela VS, é problema de cada uma. Acharam plágio, nao comprem, não divulguem, falem mal da marca. O problema é CITAR nome de blogs sem saber a real.
    No mais, é uma opinião de leitora de blogs assidua que acompanha e adooora o blog de todas. Beijo.

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  16. Ruiva,

    Nossa, que honra ter um comentário seu! Muito obrigada, volte sempre!

    A questão é que nesse lance de copiar, O Boticário cobra um preço superior ao original. Além disso, a China é tão criticada por não ser assim um exemplo de originalidade e nós brazucas estamos no mesmo tosco caminho.

    Não, eu nem ligo se as blogueiras gostaram ou deixaram de gostar! Cada uma escreve o que quer... EU É QUE NÃO POSSO ENGOLIR discurso de maquiador que diz que levou 12 meses pra copiar e ainda afirmar que se inspirou em outra coisa que não seja a VS. Junte a isso o fato de que a agência do O Boticário acha barato demais o papel que nós blogueiras estamos interpretando...

    É um conjunto trágico que vale muito à pena discutir!

    Um beijo!

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  17. Esta Ruiva me dá enjôos. Afinal ela é quem? Eu também não posso engolir o discurso do maquiador, mas é melhor deixar para lá porque muita gente já se doeu por causa desta palhaçada do Boticario.E sinceramente tem gente que não merece receber 'propaganda' de graça.

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  18. Alguma semelhança com o
    Coquine da Chantal Thomass?
    Mera coincidencia ou nao???????

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  19. Luana, qual é o papel barato que as blogueiras estão interpretando? Vocês falam de um assunto, a empresa quer divulgá-lo. Qual é a diferença dessa opinião, para a opinião de uma revista, por exemplo?

    A apresentação deve ter sido basicamente a mesma, mas porque não falar "a Gloss deve ter recebido um jabá pra não citar que essa linha parece com a linha XYZ"?

    Os assuntos estão aí pra ser discutidos, claro, mas as críticas devem vir com embasamento e uma certa coerência.

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  20. Querida blogueira anônima,

    Primeiramente obrigada pela visita e pelo comentário!

    Papel barato, pra mim, é ser chamada para um evento que você voltará com fome pra casa enquanto a imprensa teve uma aprensentação bem melhor no Jockey Club.

    O tratamento deveria ser igual: o mesmo evento pra todo mundo. Segregar as blogueiras é ridículo.

    Revista não fala de uma marca gratuitamente! Cobra no mínimo 50 mil por anúncio.

    O Boticátio copia quem ele quiser! E eu escrevo o que quero também! Não gostei da cópia tupiniquim com justificativa MENTIROSA. EU NÃO SOU IDIOTA. Pronto, falei.

    Beijo e volte sempre!

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