25.3.15

[vídeo patrocinado] Desligue a televisão e dê atenção aos seus filhos!

No post passado, escrevi sobre uma festa caseira realizada em Los Angeles (caso não tenha lido, clique aqui) que gerou um considerável tumulto nas redes sociais. É impressionante como muitas pessoas não compreendem a dimensão e a importância da família.

Um lar é formado por valores ensinados ainda quando somos crianças, mas nunca é tarde para deixarmos essa verdadeira herança para os nossos filhos. Caso você tenha sido uma mãe ou um pai extremamente ausente, torço para que você ainda tenha a chance de recuperar o tempo perdido, nem que seja com a chegada dos netos!

Quantas vezes você se levantou às 6h para preparar aquele café da manhã para a sua esposa que permaneceu na área de serviço até as duas da manhã? Você, querido marido, sabe me dizer onde está localizado o livro de receitas da família, onde você provavelmente encontrará algum prato que remeta à infância da sua esposa? Você já pediu para a sua mãe lhe ensinar os segredos daquela canja de galinha que tinha a capacidade de fazer a sua doença parecer menos penosa?

Você, mamãe, é uma guardiã do lar ou uma frequentadora de restaurantes self-service? Tem criado momentos diários em volta da mesa para demonstrar afeto ou chega em casa só depois que a babá ou a televisão já os colocou para dormir? Tem sido engolida pelas atividades diárias, deixando de lado a felicidade eterna que mora nos laços familiares bem construídos?

É muito triste quando uma criança cresce sem esse tipo de experiência! É desolador notar também que muitas famílias têm vergonha da simplicidade da própria casa, justamente porque não entendem que a aparência pouco importa quando temos laços emocionais. Quando alguém faz questão de não receber os amigos em casa, alguma coisa não está certa. A melhor experiência para os nossos amigos e familiares é o compartilhamento da mesa porque é ali que vivemos integralmente o sabor do nosso lar!

No livro "A Experiência da Mesa", da norte-americana Devi Titus, somos presenteados com as seguintes palavras:


"A jornalista e documentarista Miriam Weinstern, recorreu a estudos de psicologia, educação, nutrição e sociologia examinando o fenômeno cultural das refeições familiares. Seu estudo meticuloso sobre o assunto levou Weinstein à conclusão surpreendente e ousada de que comer com a família é um 'santo remédio', que melhora dramaticamente 'a qualidade da sua vida diária, as chances de sucesso dos seus filhos no mundo, a saúde da sua família e nossos valores na sociedade'. Ela ainda conclui que as refeições com a família nos torna 'mais inteligentes, fortes, saudáveis e felizes'.
Quando refleti sobre aquelas palavras, percebi que elas descrevem perfeitamente uma pessoa: corpo, mente, alma e espírito. Somos mais inteligentes (na mente), mais fortes (no espírito), mais saudáveis (no corpo) e mais felizes (na alma) quando comemos juntos à mesa de jantar com nossa família e amados. Não faz sentido que o Todo-Poderoso, o qual nos criou como seres de mente-espírito-corpo-alma, também nos provesse de uma oportunidade de nos nutrirmos diariamente nessas quatro dimensões?”


Após assistir ao magnífico vídeo abaixo, tenho uma perguntinha bem simples para você: se o seu filho estivesse trabalhando 16 horas por dia no Pantanal, sozinho e longe de casa, você seria capaz de reproduzir uma refeição emocionante por ser reconhecível? Espero que você comece a investir nessa eterna herança que inclui pilotar um fogão, preparar uma mesa e escutar o que o seu filho tem para lhe dizer sobre o dia dele. Sem televisão.


Post patrocinado pela Knorr, mas toda a opinião é minha!


10 comentários:

  1. Novela Babiônia não faz altar aqui em casa não! :)

    obrigada, lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 minuto de novela da Globo derruba muitos anos de educação!

      Um beijo!

      Excluir
  2. comer com a família é tudo! desde que minha pequena começou a comer comida "de verdade", lá para 1 aninho, mudei a rotina da casa inteira e passei a comer junto com ela às 18:30hs. É punk conseguir preparar tudo sozinha, mas aprendi vários truques e não levo mais que 40 min / 1 hora fazendo isso hj em dia... No primeiro ano eu fazia com antecedência a comida, com medo de dar merda... rsrsrs... com o tempo deu certo. Vale a pena! Ela percebe qdo a comida saiu do fogão naquela hora e qdo saiu do freezer, algo que congelei em outro dia... é muito gratificante!
    e realmente, eu só acho que as crianças aprendem a comer direito qdo comem COM os adultos. essa história de dar a comida para a criança e depois o adulto comer para mim não dá certo. são dois trabalhos... rsrsrs... prefiro matar 2 coelhos com uma cajadada só!
    texto lindo Luana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty, amei as dicas que você compartilhou no Facebook! Depois vou colar elas aqui! Beijo enorme!

      Excluir
  3. Luana,

    Essa foi uma das primeiras regras que coloquei aqui em casa: refeição se faz à mesa, todos juntos. Meu marido tinha o hábito de comer em frente à TV, mas hoje mudou completamente.

    Aliás, a TV aqui fica ligada pouco tempo. É só para ver um desenho, um filme, depois desligamos. Acho estranho quem tem o hábito de deixá-la ligada o final de semana inteiro, consumindo qualquer coisa que for ao ar.

    Quanto à comida, meu livro de receitas está cheio de pratos que eram da minha avó, passaram para minha mãe e tias, e agora para a terceira geração. Até hoje, quando vou na casa da minha mãe, ela prepara nossos pratos preferidos da infância. Meu filho tem 7 anos e também já tem seus "pratos preferidos da mamãe". Dá trabalho, mas é tão gostoso!

    Acho que já comentei isso por aqui, mas a escola dele às vezes tem piqueniques e cada criança tem que levar alguma coisa. A gente comprava coisas fresquinhas, fazia sanduíches, sobremesas, mandava potes de Tupperware na mochila. Com exceção de 2 outras crianças (são 27 na turma), as outras levaram Doritos, Cheetos ou pacotes de bolacha recheada. Isso aconteceu na semana passada. Não é incrível? Imagine o que acontece em casa!

    Adorei o vídeo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido também gosta de TV na hora das refeições. Realmente é algo que precisa ser modificado, Debora!

      Ah, claro que dá trabalho! Quem disse que ter família é simples, né? Acho tão especial isso, sua mãe ainda cozinhar seus pratos preferidos! Muito amor! Eu também tenho receitas que herdei da minha avó e eram da avó dela. O Português parece outra língua. As medidas das receitas são totalmente diferentes! rsrsrsrsrs

      Puxa, Debora, não tem como a escola tomar providência? Um pão com queijo e presunto, uma banana e um suco não matam ninguém! Que trabalho dá isso?

      Não quero nem imaginar, hahahahahahaha.

      Fico feliz por você ter gostado. O vídeo é de uma sutileza encantadora. Uma campanha que modifica os rumos da publicidade mundial...

      Beijo enorme!

      Excluir
  4. Parabéns pelas sábias palavras.

    Hoje infelizmente poucos valorizam esses momentos. Investir em momentos com a família é valorizar os momentos que um dia servirão de recordações, emoções e saudades de um tempo que não voltará mais atrás.

    Lindo vídeo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, querido, toda a honra e toda a glória sejam dadas a DEUS! Obrigada por ser a nossa família! Te amo!

    :*

    ResponderExcluir
  6. Luana,

    O apartamento que mostrei lá no blog mudou de dono, mesmo. Antes era uma senhora, depois dois homens (que a matéria dá a entender que são um casal, apesar de não falarem isso abertamente). Devem ser mais jovens. Também adorei o que eles fizeram por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei chique e despretensioso, sabe? É tão mais fácil alcançar um ambiente charmoso quando usamos madeira de demolição, plantas e vasinhos de barro, né? Um pouco de textura orgânica deixa qualquer lugar mais agradável e menos com cara de centro cirúrgico, rssrsrsrsrs. Eu estou até agora tentando acreditar naquela quantidade de bibelôs e no plástico do sofá. Hahahahahaha. Só você para compartilhar essas curiosidades! E como deveria ser trabalhoso limpar aquele apartamento... Pobre moradora!
      Eles têm bom gosto para decorar.

      Um beijo!

      Excluir