23.10.14

gravidez, enxoval, nascimento, batizado, "mesversário" e aniversário: por que a vida do seu filho virou um balcão de negócios?

Porque você permite.

Se tem uma coisa que eu defendo com toda a minha força é a liberdade de pensamento e ação, desde que não prejudique os filhos. Pense diferente de mim, mas pense, pelo amor de DEUS! Não deixe ser levada por qualquer vento que aparece, só para sair bonita na foto.

A vida é muito difícil para a maioria das pessoas, mas certamente fica mais complexa quando incluímos algumas modas que criam padrões de consumo elevado. Você pode até não concordar comigo, mas que seja porque foi criada de forma diferente, por valores aprendidos em casa, e não por querer fazer igual a sua amiga!

Modas acabam com sonhos, limitam as possibilidades, tiram o prazer da descoberta...

Quer ver? Já reparou como as pessoas cobram uma vida temática?

Uma celebração de casamento ainda goza de certa liberdade (você pode usar um vestido super simples porque é seu sonho), porém o mesmo não pode ser dito em relação aos demais acontecimentos maravilhosos que vivenciaremos ou não em seguida.

Se surgir uma abençoada gravidez, a necessidade de saber o sexo antes do nascimento é praticamente uma ditadura. Tente comprar um enxoval unissex para ver a dificuldade que é!

E quando nasce, querem saber o tema das lembrancinhas de maternidade, e do quarto do bebê, é óbvio.

E a cada mesversário, lá vai a mãe procurar um tema diferente para sair lindo no post do Facebook.

E quando chega o primeiro aniversário, o tema vira um grande acontecimento, algumas vezes até mais caro que o futuro casamento que aquela criança poderá pagar quando chegar a vez dela de assumir a própria vida!

E muita gente segue esse esquema só para não ter que dar explicação. Sabe de uma coisa? Você não precisa explicar o que a paz no rosto já explica! 

Ou a gente para de se importar com a opinião alheia, ou fica eternamente escrava dela. Nesse caso, será necessário até clarear os dentes com laser para que o seu sorriso chame tanta atenção quanto aquela flor gigante da moda que enfeita a cabeça da sua filha!


Alguém viu uma princesa bebê européia usando uma parabólica, ops, enfeite gigante de cabeça? Eu não!

Essa princesa não precisa ter a maior festa de aniversário da Suécia, nem usar a maior e mais cara "parabólica"!  Certamente uma coroa espera a linda Estelle Silvia Eva Mary... E não é preciso provar isso para ninguém.

10 comentários:

  1. Que alívio saber que não sou só eu que acho um absurdo esses verdadeiros "repolhos" dos enfeites nas garotinhas! Imagina que desconforto... exagero puro de mães que querem aparecer! E... Mesversário? Como assim?
    Acredito que o mais difícil será lidar depois com mais e mais demandas de uma criança que cresce acostumada com luxos desnecessários. Não é possível transmitir valores como sustentabilidade e humildade, se desde a festa de um ano (decorada com coroas e mais coroas para o "perqueno príncipe ou princesa" - outro absurdo) a colocam no centro das atenções.
    Nada mais autêntico que uma festa divertida, cheia de crianças brincando, pulando, se divertindo e fazendo novas amizades, no quintal enfeitado com balões pendurados e bolo feito pela avó. O carinho se expressa de várias formas.
    Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem as avós querem mais fazer um bolo! Preferem pagar para encomendar de uma confeiteira de bolo de casamento. A situação está para lá de crítica!

      Uma amiga escreveu hoje que as crianças convidadas para a festa do filho (que é um bebê!) ficaram super decepcionadas por ela não ter alugado uma cama elástica. Crianças que não sabem nem brincar mais, viciadas em coisas...
      e
      Sobre os repolhos, sem palavras! É extremamente agressivo, só não vê quem está cego!

      Obrigada por comentar, Priscila! Precisamos manter o foco, sempre!

      :*

      Excluir
  2. Nossa, que texto maravilhoso! Adorei, a forma clara e objetiva de alertar que estamos caminhando para algo que não poderemos controlar!!! Eu estou grávida, de 5 semanas e decido, junto com meu marido que não vamos saber o sexo, só quando nascer, mas já fomos bombardeados por perguntas de nomes e sexo! Gente, só estou de 5 semanas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, parabéns pela gravidez! Que seja abençoada, tranquila e feliz!!!

      É menino ou menina? [ironic]

      A sua luta só começou! Muita força para você!

      :*

      Excluir
  3. Adorei o post e adorei o comentário da Priscila.
    Tento criar meus filhos sem muitas necessidades materiais. Gosto de fazer festa, mas acho um exagero esse tal de mesversário! Como assim fazer festa todo mês? Que mau gosto... Sem falar que nos três primeiros meses é o período de exterogestação, período delicado pro bebê, puerpério da mãe... Como pode se preocupar com festa!? Eu só conseguia pensar em peito cheio, vazando, descansar durante as sonecas pra conseguir encarar a noite de mamadas! Prioridades, né?
    E esse laço giga, olha, falo nada... :-O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De volta ao essencial, né, Dany? Amor, carinho, leite e afago.

      Elas confundem tudo, gente! Pagar pelo mais caro NÃO É AMAR, É ESTRAGAR.

      Um beijo!

      Excluir
  4. Não sei se meu comentário anterior deu certo, então vou repetir: Sou muito grata por já conhecer seu blog ,pois nos faz questionar sobre esse consumismo desenfreado, sobre a supervalorização da imagem, das pressões e convenções sociais.... Tão mais bonito o simples, o artesanal com afeto...Agora que serei mãe ( estou grávida de 4 meses) ,começo a pensar que valores vou transmitir.... Há alguns dias atrás, pensei muito em seu blog, quando uma amiga veio toda admirada, contar que numa cidade aqui perto (aqui do interior do Paraná) , uma moça não permitiu que ninguém visse seu bebê, pois ia fazer um " chá de apresentação" (???) com apenas 700 convidados, com tudo do bom e do melhor... achei o cúmulo da breguice, ostentação ...e ao ver a admiração da minha amiga, questionei: De que mundo essas pessoas vem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sua amiga não pode estar falando sério, né? 700 convidados para um chá BREGA (tudo que é para ostentar é cafona!) de apresentação? Batizado não é suficiente mais, gente? É íncrível como copiamos padrões elavados de consumo rapidamente, mas somos muito lentos para combater isso, não acha? E o combate funciona melhor sem atrito, mostrando bons exemplos como a família real sueca! Porque nada combate melhor, na minha opinião! Afinal seles são nobres com todo o dinheiro do reino disponível!

      É o mundo da superficialidade, do status que contamina e mata mais rapidamente que o ebola...

      Parabéns, Cíntia! Você já é mãe! Quem carrega um filho no ventre, não precisa aguardar o nascimento pra saber o que é ser mãe. Tenho certeza que você já transborda amor por seu filho! Um beijo, querida!

      Excluir
  5. Esse seu post é uma preciosidade! Ontem mesmo - em uma festinha em buffet infantil horroroso com direito a "momento celebridade" da aniversariante (nem queira saber), olha que ironia - estava conversando com algumas amigas, sobre esta roda viva perigosa em que sem nem perceber podemos enfiar nossos filhos. Eles vão acreditando que a felicidade está em objetos, em coisas que podem ser compradas, sempre fora. E, evidente, jamais conseguirão alcançar a felicidade (sempre vai ter uma coisa melhor).
    É muito difícil ter esta visão crítica e lutar contra a maré, mas acho que é nossa obrigação como pais. Estes seus posts são um alento e uma injeção de ânimo, tenho vontade de mandar pra todo mundo que conheço (e muitas vezes mando mesmo haha)
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu a Margarida!!!

      Dani, quero saber mais sobre o momento celebridade, kkkk. #curiosa
      Eu nem sei se já escrevi sobre isso, mas brasileiro sofre de síndrome de celebridade! Tudo tem que ser o maior, o melhor, o mais caro, com glamour e paparazzi pré-pago! Vestir uma roupa mais simples é sinal de desleixo, carro de 2010 é extrema pobreza. Não aguento isso mais não!

      E as crianças copiam esses padrões de comportamento do mundo dos adultos, obviamente.

      Lutar contra a maré? Que nada! É só um tsunami de plástico cafona, mulher! Bem colorido, caro e tóxico, de preferência.

      Que bom que gostou! ♥

      Beijos

      Excluir