25.10.11

lembrancinha é brega!

Não vou mudar a minha opinião: lembrancinha é a coisa mais cafona que existe, e que inventou que tem-que-ter isso é mais cafona ainda. Ok, já vi algumas absurdamente caras e lindas, igualmente bregas. Lindo e de mau gosto - tudo ao mesmo tempo!

Se o bagulho é barato demais, daquele tipo que inclui gelatina industrializada, moedinha de 1 real de chocolate hidrogenado, balinha de quinta categoria, e um saquinho disneilântico; é brega sem discussão. E tóxico também.

Se é um caixa rígida forrada de cetim, decorada com um laço estilo Ferragamo, e recheada com vários bem-casados da Dona Conceição; é ufania, portanto, brega até a raiz dos cabelos. E delicioso, sejamos justas.

(Não basta expor os bem-casados numa mesa bonita! Tem que enfiar numa caixa caríssima para vibe ficar mais "chique".)

Recentemente, numa festinha infantil de um neto de banqueiro no Rio de Janeiro, a lembrancinha foi um ipod... a criança ainda tinha a opção de escolher a cor! Acabou o mundo: ipod cafona!

Na intenção do festeiro, conhecemos ou não o grau do mau gosto?

28 comentários:

  1. Olá Luana. Nunca comento (como a maioria, né?) mas te digo: adoro seus posts. Acho que você fala a verdade, mas de uma forma irônica de debochada tão interessante de se ler...
    Mas, enfim, eu acho, também, lembrancinha uma coisa meio fútil, mas gosto de ganhar quando a coisa é boa, sabe? No entanto, naquele esquema de "ser obrigatório", as pessoas, as vezes, fazem coisas tão mal feitas e tão cheias de açucares, que o melhor seria não ter feito nada!
    No entanto, agora que estou organizando o aniversário de um ano do meu filho, eu não serei a primeira a tentar fazer a diferença no quesito "lembrancinha é obrigatória". Não tenho estrutura para aguentar tanta gente dando pitacos e falando: "nossa, não teve nem lembrancinha". Não consigo! E acho que muita gente pensa o mesmo que eu. É difícil demais aguentar tanto falatório!!!
    Sendo assim, o esquema será tentar dar uma coisa bacana, barata e, no mínimo, útil às crianças (mas isso só elas dirão quando estiverem com a lembrança em mãos)! Vamos esperar para ver!
    Por fim, seu blog está me ajudando muito no quesito fornecedores. Agradeço muito!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Lu, me tirou um peso! =)

    Quando minhas fofas ganhavam aqueles saquinhos com todas as guloseimas possíveis eu sempre pensava que era melhor incentivar a escovação bucal.

    O casamento em Londrina foi MARAVILHOSO, sem ostentação. Feito com carinho, amor e cuidado. Foi na Graciosa, debaixo de chuva torrencial.
    O pastor falou tão bonito, tocou o coração.
    Nada de lista de presentes, nada de lembrancinha para os convidados e o bolo era cinematográfico.
    Também fomos poupados da tal passagem da gravata e do sapato da noiva.


    Bom gosto e elegancia não se compram. Nem com uma caixa gorda de lembrança que, na maioria das vezes, vira trambolho ou vai pro lixo mesmo.

    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. @Marcele Silveira: de uns tempos para cá, tenho recebido mais comentários por e-mail, o que é uma pena, porque não posso compartilhá-los.

    Na nossa sociedade, não dá para dar uma de louca, hahahaha, infelizmente. Uma ótima opção, são os itens de papelaria. Lápis de cor fora da caixinha, amarrados com uma fita: bonito e útil.

    Muita gente não ajuda e ainda se acha no direito de sair falando! Só Deus para nos dar amor por essas pessoas, Marcele! Ando sem um tico de paciência com gente folgada.

    Qulquer coisa que precisar, grite, tá? Sorte com os preparativos! Depois volte para contar... rsrsrs.

    @Tuuuxa: escrevi no seu e-mail do hot! LEIA!

    Hahaha, essas caixas, pelo menos aqui em casa, SEMPRE vão para o lixo. rsrsrs. Detesto tranqueira, ui ui ui!

    BEIJOOOOO!

    ResponderExcluir
  4. Luana, tudo bem?
    No comentário feito, eu escrevi errado. Era para dizer que o blog está ajudando muito, principalmente em relação aos fornecedores.
    E, olha, teremos brigadeiro com receita sua. Espero que dê tempo e que dê certo. O teste foi aprovado.
    Quanto a lembrancinha, eu nem citei, mas você acertou em cheio: Darei lapis de cor de lembrança, em um porta-lapis de tecido. Mas, junto, como eu gosto de inventar muito, teremos uns papeis para os pimpolhos pintar os desenhos.
    Depois te conto o resto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Concordo... brega mesmo!! Porque a maioria realmente vai para o lixo!! E... hoje, desperdicar é brega!!! Na festa das minhas meninas eu costurei sacolinhas fofas para meninas e mochilinhas lindas para os meninos... Para o lixo sem que nao foram, porque ja vi ate mae usando!! Tambem nao foram caras... porque eu mesma costurei (caro foram as massagens para me curar dessa semana sobre a maquina!!!)
    Tambem ja dei uma vez na festinha da escola mesmo, pasta de plastico grossa, com caixa de lapis, cola pritt, tesoura, caderno, regua, apontador... crianca ama essas coisas!!

    Lu querida, adoro seu blog!!!

    Drica Goes

    ResponderExcluir
  6. É amiga, é cafona mesmo e pira a maioria das mães que se lascam atrás de uma ideia, de algo que "tá se usando", isso é fróidi.
    Esses exageros pra se exibir, credo. Lembrancinhas caras? Acho muito mais feio que dar um saquinho de doces e carrinhos de plástico do super mercado.
    Eu já trouxe para casa cada coisa... A última foi de uma festa de 15 anos, um porta-celular. Pergunta se uso? Já que a moda é ser "moderno", deveriam simplificar.
    Achei uma ideia original que curti: um kit simples pra desenhar, papel, lápis, giz...A criançada amou! É como a Marcele comentou, bem ou mal virou "padrão" e assim como a "salada" nunca estará boa o suficiente, se faltar ficará esquisito.
    Acho ridículo sair atrás de algo "baratinho" pra não passar em branco, balas ruins, essas coisas... Mas, classes e classes. Nosso mundo é formatado amiga, sair dele só virando Ermitão.
    E mesmo virando Ermitão, a floresta já tem dono. Senhor! Tira eu daqui! kkk
    bjoooo! amei o post, você e suas alfinetadas, amo! ^^
    Su

    ResponderExcluir
  7. iPod como lembrancinha de festa infantil?
    SOCORRO.

    Chega logo, 2012.

    ResponderExcluir
  8. iPod? Meu Deos, onde esse Brasil vai parar...

    ResponderExcluir
  9. Inacreditável... para onde vamos???

    RIDICULO!

    AH, VAI VER A 1 COMUNHAO DA MINHA SOBRINHA. MINHA IRMA FEZ TUDO SOZINHA. O BOLO FOI COPIA DO DA MINHA FILHA. O CORDEIRO DE DEUS.
    TA BEM BONITO.

    ResponderExcluir
  10. E todo feito de pasta americana. Cordeiro de Deus.

    Bom FDS.

    Ah adorei a foto nova do perfil.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. A moça falou em passagem da gravata e eu fiquei com cara de "hã". Joguei no google...sério mesmo que o povo gasta o dinheiro de se comprar um carro (ou casa vai saber) numa festa de uma noite só e depois passa o pires para os convidados contribuirem? kkkkkk
    Se o costume fosse daqui do NE, iriam dizer que é coisa de paraíba ou de baiano, mas vejam só neste quesito não estamos tão cafonas. Bom gosto ou sua falta independe da conta bancária e do local de origem, só que muita gente insiste em não enxergar isso.

    ResponderExcluir
  12. falou e disse! concordo em todos os pontos e virgulas!

    ResponderExcluir
  13. Luuuu!!!! Amo seus posts, me mato de rir. Brega, brega e brega, mas eu gosto, kkkkkkkkkk
    Su brega, né? kkkkk
    Gostoum da "lujinha"? Fofa demais. Mas não comprei uma auglha, tudo carissimo!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Luana

    Acabei de conhecer teu blog e ADOREI. Chguei até aqui porque estou visitando a net constantemente para ter idéias bacanas p/ organizar o niver do meu Miguel de 6anos. Será a primeira festa de niver c/ convidados q não sejam familiares. Porém não quero uma festa, estilo buffet, tudo de isopor, painéis horrorosos e mesa cheia de enfeites. Quero algo simples, mas bonito. Então estou achando tanto site bacana e o seu é um deles. Gostei basante dos seus posts e do seu jeito claro e transparente de dizer as coisas..." um tapa na cara, muitas vezes, muito bem vindo".
    Parabéns!!!
    SE tiver algum dica legal e fácil de executar me ajuda? Pois quero tentar fazer eu mesma a decoração.
    abçs
    Edna
    edna@shopinfo.com.br

    ResponderExcluir
  15. ahahaha adorei o "ipod brega". Eu acho que o que atrai na lembrancinha é por ser simplesmente um item de graça que você pode levar para casa. As pessoas invariavelmente gostam de ganhar qualquer coisa sem ter que pagar por elas.

    ResponderExcluir
  16. Genteeeeee,
    cada vez que leio esse blog descubro que não sou "mulher Fiona" (ou será que vocÊs são tão "Fionas" quanto eu... rs.
    Lembracinhas sempre seguem as receitas a seguir:
    Um enfeite que só serve pra juntar poeira e q não combina com nossa casa.
    Doces, doces e doces.
    E,mesmo que fujam das regras acima, são sempre inúteis e acabam no lixo.

    ResponderExcluir
  17. Olha só as caixinhas de prata, lembrei de você na hora.
    http://www.modaalalira.com.br/detalhes-batizado-liz/#comments

    ResponderExcluir
  18. Acabo de conhecer o blog,pelo seguinte motivo: tenho 3 filhos um de 6 anos e um casal de gemeos de 4. E vou fazer uma unica festa de aniversario,pois a diferença entre as datas dos três é de uma semana. Ai veio a questão,cada um quer um tema,devido a midia de um canal:CN. Enato decidi que nao vai haver tema nenhum vou fazer uma festa azul e rosa,muito colorida,foi ai que encontrei o blog. Agora sempre achei essas tais lembrançinhas perda de tempo,tanto que no niver de quinze anos de minha irmã nao colocaram de tanto eu dizer que nao valia apena,ninguem guarda,e vc acaba jogando dinheiro fora. Mas meus filhos querem a tal lembrancinha Aff alias affão né. Brega Brega e Brega. bjos seu blog e lindo e muito util!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, tudo bem? Obrigada pela visita, fiquei feliz com o seu comentário detalhado. Sim, as crianças são diariamente programadas através dos desenhos animados. Essa programação é feita para manter a fidelidade da criança, até mesmo no aniversário. Desprogramá-las é uma missão complicada, mas super compensadora! Isso, ABUSE de cores, texturas e alturas. Use balões soltos no chão e tente colocar a cor pink na decoração (pitadinhas!). Dá um UP incrível!
      Fazer lembrancinha não é o fim do mundo... você pode até comprar alguma caixinha ou sacola kraft para a própria criança convidada colocar pedaços da festa dentro, rsrsrs. Afão, hahahaha. Beijo!!!

      Excluir
  19. Pior é receber a foto da criança em imã. Eu nunca sei o que fazer com essas fotos.
    Se é da família, ainda vai, mas se não é... maior constrangimento. Não uso e não tenho coragem de jogar fora, de modo que há uma gaveta na minha cozinha cheia delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu jogo fora. Sem dó! Mas já fui assim. Sei lá, veja pelo seu lado... se lhe deram, é seu. Se é seu, faça o que quiser. Eu não gosto muito da ideia de viver num lugar com objetos que eu não gosto (mesmo que escondidos numa gaveta qualquer). Me dá arrepios!

      Excluir
  20. Lembrança é brega sim!!! No meu casamento fiz os bem casados pros convidados comerem na saída mesmo. Agora minha filha vai completar 7 anos e vou ignorar a tal da lembrancinha. A lembrancinha quem vai dar é o buffet.
    Ridículo saco de porcaria, pior os imãs de geladeira com a foto da criança. que M!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que lembracinha já tem um conotação brega no nome e na intenção, não acha? Lemmbrança não precisa ser um objeto duradouro, então sou super a favor de dar algo de comer (gostoso, sem ser industrializado) para a pessoa lembrar no dia seguinte e só! Imã de geladeira é tosco ao extremo, mas as tias-véias amam!

      Beijo!

      Excluir
  21. Own acabou comigo! :(
    VEja bem na festa do meu filho de um ano, eu fiz as lembrancinhas, porta retrato temático com a foto dele, fiz um apara cada família. http://quatrocantosarte.blogspot.com.br/2010/07/meu-filho-fez-1-ano.html Bom a grande maioria da família tem ainda o presente.
    Agora ela fará 5 anos e vou fazer uma festinha dessas bem bacanas lá. (bem no estilo parangolé!!) e claro, darei lembrancinhas, algo diferente e que ajude na coordenação deles. Venho mostrar depois aqui.
    E então agora fiquei na dúvida, tudo o que eu fiz e faço, também é brega? oO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, hahahaha, você é muito fofa. Lembrancinha faz parte da nossa cultura, não há discussão nesse ponto. O que é cafona MESMO é a falta de coerência. Não vejo problema e dar vasinhos de tempero na festa infantil do sítio, maçã do amor no aniversário "junino", ou qualquer pacotinho com um item feito em casa, com tecido e amor. Se for uma coisa bem pensada, de baixo preço, sem aquela intenção "oi, eu sou a lembrancinha cara da festa", fica bem legal. Você me deu uma ótima ideia de post. Um beijo, querida!

      Excluir
    2. Acho que tbm tem uma grande diferença Lu, o que eu faço é feito a mão. É personalizado de verdade, costurado a mão com cores que a pessoa escolheu, do jeito que ela e a criança querem. Adoro o que eu faço. Vou esperar esse post novo!!!
      Um beijinho!

      Excluir
  22. Sinceramente amo lembrancinhas úteis e qdo são perfumadas acho mais legal ainda se for pra dar mini taxinha de acrílico ou latinha de bala acho melhor ué não tenha. Agora sabonetes divertidos como formato corações ,estrelinhas ,etc acho Mara todos guardam nas gavetas ,closert armários des de que naontemha cheiro de pinho acho útil além de lindos.

    ResponderExcluir