3.11.11

cópias literais


Me preocupa a falta de interpretação, de contextualização, em relação aos eventos brasileiros com a decoração inspirada na importada.

Um estilo novo de decorar eventos nos Estados Unidos - fortalecido e popularizado após a recessão de 2008/2009 - aproveita garrafas e vidros usados, suqueiras, os canudinhos retrô que postei inúmeras vezes aqui e no Casarei, flores comuns e relativamente baratas, objetos pessoais do anfitrião. Reciclagem de móveis, tecidos amassados (normalmente o destaque fica com o linho), velas, objetos em cobre e prata, madeira de demolição, livros antigos, papel craft...

O bolo dificilmente é de pasta americana, a decoração é simples (com mistura de cadeiras com cara de usadas e toalhas de cores pastéis), e, vez ou outra, alguma inspiração no estilo da decoradora Rachel Ashwell - a responsável em divulgar o estilo shabby chic (chique desgastado, com idade).

Alguns festeiros na intenção de fazer uma decoração diferente, moderna; utilizam muitos itens vintages, e acabam criando uma decoração caricata. Um mau gosto novo, eu acho. A mistura do shabby + vintage ou retrô não é condenável, mas tem que pegar muito leve para ficar harmonioso.

Veja essa imagem da mesa de bebidas, num casamento lindo no Rio de Janeiro: vista para o cristo redentor, canudinho retrô, suqueiras, garrafa da Pepsi vintage (a-mei!)... e as plaquinhas em inglês! Chorariam a lemonade e a ice tea se o noivo não fosse americano, porque nesse caso, as plaquinhas estão sim contextualizadas.

Não tem nada daquela cafonalha ampla com trilhões de forminhas de tecido e milhares de flores. A receita ideal: um olho no bolso, o outro no bom gosto, sem esquecermos da cultura brasileira, da nossa história.

Ah, obviamente não sairei ilesa desse post. Meu casamento teve as malditas forminhas de tecido que custam mais que o próprio doce...

10 comentários:

  1. adorei a reformulaçao do blog e amei o post! a caracteristica propria é fundamental pra tdo dar certo! tdo tem q ter seu toque pessoal!
    beijinhos e otima semana!

    ResponderExcluir
  2. Blog novo lindo, palavras mais suas impossível! AMEI o post!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas lindas! Tentei deixar bem limpo, depois vou dar mais uma limpada e colocar um milhão e meio de links em outra aba. Fiz simples de tudo para não perde a força de blog e ficar parecendo um portal, um site comercial.

    Obrigada pelo comentário e pela paciência com o blog fora do ar. Vários posts estão programados. Aguardem!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. ufa! entrei ontem aqui, o blog estava fora do ar e fiquei em pânico, até mandei email... hahaha.
    adorei o novo layout, ficou lindo mesmo.

    sobre o assunto do post, eu acho que o povo está perdendo a mão e o que deveria ser inspiração está virando cópia. e haja marshmallow sem gosto no lugar dos brigadeiros. se um dia chegar numa festa assim, sou capaz de demaiar de desgosto!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o blog está lindão. Também tomei um susto com o blog fora do ar, desesperei iamginando como ia achar as dicas novamente. HAHAHA
    Parabéns pelos 3 anos de sucesso, você nos inspira muito!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!!
    hahaha... outro dia entrei aqui e nao consegui entrar tambem... com meu complexo de abandonada achei que vc tinha me barrado!!!! Ficou lindo!! E adorei esse post
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito pertinente este post. Em muuuuitos blogs tenho visto essa caricatura citada que inclusive já tem a ver com nossa formação "provinciana" (no pior sentido, a la FHC).

    ResponderExcluir
  8. @Dani: eu recebi seu e-mail, dentre sei lá quantos que recebi de gente que ficou chateada, aí corri para colocar no ar. Mas a mudança grande, será no começo do ano. Ah, colcoar marshmallow no luagr de brigadeiro é cara das mães atuais. Tão mais fácil, não é? Compra um saco pronto, joga em cima da mesa. O tanto de conservante, corante, e todos os "antes" que existem, empacotados para nós! Ah, que nojo disso. Sim, estão perdendo a mão!!!! Além de copiar, ainda conseguem piorar e deixar mais cafona.

    @Marília: voltouuuuuuuu! Obrigada pelo comentário!

    @Adriana: Como assim excluir você??? rsrsrs. Estava fora do ar mesmo. hahahaha

    @Patrícia Gomes: Ai, disse tudo. POuco se cria no Brasil, muito se importa. Enquanto os ricos ditarem as tedências, continuaremos a assitir o show de bizarrice, porque nossa cultura é OUTRA, o dinheiro e OUTRO, e nossas crianças vivem sob o sol o ano todo! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. *@PAtrícia Gomes: Enquanto os ricos ditarem as tendências, continuaremos a assistir...

    ResponderExcluir