18.4.11

festa infantil sem tema

A única coisa que perguntei para a queridíííííííííííííííííssima e talentosa da Erika:

Não vai ter tema não, né?

Eu não sou contra temas em festas infantis (personagens fabricados na Disney e cia, com decoração pronta de supermercado ou buffet infantil, eu sou!), mas convenhamos que estamos quase cansadas deles. Sim, tudo combinadinho demais, em excesso, tira a áurea do fiz-em-10-minutos, sabe? Claro que dificilmente um varal de fitas de cetim será construído em menos de 2 horas, nem você conseguirá canudos importados dos Estados Unidos em 5 dias, mas é bom se livrar de planejamentos longos, de meses e mais meses, com um milhão e meio de detalhes, que no final deixarão sua festa com cara de super produção e longe de duas palavras que amo: naturalidade e aconchego.

Sem falar que cada meia coisa a mais inventada para a festa, e que não fará a mínima diferença na vida da criança, poderá liquidar muitos reais da sua conta bancária. Resumindo: simplifique e evite o despertar para o consumismo dentro da sua casa.

Use o que você tem no seu lar, alugue algumas coisas e compre o mínimo possível de itens. Invista somente no que poderá ser usado por anos, poucos descartáveis, balões com gás hélio (as crianças amam), comidas saudáveis, brincadeiras monitoradas e um parabéns-pra-você bem animado. Dá trabalho? Dááááááááá! Muitoooooooooo! Mas é a única forma de criar uma festa com aquela alegria das de antigamente, onde a sua mãe cuidava de todos os detalhes.

A festinha abaixo, da fofa da Emanuella (última foto, curtindo os presentes depois da comemoração!), nesse sábado, foi toda pensada e executada pela mamãe (leia-se, Erika Verginelli - fotógrafa que eu amo e que tem trabalhado todos os dias até as 4 horas da manhã!), com uma grande ajuda da vovó paterna e de uma titia coruja.

Minha única contribuição foi indicar a loja Shop Sweet Lulu para a compra dos baratinhos e lindos canudinhos coloridos de papel, bem retrô.

Diz aí se não ficou tudo perfeito e lindíssimo? Feito em casa com muito amor! Parabéns, Manu! Parabéns, Kika! Deus abençoe essa família linda!!!

11 comentários:

  1. Além de ter ficado lindo, delicado e apropriado para uma criança de 3 anos, teve o trabalho manual e imaginação da mãe. E vc falou algo que eu concordo plenamente: "ja deu" esse negocio de temas, megafestas para crianças. Criatividade e originalidade (e com simplicidade e aconchego) serão sempre bem-vindos. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. chique.
    Bom gosto não se compra mesmo.
    bjos e adorei a mensagem.....o fim da picada.

    ResponderExcluir
  3. ai que lindo ... to tão apaixonada pelo seu blog ...
    Vc fez eu rever meus conceitos ... não vou usar mais EVA por sua causa ... kkk

    ResponderExcluir
  4. Linda, mesmo, já foi lá no meu blog ver a festinha dos meus filhotes?
    Como já te disse não deu pra ficar 100% ainda, mas tô aprendendo muito e aprimorando a sustentabilidade, economia e pensamento verde dia pós dia.
    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  5. Lu, como sempre teus posts sobre este e outros temas do universo infantil são perfeitos!
    Adorei as fotos dessa festinha - a coisa mais fofa e feita com todo carinho que nossos filhos e sobrinhos merecem!
    (Ps: obrigada pelo comentário no BananaCraft - você com certeza é minha maior fã, e a mais querida também)!
    bjs, Lu

    ResponderExcluir
  6. eu nao entendo essa moda de festança de aniversario tematico. eu tive festa de aniversario todo ano qdo fui crianca, o mais proximo que chegamos de um "tema" foi a pescaria que minha mae mesma fez, ja que eu e meu irmao fazemos aniversario na epoca das festas caipiras. nos outros anos, foram salgadinhos, docinhos, torta de chocolate e baloes, e amiguinhos em casa. minha mae fazia TUDO. daí vem esses modismos e eu vejo tudo tao over e desnecessario...
    o aniversario do post esta divino de lindo! da um trabalhao, mas deve ser recompensador!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Jane, não consigo entender essa necessidade que as mães tem de afundar seu flhos no consumismo desenfreado. As mesas montadas e expostas nos blogues de decoração para festas infantis, com centenas de etiquetas de papel dentro de um tema específico, não são modernas, nem seguem o padrão de linguagem visual que você estudou no banco da universidade... Não passam de cópias toscas do modelo estado-unidense, onde tem muita coisa bonita, como o canudo retrô, e outras que são puro consumismo. Muitas vezes a mãe tem pratos no armário em número quase suficiente para servir à festa, e mesmo assim compra 50 pratos descartáveis. Se são convidados pequenos, que podem sim quebrar os "preciosos" pratos da madame (o problema ao meu ver é machucar), sirva no guardanapo de papel, como sempre foi!!!!!!!! Desculpe por ter escrito tanto, mas só vejo espaço no seu blog para amplas discussões sobre o tema.
    Venho aqui todos os dias. Tá de parabéns.

    Sabrina Tinoco.

    ResponderExcluir
  8. Ai... mas olha... eu odiava comer bolo em guardanapo de papel quando crianca! Sempre perdia um bom pedaço pro chão! :(
    Prefiro os pratinhos. :)
    De resto, consumismo over, milhares de etiquetas, poluição visual e muita coisa pro lixo depois, isso realmente não cabe muito na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  9. @anapaula: já deu o que tinha que dar! Virou show de ostentação, como se fosse concurso de quem adesiva mais, que enche mais a mesa, enfeita com mais balões, etc etc. A Erika tem muita noção das coisas e um super bom gosto!

    @paula: fim da picada mesmo, né? Babá é essencial para muita gente mas precisa ser tratada com amor e carinho, sempre.
    Não tem mesmo como comprar o bom gosto... é preciso estudo, dedicação e nenhuma afetação.

    @lia: isso é tudo o que a gente gosta de ouvir! Já comprei EVA também, se serve de consolo...

    @pri: vc é meu orgulho! Venceu toda a vontade alheia de fazer coisa temática da Disney, rsrsrs. Amei as festinha dos bebês!

    @lu: a Erika Verginelli, que fez essa festinha, também AMOU as coisas que vc fez pro Samuel. Ela ficou aqui em casa babando em tudo... Perguntou várias vezes sobre quem tinha feito. Mil elogios!!!! Não sou sua única fã, mas te amo muuuuuito! Você merece todo esse sucesso! (E claro que ela fez fotos MARAS com as suas coisas!)

    @jane: amiga, a renda aqui no Brasil está aumentando e a pessoa ao invés de POUPAR, ajudar quem precisa o tempo todo, viajar, estudar, ler e se divertir, acaba gastando MUITA GRANA com futilidades mil, só para se exibir mesmo. Eu não vejo outra explicação. Lembre-se dos 37 milhões!!!! A gastança NÃO TEM MESMO limite! Gente como sua mãe, está em franca extinção, infelizmente...

    @sabrina: Também penso que muitas vezes a mãe compra pratos para os adultos só pra ficar tudo igual e não ter que lavar depois, mas é um desperdício. O pratinho é bem melhor que o guardanapo (até pq criança não tem habilidade para comer o bolo nele, como bem lembrou a Jane), mas que seja comprado descartáveis APENAS para as crianças. Confesso que comprei pratos descartáveis em grande quantidade no aniversário do Samuel, inclusive para os adultos. Obrigada por tocar nesse ponto: usar TUDO o que tem nos armários de casa deve ser a regra #1!

    @todas: ah, eu sou a favor de colocar uma plaquinha ao lado da vela depois do "parabéns-pra-você", com os dizeres:
    "POR FAVOR, SIRVA-SE!", porque a coitada da mãe da criança fica lá cortando o bolo e quando já serviu todo mundo aí aparece a segunda leva querendo repetir. Temos que pensar no uso interessante das plaquinhas educativas:

    - COLOQUE AQUI SEU PRATINHO SUJO;
    - LAVE A SUA LOUÇA (na Europa o povo lava, nem precisa pedir, né, Jane?);
    - DÊ DESCARGA;
    - LIXO É NO LIXO;
    - PEGUE APENAS A SUA LEMBRANCINHA.

    ...

    Boa Páscoa, meninas! Não deixem de comentar... Pensar no consumo é muito válido! Beijo em todas.

    ResponderExcluir
  10. Nossa como fiquei feliz de encontrar seu blog!! Estou programando a festinha do meu filho de 2 anos e estou amando cada post!
    Vc saberia me dizer onde encontrar os suportes dos docinhos? Aqueles parecem umas bandejinhas viradas ao contrário. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. PUXA...A SUJEIRA É TRISTE....

    ResponderExcluir