25.4.18

mesa posta

Que dia lindo para se inspirar nessa mesa da @ourfoundhome!

Eu ainda estou tentando entender o porquê da moda #mesaposta brasileira. Existe uma disputa insana para postar nas redes sociais a mesa mais colorida e cheia de #sousplat que o dinheiro puder comprar! 

É o prato coordenado com o guardanapo, com o porta-guardanapo, com o copo... Até o infinito combinando tudo! De preferência com estampa de bambu, limão siciliano ou com cores variadas bem fortes. 

Onde foi parar a tradição familiar de herdar as louças? Ou a tradição é só ter a louça herdada na coleção de itens multicoloridos de um louceiro lotado? Quão doce é a lembrança de ter tido sempre a mesma porcelana nas festas da minha família, onde até o lascado do prato tinha sentido. 

Realmente tento entender o motivo de desprezarmos mesas como essa da foto! São itens usados, garimpados, herdados e únicos. 

Por que tudo tem que ser novo, caro e sem alma? 

7 comentários:

  1. Ostentação e artificialidade não só na mesa posta, mas em praticamente tudo! Gosto do simples e bem feito, das peças colecionadas e com história. Demorei anos para terminar a decoração da minha casa porque eu simplesmente me recusava a entrar em uma loja derrubando prateleiras e comprando peças sem significado pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, mesa posta virou um mercado gigantesco e inexplicável. Depois pesquisa no YouTube "Porto Ferreira".
      Casa com história não fica pronta da noite para o dia mesmo!

      Excluir
  2. assim você mata as plebeias que não herdam louça ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem não herda tem a chance de comprar UM jogo novinho para os filhos herdarem, rsrsrsrs. Só que coisa boa custa uma pequena fortuna no Brasil, né? Eu prefiro enfrentar Mercado Livre, mercado de pulgas, etc. Quem tem coragem de encarar uma Tânia Bulhõe$$$$$? :*

      Excluir
  3. Bem, eu amo estampa de limões sicilianos (risos). Sou uma pessoa que não tem nenhuma tradição familiar, minha família além de ter sido sempre muito pobre nunca valorizou este tipo de coisa. Mas apesar de ter planos grandiosos para minha futura casa gótica eu concordo que hoje as pessoas todas parecem ter descoberto um amor muito estranho e pela mesa posta. O estranho é que sempre tudo é igual, quer dizer parece que só existe um estilo de mesa posta, e isso não é verdade. É igual o boom do minimalismo e a decoração escandinava. Tudo modismos que acabam esvaziando os estilos reais.
    Ass. Esther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dessa estampa também, de verdade. No entanto, pessoalmente acho um tanto enjoativa para ser usada durante muitos anos por uma família. Outro tipo que está na moda é o "embossed" francês, com relevo na louça. Não é muito prático na lavagem manual, no entanto deve funcionar bem nas altas temperaturas das raras lava-louças. Esse boom do minimalismo escandinavo é bem estranho mesmo. Bem lembrado! Obrigada pelo comentário, Esther! <3

      Excluir
  4. Eu não tinha a mínima ideia dessa moda de mesa posta, muito menos do termo que se usa para designar o pessoal que curte, "meseiras", até uma amiga minha adentrar o ramo e começar a vender peças para esse nicho. Estou perplexa até agora.

    ResponderExcluir