12.4.12

a incopetência dos empreendedores brasileiros

Enquanto algumas facções de produção de roupas exploram mão-de-obra infantil aqui no norte do Paraná, a gente fica com esse discurso idiota de que os produtos brasileiros são melhores que os importados. Aham, senta lá, Cláudia!

Sabe que o caso Zara não morreu. Dentro de mim, não! Eu soltei vários e-mails para as principais grifes de roupas infantis, marcas pequenas que eu gostava, sobre o uso de facções e sobre o controle das condições de trabalho desses empregados terceirizados. Quantas respostas eu recebi? Nenhuma. E teve até um caso bizarro, onde a pessoa que recebeu o meu e-mail, repassou para outro setor da empresa com um pequeno comentário sarcástico, só que ela enviou de volta para mim sem querer (ou não!).

Eu recomendo andar nú. E você?

7 comentários:

  1. rs, vc sempre fazendo PÁ e pronto.

    Eu recomendo fazer o que faço: usar só roupas de brechó. Tenho roupas `de grife´ agora, mas pago pelo menos 1/3 do preço, escolho peças atemporais (pq detesto modinhas), tenho peças bem únicas, contribuo com a sustentabilidade e nunca deixo de estar bem vestida.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, tenho pensando sobre brechós. Não tenho opinião formada sobre eles. Penso que tanta gente não tem o que vestir, e aí um parte da população pega roupas boas e em ótimas condições e as vende! Acho que uma boa coisa é doar suas roupas, então ainda estou bem pensativa sobre a possibilidade de comprar em brechós. E a roupa do brechó também pode ter sido feita com mão-de-obra escrava... ai, ai.

      Excluir
  2. Eu era #ultraafavor do comércio solidário e embora não goste das roupas produzidas em Caruaru procurava estimular aquele comércio como podia...até saber da história de comprarem lixo hospitalar americano para fazerem roupas e lençoes. Desde então reflito muito sobre as marcas que uso e gostaria de fazer o que fez com as grifes que vc conhece. O que eu gostaria MESMO é de saber costurar e dar uma de Gandhi e falir a indústria têxtil (no caso dele, inglesa) rsrsrsrsr mas não vai dar.
    Olha, tem resposta p/ vc lá no meu blog: http://agoraquesoumae.blogspot.com.br/2012/03/sobre-mochila-cor-de-rosa-e-o-que-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que o lance da mochila é por logística. Muita correria que nos obriga a comprar mais e mais! Nesse caso é justificável.

      Bizarra essa história do lixo importado! NOJENTOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Pois é, costurar as próprias roupas seria LIBERTADOR. Um pena que não aprendi quando tinha tempo e oportunidade!

      Um beijo!

      Excluir
  3. tem uma lista das marcas exploradoras????? quero saber mais a respeito!
    fernandajribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. A cada dia me dá mais vontade de tomar vergonha na cara e aprender a costurar.
    hahhaha
    Sério!!!

    Lembro da minha mãe inventando altas modas pra gente... funcionava.

    Tomara que os tecidos sejam confeccionados por trabalhadores assalariados, não escravos... senão, estaremos perdidas!

    E-mail sarcástico? Não tem o contato de algum superior não? Fico passada com falta de respeito.

    Ah, minha mãe comprou para os netos etiquetas da Haco. Coisa linda! Ameiê!

    Bjo!

    ResponderExcluir