14.2.11

borracha E.V.A

Escrevendo um pouco sobre alguns problemas de consumo no Brasil, não posso deixar de citar aqui que tenho pavor de decoração feita com E.V.A.: a combinação de cores e/ou design normalmente não me agradam, além do fato de ser algo descartável e poluidor ao extremo. Esse tipo de material leva só uns 300 anos para se decompor e não pode ser reciclado.

"O E.V.A. (etil-vinil-acetato, ou etileno-acetato de vinila) é um polímero de lenta decomposição. Ao contrário dos materiais termoplásticos, que podem ser amolecidos e endurecidos repetidas vezes, os polímeros termofixos como o E.V.A. solidificam-se através de uma reação química não-reversível por calor, sendo, portanto de difícil reprocessamento. Depois de moldado, não podem ser reprocessados. O descarte de resíduos de E.V.A. constitui um sério problema ambiental. Como o EVA tem uma massa unitária baixa, o volume gerado é muito grande e as áreas para a sua armazenagem (aterros sanitários) começam a ficar escassas. Além disso, o EVA não é biodegradável e leva de 250 a 400 anos para se decompor. Uso do EVA como matéria-prima para a produção de objetos de decoração colabora para a reversão de um grave dano ambiental."

E vamos concordar que falando de decoração infantil, o E.V.A. é usado em larga escala. As escolas primárias são especializadas em consumir tal matéria-prima, pois o preço é ótimo e a durabilidade é bem superior ao papel colorido. Se seu filho estuda num colégio que faz uso desse tipo de material, acho interessante você orientar o estabelecimento com força.
.
Fica o alerta!

10 comentários:

  1. Eu sempre achei esse material horroroso e cafona, mesmo antes das suas informações adicionais.
    Nos aniversários dos meus filhos nunca fiz (ou mandei fazer) nenhuma lembrancinha desse material, sempre foi tudo de papelão e cartolina, muito mais chique!
    Vc me deu mais razões para nem querer chegar perto desse negício breguinha!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho pavor de decoração com E.V.A e espuma!!! É de chorar!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Caracólis, não tem nada mais brega nesse mundo do que esses enfeites de E.V.A.... esse dos Backyardigans tá horrível!!!!!!!!!!!! Com certeza não irei usar isso na vida dos meus filhos........ E ainda por cima polui????? Deveriam proibir de vender isso! Certamente a proibição virá...
    Teus posts são bem superiores aos que tenho visitado. Nunca vi esse tipo de informação por aí.

    ResponderExcluir
  4. Decoração com EVA é um gasto desnecessário de dinheiro, algo super Brega e, como sempre falo, uma propaganda que "pagamos" para fazer.

    ResponderExcluir
  5. OMG!
    Professora sofre...
    A batalha em defesa aos clássicos e conteúdos que vai contra teorias neo-liberais, de formação proletária para alimento contínuo do capitalismo já não é mole (!), combater o uso deste material fedorento, vulgo E.V.A dentro das escolas então! Deus me defenda!
    Nunca simpatizei. Nunca precisei! Uso raramente mediante pressão hierárquica, o que corta minhas asas criativas e inspirações pedagógicas... Virou praga. Invadiu as escolas de tal forma, que o sulfite ficou obsoleto. O papel cartão pode ter mil cores que é engavetado. E a má notícia? Raramente os alunos usam. O E.V.A é destinado na maioria das vezes aos professores, que entregam tudo pronto, realizam suas vontades decorativas...
    É triste. Amigas e colegas pedagogas curtem e capricham nas decorações. Considero o esforço delas, mas, não curto. Amo papel machê e ponto.
    bjo
    Suzue

    ResponderExcluir
  6. Ótima observação. O EVA é uma praga que viabilizou muita gente em ganhar dinheiro com pouca expertise industrial, pois é muito barato e muito fácil de manipular.
    Só que é termofixo, ou seja, não se reaproveita em processo industrial. Só existem soluções paliativas de reciclagem, que seria complementar seus flocos em construção civil por exemplo.
    Mas sua decomposição é super lenta e a vida útil enquanto produto nem tão longa, pois ele deforma, e ainda acumula resíduos e bactérias que deterioram aquele objeto criado. Tente usar por um ano uma prancha de natação, para saber do que estamos falando...

    ResponderExcluir
  7. Ótima observação. O EVA é uma praga que viabilizou muita gente em ganhar dinheiro com pouca expertise industrial, pois é muito barato e muito fácil de manipular.
    Só que é termofixo, ou seja, não se reaproveita em processo industrial. Só existem soluções paliativas de reciclagem, que seria complementar seus flocos em construção civil por exemplo.
    Mas sua decomposição é super lenta e a vida útil enquanto produto nem tão longa, pois ele deforma, e ainda acumula resíduos e bactérias que deterioram aquele objeto criado. Tente usar por um ano uma prancha de natação, para saber do que estamos falando...

    ResponderExcluir
  8. Já começo discordando completamente, pois sou professora de pré -escola, e vejo a alegria nos olhinhos dos pequenos que recebem uma lembrança feita de EVA, colorida, durável e principalmente feita com amor para eles, e mais do que isso é ver os pais felizes com os pequenos correndo para mostrar o que ganharam. E tenho certeza que eles adoram ver ser filhos felizes. Enquanto colegas de trabalho entregam suas lembranças feitas com papel que muitas vezes são rasgadas pela própria criança, já que é um material frágil para a idade deles e muitos saem chorando enquanto seus responsáveis acabam amassando e jogando a lembrança no próprio lixo da escola. Diante desta experiência de 24 anos aprendi uma coisa com meus pais, tudo que é bem feito é guardado para sempre. Não adianta pensar em meio ambiente se não pensarmos primeiro na exploração realizada pela política imunda deste país que tem estragado, rios, matas para a construção de fazendas e mansões de luxo para deputados e governantes. Isto sim senhores é um mal que devemos combater e não a alegria de um pequeno ao receber um brinquedo durável que ele usará por muito tempo. Acordem para o que realmente é perigoso. Se deter a um único objeto é neglicenciar o que realmente precisa ser combatido neste país de palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está se referindo ao artesanato infantil feito com papel barato. Existe papelão, papel ondulado, papel sapateiro. Muuuuuitos tipos de papel. Para mim você só está tentando justificar suas más escolhas com sentimentalismo. Em primeiro lugar, artesanato feito com EVA não entra na categoria de coisas "bem feitas". Bem feito para mim é um desenho feito pelo meu filho. Imagine só se eu fosse guardar todos? Aqui em casa guardamos o mínimo de coisas possíveis.
      Em segundo, sobre a sua correlação entre mansões de luxo e destruição da natureza, quer dizer que se eu comprar uma casa de luxo que foi construída 20 anos atrás, sou uma assassina de araras azuis? E no mais, o deputado, se defender os interesses nobres de quem votou nele, pode morar onde quiser. Digno é o trabalhador que compra com o suor do seu trabalho (honesto), seja lá qual for.

      Excluir
    2. A duração de um objeto não precisa ser eterna para ser significativa. E entendo que o descartável aplica-se a valores que nossa sociedade perdeu faz tempo. Porém, justificar um erro por outro é, em minha opinião, a maior e pior negligência de todas. Que tipo de formação queremos oferecer colocando o prazer na frente do compromisso de preservação ambiental? Que semente estamos plantando? Brilho nos olhos eu vejo no meu aluno na aula de ciências quando vê um animal silvestre. As crianças são tão inteligentes que ao compartilharmos com eles o conhecimento de que o E.V.A não é um material bom e que existem alternativas melhores, é certo que a alegria em receber algo de papel será consciente. A produção infantil dá vida aos papéis e estes podem ser de qualidade, reciclados junto com as crianças... Com o dinheiro mal gasto nessa porcaria chamada E.V.A que entopem armários escolares compraria -se lápis de cor e giz de qualidade, papéis artísticos de diferentes texturas... E a melhor notícia :sem ser monopolizado pelo professor, afinal cola quente e cola para E. V.A não podem ser manipulados por crianças. Trabalho há anos com oficinas pedagógicas de Arte e leitura, o e.V.a nunca faz falta. Meus alunos curtem tecidos, papel mache, entre outros. Pais frios que jogam tudo fora? Vão jogar e.V.a sem dó! Já o compartilhar de idéias criativas e de preservação ambiental transmitirá um conhecimento que será sempre lembrado. Experimente oferecer um saquinho de algodão cru e canetas para tecido para a criança desenhar, encha de doces e me conte se os olhinhos não irão brilhar e se vai tão cedo pro lixo...

      Excluir