7.12.10

simplificando a vida

Tenho que admitir que sempre lutei contra os 24 dias que antecedem o Natal/Ano Novo. O mais interessante é que ninguém se lembra que entre as duas datas mais comemoradas no Brasil, existem 7 dias de separação. Todos os dias de Dezembro são desesperadamente curtos.
.
Nessa época, tento sempre colocar a casa em ordem, terminar alguns pequenos projetos e/ou finalizar um grande. Estou fazendo aquela arrumação nas gavetas (adiada até o último mês do ano), com muito cuidado e com o bebê se divertindo entre os papéis. Essa é a novidade nova, gostosa de escrever.
.
Sobre os presentes de Natal, quero cortá-los do meu orçamento. Não quero ser drástica ao ponto de magoar alguém, mas eu perco tanto tempo com isso, na escolha e trabalhando para pagá-los, que acho que chegou a hora de repensar o "espírito natalino".
.
Em 2009, passamos d-i-a-s dentro do Catuaí - o maior shopping daqui da cidade, comprando presentes para cada um dos parentes, sempre de olho no nosso budget. Eu estava com um bebê bem pequeno, e, mesmo assim, nos aventuramos na imersão consumista da época de Natal.
.
Depois de todas as sacoladas, ainda ficamos embalando tudo em casa, colocando cartões, fotos do bebê feitas em estúdio e tudo mais. Sim, fizemos tudo com amor e muito sacrifício.
.
Na hora de trocar os presentes, hahahaha, não foi bem uma troca. Simplesmente uma parte considerável de nossas famílias entrou numa loja, mandou embrulhar x camisas de grife masculinas, y roupas femininas (sem a preocupação com o gosto e a numeração) e colocou tudo na árvore. Sem nome, cartão ou qualquer tipo de identificação. E, acreditem ou não, isso foi feito por pura falta de tempo. Não foi por maldade.
.
No dia 26 de dezembro de 2009, eu e meu marido decidimos que aquela foi a última aventura de compras natalinas. A última.
.
Agora estou aqui super alividada, longe de toda essa vibração de músicas importadas, bichinhos com neve, rabanadas, peru de Natal, e toda e qualquer coisa que ocupe meu tempo desnecessariamente.
Simplifiquei o mês de Dezembro. Sei que ouvirei ladainhas mil, mas quero ser coerente. Não é vingança, mágoa ou qualquer sentimento inflamado. É um ato de conservação do tratado feito com o marido. Não passa disso.
.
Como as crianças são seres que não podem compreender a escrita de um cartão de Natal ou do livrinho do pastor Messias, ainda terei a alegria de comprar uma lembrancinha para cada uma delas. Eu gosto de escolher brinquedos e coisinhas diferentes para os pequeninos.
.
Gente, que mês fácil! Só não decidimos ainda o destino do Natal: Londrina, Apucarana, Brasília ou Fortaleza. Deus nos ajude!
.
Passar o Natal com as pessoas que a gente ama é o verdadeiro presente. E é isso que quero para a minha vida inteira, com a graça de Deus. Quem nasceu em 25 de Dezembro foi o Cordeiro de Deus. Ele é o nosso Natal.
.
Alguma leitora está tentando simplificar o fim de ano??? Tem alguma dica legal?

7 comentários:

  1. Nós aqui fizemos o amigo secreto e simplifica muiiiiiiiito.Bem legal! Beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Amei isso, sempre quis fazer o mesmo, já faz algum tempo que ando sem ânimo, pra enfrentar as filas, pagar os preços salgados praticados nessa época do ano. É sempre uma canseira e no final de tudo você se pergunta e aí? Era isso? Esse é o espírito, pois é, só as crianças ficam mesmo no páreo porque é difícil explicar a elas que daquela chuva de brinquedos da televisão(pq nessa época chovemesmo, é temporal de propaganda)ela vai ficar sem nenhum pelo bom comportamento que vocÊ tanto pediu durante o ano.
    Certíssima e apoiada.
    Bjinhosss

    www.rosaturquesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Luana,
    Esse ano vou simplificar fazendo brigadeiros ou cookies de presente para os mais próximos (pais, irmãs e cunhados). Tb estou sem saco para lojas, shopping, gastação, aperto, falta de vagas pra estacionar. E não faço questão de ganhar presentes, basta que as pessoas façam uma oração sincera por mim e pelo meu filho, já está valendo!! Bjsss,
    Eliane

    ResponderExcluir
  4. Luana!!
    q bacana tua historia! eu confesso q aki em casa, tb nao temos habitos de trocar presentes, só com as crianças e com o noivo, nao tenho saco nem orçamento pra tdo mundo rsrs!
    te desejo um otimo final d ano! tdo d bom e de maravilhoso! eu to indo pra caioba, só com a familia!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Duda, aproveite Caiobá! Ai, delícia! Boas férias, querida!

    ResponderExcluir
  6. Eu por favor! Ate porque, meu fim de ano ja esta cheio de emocoes o suficiente! Ate pensei muito vagamente em presentes de Natal. Mas tao vagamente, que so me lembro assim, qdo leio um ou outro texto sobre o assunto.

    Beijos e aproveite a leveza da sua decisao e o Natal feliz!

    ResponderExcluir
  7. Flor, eu só dou presente para meu noivo, minha mãe, minha sogra, minha avó e meu afilhadinho...pra mais ninguém....rs...

    Mesmo assim o mais caro vai mesmo para o afilhado(fico besta em ver como brinquedos são caros), para os outros é só "lembrancinha" mesmo!!

    ResponderExcluir