29.9.10

festas infantis que parecem legais...



... mas não são.

Essa mudança radical que estou assistindo nas festas infantis no Brasil, coisa que sempre defendi aqui, tem um outro lado que não vi blogueira falar ainda.

Desde que esse blog existe, sempre meti a lenha nas festas de aniversário para criança com muita decoração de isopor/madeira e personagens de desenho animado. A regra era essa: corredor-sem-ter-fim de balões coloridos, mesa com toalha bufante com uma parede de balões ao fundo e muito exagero no uso dos personagens.

Agora a coisa mudou! São bolos que parecem de casamento com temática infantil, montanhas de flores nobres nas mesas, balões importados caríssimos. E o exagero não termina: docinhos decorados com pasta americana (feitos pela doceira de casamento), docinhos de sabores variados travestidos de brigadeiro gourmet, muito cupcake, cardápio de comidas salgadas sofisticadas...

Quando você junta tudo isso num lugar só, pesa! Pesa mesmo. Fica cafona do mesmo jeito, com cara de cenário de rico que quer ostentar.

Não adianta colocar copinho de papel da Parangolé no meio do exagero todo para achar que tá fazendo uma festa "cool". Não dá, não dá e não dá para ver todo o circo sendo armado novamente sem falar nada!

Fico impressionada com a rapidez e habilidade que a indústria maldita de casamentos está ocupando o "nicho" das festas infantis.

Aniversário de criança não é hora nem lugar para se exibir. Aliás, ostentar nunca será aceitável, mas na festa dos filhos é uma monstruosidade.

Criança não precisa de nada disso!!!

Campanha "parabéns pra você" em casa, feita pela mãe, suas amigas e familiares... 1, 2, 3 e já!

Sem garçom, tá?

14 comentários:

  1. Em primeiro lugar, amei seu blog!

    Olha, eu adorei o comentário que vc. escreveu no blog do Theo. Disse tudo o que eu queria dizer e que não consegui devido á má conexão por aqui.

    Beijokas!

    Gi&Lucca

    ResponderExcluir
  2. eu fico chocada como vc consegue me entender tão bem e ter exatamente a mesma visão de mim que eu. me abraça? quero te conhecer pq há tempos não encontrava alguém assim tão parecida comigo! bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, concordo com vc e tava me achando meio brega, porque tenho feito alguns mesversários para meu filho, numa de promover possibilidades de os familiares e amigos o visitarem e conviverem com ele (no esquema bolinho feito em casa) e penso em fazer eu mesma a festa de um ano dele em casa, mas tenho visto cada festa que fico realmente intrigada, vc fez um manifesto bcana.

    ResponderExcluir
  4. Gi, prazaer ter você aqui. Voltarei nos seus blogues! Obrigada pelo comentário... Muita sacanagem com a Aline, né?

    Aline, venha pra LOndrina. Estamos esperando, viu??? Amo vocês.

    Marcelle, me explica como é que você consegue escrever em 19 blogues simultaneamente??? Estou chocada. Qual é o seu blog principal????

    Faça sim a festa de 1 ano em casa se você tiver espaço disponível... Estão exagerando na dose! Quer ajuda na festa do filhote?

    Obrigada, meninas blogueiras! Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  5. hahahaha eu achei o máximo esse post, pq é isso mesmo: tudo pra sair bonito na foto (e olha q eu adoro foto pq sou viciada em scrapbook). a última coisa q vão pensar é se a criança vai se divertir e se as comidinhas vão ser tão gostosas quanto bonitas. eu sei q os tempos mudaram, mas qdo eu era criança eu adorava ajudar a arrumar a mesa, enrolar os brigadeiros, ver o bolo q minha mãe fazia em formato de casinha a meu pedido, usando deditos de chocolate pro telhado - sem pasta americana!
    lembro bem qdo eu dava aula de inglês pra crianças, e via q os aniversários eram para os pais e não para os filhos.. uma pena!

    ResponderExcluir
  6. Olá, através do blog da Aline, mãe do Theo, conheci o teu, e gostei muito.
    Concordo que festa boa era aquela preparada pela mãe, os amigos em volta da mesa, canudinho hum!!! oi o que é isto mesmo??? Um bolo simples com aquelas rosa lindas e horriveis de açucar, gasosa ou tubaína para outros. Tema??? Nunca tive um, era só aniversário mesmo. Cama elastica? Era só em circo. Piscina de bolinha existia? A brincadeira era no quintal mesmo, pega pega, esconde esconde, casamento atras da porta, passa anel e tantos outros. E como eu era feliz! Aguardava ansiosamente pelo próximo. No aniver de meu filho, usei o cocorico porque ele gostava, mas foi em casa, e tudo feito por mim. Trabalho fora, chegava em casa cuidava e curtia ela, e depois que ele dormia, lá ia eu fazer salgado, doce. Ah e teve canudinho!!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Agora nem lembro como encontrei seu blog, mas posso afirmar que foi um ótimo achado!

    A única festa "pomposa" (mas nada comparado a estas) para os padrões da minha família, que tive, foi a que mais me senti deslocada. Criança não gosta de festa pomposa. Bom, pelo menos eu, que sempre gostava também de preparar os próprios docinhos e a decoração (acho que essa coisa "diy" que fez-me formar em Artes Visuais...) :)

    Bjs e parabéns pelo ótimo blog!

    ResponderExcluir
  8. Festa de criança é para criança. Sou contra até "aquelas" festas em que se inclui familiares e vai puxando sempre mais um.
    Quem tem que aproveitar o momento é a criança, por este motivo, trabalho mais com a animação da festa, doces que amam. E doce que é doce é brigadeiro, beijinho, nada de sacolinhas que ficam disperdiçando em chiclete não sei o tipo, coisas que não aproveitam.
    O que vale mais é a curtição...
    Beijokas!!!
    Elianinha.

    ResponderExcluir
  9. êbaaaaa....é sempre bom conhecer uma blogueira de Londrina!Ainda mais quando ela é cristã...bom demais falar a mesma lingua, né?
    Tenho vários amigos que acham que tô jogando minha vida no lixo por ter optado por uma vida com Cristo, affeee...se eles soubessem que tudo isso aqui não passa de uma ilusão...
    massss, voltando ao quesito dieta: tô dando o meu melhor nessa semana...sei que tem que ser pra sempre e sei que Deus vai me sustentar até chegar nos 53 kg...
    Quanto à caminhar no Igapó, amei o convite! Mas, ultimamente, malho quando dá tempo...nunca tenho um horário definido pra isso, razão pela qual entrei na academia, porque abre às 6 e fecha 24:00 hrs.
    Mas, quando tiver um tempinho, te chamo sim pra gente dar uma passeada por lá!
    Fica com Deus, querida...e um ótimo final de semana!
    ps: sou da 1ª igreja batista!

    ResponderExcluir
  10. Olha, na verdade te achei um pouco contraditória.
    Primeiro a festa da bailarina (muito bonita, um mimo), depois posta as fotos desses 2 aniversários que por curiosidade fui ver no blog da constance. Não vi diferença entre os 3, todos muito bonitos E feitos por buffets em casas de festas. A que teve como tema João e Maria, por exemplo, é uma festa dos filhos de uma sócia de uma empresa de festas, aí me diz a mulher ia assar um bolo e comprar um guaraná?
    Tá muito incoerente, umas festas são criativas e cheias de amor, enquanto, outras são cafonas e esbanjadoras. Sendo que todas têm uma estética importada, cheia de cupcakes e copinhos de papel de mais de R$1 a unidade.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ana!

    Se você ler o Limo Bag de Cabo a Rabá, verá que aqui tem muita incoerência. Nós somos assim porque perfeição só encontramos na ações de Cristo descritas na Bíblia. "Posts" perfeitos só estão disponibilizados lá.

    Analisar a ação vazia e fútil da mãe de uma criança é algo extremamente subjetivo, principalemnte quando só temos imagens. Algumas dizem por si só o quanto de exibicionismo foi feito utilizando o nome de uma criança. Bebês não são bonecos de vitrine.

    Não vejo nada similar na festa produzida pela Bendita Festinha e as imagens desse post. O orçamento disponibilizado apenas para o bolo da festa de soldadinhos ingleses, provavelmente paga toda a festa da bailarina.

    Estamos falando de dinheiro, muito dinheiro. Se uma mãe implanta no cérebro da criança um alto padrão de consumo, não quero imaginar o adulto que esse criança poderá ser.

    Eu não concordo que uma pessoa contrate um buffet para cuidar completamente de toda uma festa infantil, mas isso não me impede de reconhecer um trabalho bem feito e que merece elogios. Se inspirar em decorações interessantes, mesmo que feita por profissionais, é algo importante para despertar a minha criatividade.

    Como as ações dos humanos não são sempre iguais, homogêneas, aqui eu tenho total liberdade para elogiar/criticar quem eu quiser. Se um dia a Marcela Fongaro (da Bendita Festinha) "carregar na mão" e no orçamento de uma festa infantil, se eu achar cabível, criticarei. Se no dia seguinte ela fizer uma pro próprio filho que seja apenas um bolo de cenoura + suco de fruta natural (e absolutamente nada a impede de fazer isso), elogiarei.

    Certa vez, um fornecedor (importador) de móveis para as novelas da Rede Globo, me contou que CADA espreguiçadeira da piscina de um cenário, custava a bagatela de 12 mil reais. Apesar de ele vender centenas de móveis assim, não deixei de perguntar se ele tem coragem de colocar um objeto assim no jardim da casa dele. A resposta foi taxativa: "Lógico que não". Ele é responsável por criar o sonho imposssível da novela global, mas não é obrigado a viver aquilo, mesmo podendo.

    Minhas melhores amigas fazem festas caríssimas para os filhos. Elas leem meu blog, sabe que não concordo, e continuam minhas amigas. Na hora que eu precisei delas para limpar o banheiro da minha casa, elas não faltaram. E já na festa do Samuel, T-O-D-A-S se disponibilizaram a ajudar em alguma coisa.

    Não sou politicamente correta e minhas amigas não são uniformes! Na verdade só conheço um Amigo 100%coerente.

    Sobre a estética importada, eu gosto, com as devidas adaptações.

    Beijo e muito obrigada por fazer um cometário construtivo. EU AMEEEEEEEI.

    ResponderExcluir
  12. COMO ASSIM NÃO VIU DIFERENÇA ENTRE OS 3????? gente, esse da bailarina é de bom gosto, já esses daqui....

    ResponderExcluir
  13. Ah, me sinto bem aliviada que nao sou a unica a achar essa exagero um breguice sem fim!

    ResponderExcluir