18.6.10

mais uma de babar...


Uma festa linda de menina, com uma combinação de cores suave, alegre e matematicamente perfeita. Os canudos vintage que postei aqui estão presentes. Essa decoração tá demais... E essa idade é muito fofaaaaaa..

A composição parece simples, mas não é. Entenda:

O cenário

Uma sala toda branca, bem no estilão clássico americano, com piso escuro, iluminação natural (sem cortina - importante!) e um lustre super moderno para aliviar. A mesa é pesada, mas foi suavizada com a laca e a parede atrás branca. O pé direito é alto e não há nada, nenhum outro objeto, além da mesa e o lustre na cena...

O tema

Morangos! Apenas morangos e florezinhas.

A paleta de cores

Vermelho, rosa bebê, vários tons de azul claro, verde folha e a maravilhosa aqua claríssimo do bolo. O rosa é a cor complementar do verde claro e do azul claro, portanto você sente um conforto quando vê a cena. É normal... O cérebro localiza a cor predominante, que nesse caso são as cores rosa e vermelho (lembrando que o rosa é um vermelho esmaecido, ou seja, cores vizinhas), e depois procura a cor complementar automaticamente. Quando ele encontra a cor complementar (o verde folha para o vermelho, o aqua/azul-claro para o rosa), a imagem é interpretada como agradável. Traduzindo: é uma combinação de cores que você gosta porque é calculada para agradar a sua visão. É assim que as embalagens do supermercado são feitas: escolha perfeita de combinação das cores. Aí tu mete a mão na prateleira e enfia no carrinho sem saber o porquê! Adivinha? Uma tentativa insana de levar a boa sensação visual para casa. (No dia que eu aprendi isso, na universidade, juro que fiquei doida andando na rua e procurando as cores complementares nas campanhas publicitárias, nas fotos, nos quadros, na arquitetura, na moda, maquiagem, em tudo...)

Explicando melhor:

Rosa e Vermelho - Combinam porque são vizinhas

Verde, azul e aqua - Combinam porque também são vizinhas

O grupo rosa-vermelho combina com o grupo verde-azul-aqua porque são cores complementares.

Entendeu? Não? Então leia isso aqui.

O Bolo

Rá! Esse truque dos pratos já é um clássico nas festinhas infantis. É um prato grande e outro médio, um sobre o outro, dando a impressão que é o bolo tem duas vezes o tamanho real. No segundo andar é colocado cupcakes com as mesmas cores do bolo, para parecer que faz parte da belezura de pasta americana. Só que vamos falar a verdade, amiga$: dois andares a menos num bolo assim, é dinheiro a mais na conta bancária... Porque nunca que um andar com oito mini cupcakes custará o mesmo que um de pasta. Veja que o bolo preenche bem o centro da mesa, parecendo que tem quatro andares mas na verdade são apenas os dois menores que são de verdade. Truque maraaaaaa. Você pode substituir esses pratos com pé por caixas de sapato forradas de tecido, caixas de MDF pintadas e até mesmo por livros antigos.

A toalha

Esqueça aquele trem bufante de papel crepom ou cetim barato. Aqui é apenas uma passadeira de puro algodão, com uma estampa discreta de bolinhas (sem constraste) e um acabamento com passamanaria na mesma cor da estampa (branco) e do ambiente. A peça está bem engomadinha...

As louças

Não é tudo de vidro, nem de porcelana. É uma mistura do dois materiais. Nem mesmo as cores são todas iguais... existe um degradê.

Veja que não há nada jogado em cima da mesa, da toalha... Todas as comidas estão em vidros ou louças.

Os chapéus

Feitos com várias estampas combinadas, com papel de álbum para scrapbooking. Inclusive um dos papéis, o da embalagem do biscoito, foi o ponto de partida para toda a decoração da festa (Yes, Luuuu, nós e o nosso tecidinho Etsy de robô!). É com esse papel que a confeiteira tirou o tema para o bolo.

As garrafas

Em pequena quantidade, com rótulo personalizado (o mesmo tema do rótulo foi usado nas plaquinhas das comidas, nos vidros e no convite) e uma limonada colorida com corante. As garrafas são de vidro, dando uma vibração vintage para a festa. Vidro tem que ficar longe de crianças muito pequenas, e não foi o caso. As tampas foram pintadas de branco.

Os sanduíches

São de pão de forma sem a casca, com recheio de geléia de morango com cream cheese. O rótulo do sanduíche foi feito com um dos papéis escolhidos para os chapéus.

O cardápio

Marshmallows industralizados (aqueles em formato de dentadura) no potinho de louça, suspiro e marshmallows de baunilha feitos em casa (receita aqui) no vidro, biscoito gigante com cobertura em formato de morango, limonada rosa, morangos frescos no bowl de louça, sanduíche, bolo e cupcake com cobertura de creme de manteiga com sabor morango. Mole, mole.

A decoração da parede

Pom-pom de folha de seda, bem vintage, disposto de uma maneira mais artística, destacando o alto pé direito da sala. Simples e charmoso.

A roupinha da aniversariante

Ah, fala sério! Tem até as florezinhas bordadas na saia.

Quer copiar? Hum, dará um trabalho gostoso...

(Fotos: Ana Stylist)

7 comentários:

  1. Tudo muito lindo, Lu!!!
    Mas o melhor deve ser fazer a festa sem perguntar NADA para a aniversariante, deixá-la ver tudo pronto.
    A minha Letícia, do alto dos seus 3 aninhos, foi enfática: A festa tinha de ser das Esquiletes! =P
    Acredito que dê para fazer uma festa maravilhosa, neste estilo, quando ela crescer mais.
    Ah, AMEI a explicação das cores... Menina, como sou sua fã.
    Bjoca!

    ResponderExcluir
  2. Amei tudo!!!
    Queria tanto fazer uma festa neste estilo para a minha Letícia, mas ela, do alto dos seus 3 aninhos, quis porque quis uma festa das Esquiletes... Cantarolava 3 meses antes da data, quase que diariamente "Ái singurêles, ái singurêles, Ô ô Ô ô Ô ô".
    Acho que será mais fácil em 2011 fazer tudo sem perguntar a ela, mostrar depois de pronto. =P
    E que explicação sobre cores foi esta? Perfeita!
    É por esta e outras que sou muito sua fã.
    Bjoca!

    ResponderExcluir
  3. Queridoona!
    Estou esperando a chegada do seu tecidinho, pode deixar que te aviso, com direito à fotinho na luz do dia...
    E essa coisa dos papéis de sacrapbooking é ótima, não é? Estou testando aqui minha nova paixão: recortes de papel - quem sabe não daria certo recortar uns robôzinhos para colocar sobre a mesa (indicando os docinhos, etc), ou junto das suas lembrancinhas (que vou manter em segredo, hehehe)?...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lu, manda sim porque eu tô na maior dúvida do mundooooo pra fazer a paleta de cores. Aquele laranja do tecido me deixou na dúvida.

    Sim, acho ótimo a história do papel, dos recortes, do robô, de tudo. Só que é uma sagaaaaaa achar as cores de papel aqui no Brasil il il. Eu já estou procurando, mas parei até acertar contigo a paleta.

    Menina, nem fala na lembrancinha... Isso dá um rolo na blogosfera... rs. Segurei meus meus dedinhos pra não postar. E não irei postar MESMO! :) Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Tati,

    Ainda não sei o que são as "Esquiletes".

    Não, nunca consulte sua filha porque ela é influenciada pela TV, pela escola, pelas amiguinhas... Também vai querer copiar a festa da fulaninha... Sabe como é!

    Quando ela estiver maior, você pode fazer um esboço pra ela de duas decorações (uma prancha com pedaços de tecido, fitas, papéis) e pedir a ela que escolha a preferida.

    Ê... eu tenho uma curitibana fã! rs! Obrigada, darling! A Ele toda a glória e todo o louvor!

    Beijo em você e outro na sua princesa!

    ResponderExcluir
  6. Lu, aqui estão as Esquiletes: http://www.putsgrilo.com/wp-content/uploads/2010/03/alvin-e-os-esquilos-2-esqui.jpg
    A Brittany, de jaqueta preta, é a preferida da Lelê.
    Bjocas!!! E uma semana abençoada pra vcs.

    ResponderExcluir
  7. Tati, eu destesteiiiii... Quero isso beeeeeem longe daqui de casa.... kkkkkkkkkkkkkk. Cada coisa que essa indústria infantil inventa! Deu saudade do MIckey com as músicas clássicas, rs!

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir