25.5.10

cozinha com sala

É linda. É chique. É simples. O simples é muito sofisticado... Sempre! Gostei das prateleiras porque deu muita leveza ao ambiente.



A ultramegasuper tendência de não ter a cozinha separada do resto da casa é algo fenomenal e ótimo de usar.

Aqui no Paraná a cozinha não costuma ser uma espécie de senzala moderna, onde só a empregada cozinha e a patroa entra de vez em quando pra ver se está tudo limpinho. Funcionária do tipo "dorme no emprego e trabalha aos Sábados", impossível conseguir.

Outro aspecto interessante é que se você tem uma diarista, ela lhe tratará de uma maneira extremamente profissional, absolutamente luxuosa (não posso empregar outro adjetivo): perguntará sempre no final do dia se é preciso fazer mais alguma coisa. Se você comer em casa, ela se sentará para almoçar junto com sua família. Se estiver fora, você é obrigada a comprar uma comida na rua (tipo marmitex) e pedir para entregar.

Amigas, cada dia que passa, vejo que as paranaenses são de uma categoria nova, prontas para conquistarem outros Estados. As duas que trabalham pra mim tem marido, carro, casa, orkut e muitos filhos.

E o custo? Isso é um problemão. Elas combinam o preço na cidade. A tabela começa nos 50 reais, com o transporte incluso... Podem cobrar 60, 70 e até 170 reais a diária. Se for do tipo cozinheira, afe, o preço vai até o sol.

Quem é mesmo que vai trabalhar na senzala azulejada de branco, por apenas um salário mínimo?

É um novo Brasil.

3 comentários:

  1. Luana,
    As empregadas das novelas da Globo já não existem aqui em Brasília há muito tempo. Entre as pessoas com quem convivo, não conheço nenhuma que trabalhe uniformizada, que esteja de pé às 7 servindo café, almoço e jantar na mesa da sala posta com todos os efes e erres da etiqueta.
    E aliás, ainda bem que a senzala está sumindo de vez por aí, porque ninguém merece o sistema de castas em pleno 2010 no ocidente...
    Beijos,
    Ione

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo, aqui em Curitiba é assim mesmo, pago caro, não cozinha e tem N regras, inclusive desde o primeiro dia me avisou que não come carne vermelha... quanto à cozinha está linda, adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Menina de Deus,

    Espero que seu bebê esteja bem e que você possa blogar com mais frequencia.

    Sinceramente, seu blog é sempre uma surpresa agradabilíssima. Vemos em outros um monte de gente deslumbrada, que bloga sobre lacinhos e fofurices mas esquece daquelas que deixam tudo limpo, ordenado.

    É o primeiro post que leio sobre secretárias do lar, essas bênçãos que não podemos viver sem!

    Aqui em São Paulo sei de muitas escravas modernas nas casas de amigas. Entram e saem pelas portas de serviço, usam papel higiênico de qualidade inferior e tomam água em copos SEPARADOS para elas. Não ganham pouco, é verdade, mas são tratadas como gente de estirpe baixa.

    Cozinha emendada com a sala é para quem sabe conviver com funcionários.

    Parabéns!

    ResponderExcluir