4.11.15

festa da Elena: sem tema, lúdica e com alma!

Sinto-me abençoada por poder trazer um post tão lindo e cheio de inspiração!

Talvez seja melhor você buscar um suco gelado, se sentar e curtir cada linha desse post. Afinal, a beleza e o aprendizado contidos aqui são especiais demais! Valem a leitura.

A leitora Tatiana Cruz - mãe da Elena (5 anos) e da Clara (10 anos), esposa, jornalista, editora do site Marisol e gaúcha - arrumou tempo para preparar o aniversário da caçula Elena. Festa homemade mesmo, exclusiva, aproveitando o que se tem em casa.

A Tati iniciou os preparativos 30 dias antes da festa, como ela sempre tem o costume de fazer. Fez aos pouquinhos, sem correria e com envolvimento familiar. Ela não curte muito os temas enlatados para os aniversários porque acredita que a melhor temática é a própria criança, sua personalidade, o universo onde ela habita, as referências e o estilo de vida da família.  Resumindo, ela busca o que tanto defendemos aqui no blog, ou seja, uma festa de aniversário contextualizada: simples, única e cheia de significado!

O local escolhido foi a Casa de Teatro que é uma escola que tem um café no andar inferior, com um quintal nos fundos. O local é encantador, lúdico e iluminado! Perfeito para quem não gosta do exagero e da artificialidade das casas de festas.

Os docinhos e os salgadinhos foram encomendados, mas várias outras comidas saíram da cozinha de casa. O bolo de chocolate foi preparado junto com a aniversariante! A cobertura, de pasta americana branca, serviu como uma tela para a Elena desenhar o que quisesse com canetinha de tinta comestível. Sensacional!

Além do bolo, a família também fez os cupcakes preferidos da aniversariante: churros e cenoura com ganache.

O número 5 e o nome da Elena foram feitos de arame e cobertos com retalhos de tecido que a Tati tinha em casa. Ficaram lindíssimos! Esse tipo de atividade é uma terapia para ela, mas convenhamos que é muito talento, heim? Demais!

A decoração incluiu os brinquedos da pequena, o quadrinho da porta da maternidade do dia que a Elena nasceu, fotos da família, algumas imagens impressas do Pinterest e fitas de TNT (muito mais barato que fita de cetim).

No dia da festa, a família contou com a ajuda da avó, uma vizinha e uma amiga para montar e decorar o local. Foi um trabalho em equipe que envolveu até as crianças. O resultado não poderia ter sido melhor!

Não foi contratado nenhum tipo de empresa recreativa e isso não fez falta, afinal, crianças sabem brincar juntas quando estão numa praça, por que seria diferente num quintal? A Tati fez duas amarelinhas de TNT e ainda levou bola, rolo de papel pardo, giz de cera, uma arara emprestada da vizinha para as fantasias, além de uma playlist animada que fez a criançada dançar muito! De lembrancinha, a mamãe fez um jogo da memória com as imagens que estavam na parede da mesa principal.

Obrigada por compartilhar essa festinha conosco, Tati! Eu só consigo sorrir ao ver essas fotografias! Cada detalhe do festejo mostra como a Elena é amada.

É maravilhoso constatar que ainda existem pessoas que criam momentos lindos assim, naturalmente divertidos, onde podemos contar uma história só com os preparativos. Festa feita para alegrar, comemorar, onde é possível encontrar os traços das mãos daqueles que por tanto tempo embalaram a bebê que cresceu. Se para alguns existe a necessidade de sempre contratar um profissional para fazer um bolo (por gosto ou por falta de tempo), para outros existe a compreensão que a perfeição está na imperfeição do que é feito pela família. 

Meus parabéns, Elena, Clara, Carlos, Tatiana, vovó, vizinha e amiga!

MUITO amor e bom gosto para um post só!






































Fotos feitas pelo fotógrafo Carlos Edler - o pai! 

10 comentários:

  1. Luana, um encanto de festa, feita pra criançada se divertir!

    Adorei a idéia do bolo decorado pela própria aniversariante, do colorido da decoração, do tema ser a própria comemoração de mais um ano da Elena com toda a sua história até aqui. Existe motivo maior de comemoração que este?

    Outro dia vi um post de um blog que já comentei com vc e mostravam a festa de uma menina também. Tão diferente desta! Era tanto vidro, porcelana e prataria em cima da mesa que eu fiquei com dó da aniversariante, que nem podia chegar perto da mesa e mexer na decoração da própria festa. Decoração feita para adultos e, apesar de bonita, nem os adultos conseguem se soltar, tamanha a formalidade.

    Não preciso pensar duas vezes para dizer, sem sombra de dúvidas, que eu me sentiria bem melhor na festinha da Elena, vendo as crianças correndo e pegando docinhos da mesa entre uma brincadeira e outra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também prefiro festas informais para crianças onde elas podem ser crianças. Não tem sentido fazer para os adultos. A festa é da criança! :)

      A Tatiana tem um senso estético incrível, sabe combinar as cores. Também fiquei apaixonada! Combinar beleza com verdade, com naturalidade e história, nos deixa meio sem ar, não é? Muitos suspiros! Dá até para escutar os gritinhos das crianças, o barulho delas correndo...
      Obrigada por comentar, Debora! Você é sempre uma querida! :*

      Excluir
  2. Gurias, que amor vocês!!! Uma ideia legal e fácil são os pés de lata. Eles divertem muito a criançada. Tinha coleguinha da Elena que nunca tinha brincado com eles. E adoraram! Dá até para confeccioná-los com a ajuda deles. Beijos e obrigada por comentarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, obrigada pela oportunidade. Será que eu já usei os pés de lata??? Eu lembro disso, mas não tenho na memória o uso deles.
      Acho o máximo é super simples de fazer. Vou adicionar isso ao post. Beijos!

      Excluir
  3. Que linda!!!
    Acho que como xara da Tati acabei fazendo a festa da valentina usando a mesma inspiração!
    Muita costura, coisa que já tínhamos em casa, a imperfeição do bolo feito a 4 mãos. .. rsrsrs. ..http://priscilacastro.com/aniversario-5-anos-valentina.html
    Quando ela mandar mais fotos eu mando pra vc ver!
    Obrigada por dividir essas belezuras!
    E que inspirem mais mães a optar pelo simples e não pirar tanto na batatinha e gastar os tubos! Rsrss. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossaaaaaa, ficou linda a festa da Valentina!!!!! Tô desmaida!!!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi, Marília! Meu e-mail é limobag@gmail.com
      Um beijo,

      Luana

      Excluir
  5. Deu até emoção de ver brigadeiro de verdade, sem ser gourmetizado... Onde você encontra coisas lindas assim!!! Quero fazer nessa vibe pra Aninha! :) Conto contigo!! bjsss Lindíssimo post!

    ResponderExcluir