6.5.15

desabafo e repost

Algumas pessoas não conseguem compreender o porquê da minha crítica em relação ao exagero dos brasileiros nas comemorações familiares atuais. Outras não aceitam que eu fale bem da decoração esteticamente bonita e contextualizada, como se uma festa consciente não pudesse ter beleza visual. E quando eu tenho coragem de dizer que exageros podem trazer certos problemas futuros para as crianças?

Falta compreensão de alguns leitores em relação ao que escrevo porque obviamente não é possível ler o blog em 5 segundos, de Cabo a Rabá. Vários questionamentos já têm respostas, mas sinto que preciso explicar tudo de novo porque a leitura de apenas um post não mostra o todo que me move. Afinal, alguns posicionamentos meus não são compreensíveis fora do contexto. Sim, preciso melhorar isso! Alguma sugestão? Eu não quero agradar todo mundo, mas acredito que dá para ter mais clareza na exposição.

Se eu blogasse uma "coluna social virtual", certamente você não estaria lendo esse desabafo, no entanto eu tenho os meus valores e não desisto deles. Sigo resistindo e lutando para que comemorações com gostinho de casa, como as que vivi na infância, sejam também vividas por meu filho e por outras crianças. Gosto mesmo de reviver aquela informalidade maravilhosa que jamais poderá ser comprada numa prateleira: um conjunto com boas intenções, muita colaboração familiar e valores ensinados aos pequenos. Ainda que você não aprecie esse tipo de festinha caseira e repleta de simplicidade, cuide da intenção na hora de planejar grandes e elaboradas festas de aniversário.

Abaixo está um post do ano passado que ainda é suficiente para explicar o meu posicionamento. Você pode não concordar comigo, ok? A vida é assim! :)

Com amor, 

Luana

"Festa infantil pura ostentação: nojo disso!

Já perdi meu tempo para criticar festa cafona dos anos 90, daquelas cheias de toalha de papel crepom, arco de balão e personagens infantis feitos de isopor, né?
Acontece que esse blog aqui completou 6 anos e muitaaaaaa água passou debaixo da ponte.
A gente amadurece, aprende e evolui... ufa!
Acreditem ou não, mudei de opinião.
Não quero nem saber se é brega, se é chique, se tá na moda, se é cool... Se custou caro, se custou barato. Se foi pago em 1000 parcelas, ou se recebeu a festa de presente do vizinho.
Cada um tem um gosto e possibilidade! Você pode até não me conhecer, mas se quiser ajuda para encher 500 balões inúteis para a festa do seu filho, ok, conte comigo!
Minha crítica começa e termina na intenção. Qual é a sua intenção? Você gastará 200 mil reais (gente, isso existe!) para montar um circo de aparência no aniversário do seu filho ou vai de fato comemorar? Está preocupado com o que os outros pensarão ou prefere os valores transmitidos ao seu filho durante a comemoração?
Parece simples? Não é! É fácil seguir a manada, fazer escolhas baseadas em revistas de decoração, na moda, no glamour de blogues para a infância. É mole pegar uma foto do seu aniversário nos anos 80/90 e replicar aquilo tudo só para expor um suposto desapego material, mas que na verdade é mais falso que brigadeiro enlatado.
Amo festas e os seus detalhes, mas prefiro a essência. Prefiro a alegria legítima que pode ser realmente compartilhada no dia do aniversário, independentemente do tamanho da comemoração.
Eu não quero impor uma festa baratinha, chique e despretensiosa para ninguém! Faça tudo do seu gosto, mas preste atenção no tipo de mensagem que você está passando para a sua família.
Passamos ou não do limite? As atuais festas perderam mesmo a essência?
Cajuzinho, Super Man de isopor cheio de purpurina, toalha bufante de papel crepom: que saudades de vocês!"

21 comentários:

  1. Oi, Luuu!
    Oi? Ser ainda mais óbvia? Nem adianta porque sempre vai ter gente querendo justificar as proprias escolhas irresponsaveis. Só se você desenhar, hehehehehehe. Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo! Eu nem tenho essa pretensão. Ninguém precisa justificar nada para mim!

      Se os posts servirem PELO MENOS para os pais enfrentarem um fogão vez ou outra para fazer aquele bolo de cenoura, no dia-a-dia familiar, já está de bom tamanho!

      Nem sei desenhar direito. Rsrsrsrsrs!

      :*

      Excluir
    2. Esse blog é o perfeito oposto do seu:

      http://www.anfitria.com.br/

      Não discuto o que gosto ou não gosto, mas o conceito de "vida simples" passa muito longe de lá!

      Excluir
    3. Eu não pude acreditar. Passei 5 minutos da minha vida nesse blog e saí de lá com um ataque imaginário de labirintite. Eu sei que cada um escolhe para si o estilo de vida que mais agrada, mas por DEUS, pra quê tanto brilho, potinho, paninho, florezinhas caras colhidas a centenas de quilômetros? Como é que alguém consegue tanto tempo disponível para investir na zeladoria de MILHARES de itens de decoração? Até minhas aulas de Botânica pareciam mais simples... IMPRESSIONANTE!

      Beijo!

      Excluir
  2. Luana,

    Acho que a maior dificuldade em aceitar o que vc escreve é que a pessoa teria que fazer um julgamento dos próprios atos. Difícil, não é?

    É muito mais simples e indolor falar que vc está errada, que é radical demais, preconceituosa ou que "vive numa bolha bem protegida do capitalismo" (não vou esquecer essa jamais!).

    É claro que tem gente que simplesmente discorda e ponto final. Mas tem muitos que simplesmente não querem mudar as próprias atitudes, e aí é bem mais cômodo jogar a culpa em vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entrei aqui pensando justamente em escrever isso, Debora.
      Já aconteceu comigo, aqui: você me colocou para refletir sobre muitos pontos importantes e não foi nada fácil admitir algumas coisas para mim mesma. Reavaliar nossos comportamentos e repensar algumas coisas é um processo que pode ser doloroso, e é muitoo mais fácil atacar o mensageiro.

      Excluir
    2. Ficou confuso o meu comentário. O você é você, Luana. Acabei respondendo à Debora pq penso como ela... ficou esquisito.

      Excluir
    3. Ah, vocês são umas queridas.

      Os pais poderiam apenas girar os filhos nos braços, tomar um banho de mangueira no quintal e servir um bolinho caseiro para cada criança convidada. Isso seria sugerir algo simples DEMAIS? Penso que não, mas a situação no Brasil chegou num nível tão absurdo que as minhas palavras agora parecem um insulto. Triste!

      Ninguém precisa concordar comigo. Livre arbítrio existe para isso mesmo!

      Beijo nas duas!

      Excluir
  3. Também acho que o problema em compreender sua crítica vem da dificuldade que algumas pessoas têm em simplesmente repensar seus valores. Nunca entendi os posts do blog como uma "proibição" para se fazer uma festa visualmente bonita, festa simples não quer necessariamente dizer festa pobre e feia com qualquer coisa jogada em cima de uma mesa, assim como uma festa super elaborada não significa uma festa bonita.

    Mas daí a pessoa não questiona isso, não faz uma reflexão mais demorada dos motivos reais para querer uma decoração provençal em um buffet infantil com cinco mil balões na porta de entrada, ou da necessidade de usar personagens licenciados em uma festa de 1 aninho que a criança nem sabe do que se trata...

    Desde que minha irmã e eu decidimos trabalhar com papelaria e itens diferenciados para festas, entramos em um mundo paralelo, uma loucura, e os teus posts muitas vezes ajudaram a manter a sanidade mental, de saber que não é só a gente que acha meio absurdo esse consumo desenfreado em festas ostentadoras. Nossa intenção desde o início foi oferecer material para as pessoas fazerem as próprias festas, com aquela cara de feito em casa mas ao mesmo tempo visualmente bonito, nada de mesas milimetricamente arrumadinhas, mas itens que tivessem a cara do dono da festa, detalhes diferentes, criativos. A verdade é que a maioria não entende assim e não quer isso, 90% das solicitações são de temas com licenciados, e quando não, a pessoa tem medo de fazer algo diferente, e acaba pedindo no estilo que está todo mundo fazendo mesmo... Nesse ano decidimos não trabalhar mais com temas de personagens licenciados e vamos voltar o foco para festas no estilo "faça você mesmo", quem sabe com mais pessoas engrossando o coro de que é possível uma festa bonita e com valores mais significativos, a coisa não acabe mudando, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, amei seu comentário.

      O trabalho de vocês é tão cuidadoso e posso imaginar como deve ser difícil fornecer coisas criativas num mercado tão cheio de profissionais que desprezam direitos autorais, sem falar na total ausência de frescor e leveza...
      Vocês querem um post para a divulgação do ateliê?

      É esse o ponto: faça você mesmo, e, se quiser, conte com a AJUDA de profissionais criativos. O problema é o exagero no uso dos personagens/temas e ausência das famílias nos preparativos. Está tudo tão complexo e caro, com absolutamente tudo feito pelos outros! Eu não gosto do esquema "posso, pago tudo, não faço nada, existo". É superficial demais para mim, mas tem quem goste...

      Acho tão mais legal um bolo simples saboroso feito em casa ou na padaria da esquina. Hahahahahaha. Sou dessas!

      Beijo enorme!

      Excluir
  4. Luana, aquele blog é verdade, sim. Um monte de coisas bonitas, mas um estilo de vida que eu não gostaria de ter ( quantos segundos até alguém dizer que é inveja?).

    Não sei quanto vc viu, mas tem festa de criança que parece recepção de casamento. Um casamento bem caro, eu diria, e nenhuma referencia infantil. Flores, flores, flores. E tinha uma monitora vestida de um jeito super cafona. Fiquei com dó. Tão desproporcional com a sofisticação da festa que parecia que era para deixar bem claro quem estava lá a serviço.

    É tudo tão formal o tempo todo que cansa. Um dia tinha até um "jantarzinho despretensioso e casual" só para o marido e a mesa estava tão cheia de badulaques de prata e flores que nem um restaurante 5 estrelas chegaria tão longe.

    Não é pra mim. E juro, não é dor de cotovelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que não é inveja/dor de cotovelo. Eu não tenho e não quero ter tempo para cuidar dos trocentos potes num mesa, muito menos você...

      Eu nem conhecia essa realidade. Fiquei sem acreditar, boquiaberta, perplexa...

      Beijo!

      Excluir
  5. Olha que legal! lembrei de você http://thepassionist.com.br/casamento-cool/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, incrível! Preciso de tempo para postar isso! DEMAIS! Muito obrigada!!!! <3

      Excluir
  6. Olha que festa bonitinha:

    http://homellivingfor.blogspot.com.br/2015/05/3-aninhos.html

    Que bom saber que mais gente tem os mesmos valores que nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEEEEI! Toda MÃE merece ao menos uma amiga disponível para ajudar nos preparativos, não acha? Eu sinto muito pelas leitoras que confessam que não podem contar com pessoas queridas.
      Um beijo!

      Excluir
  7. Luana!

    A moldura que vc me indicou lá no Pinterest é o máximo! Já tinha pensado em fazer algo parecido, mas agora vc me deu o empurrão que faltava! Só preciso pesquisar os materiais, porque queria fazer alguma coisa mais resistente que a impressão em papel. Mas desta vez coloco o projeto em prática!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, ahhhh, eu sabia que voce iria gostar. Eu acredito que tem que se r papel mesmo, mas uma impressao a prova de agua. Estragar faz parte da beleza da exposicao....hahahahaha.

      Excluir
  8. Lu escrevi um monte, mas na hora de fazer login sumiu!!!! Continue sempre! Que o Senhor lhe conceda paz, serenidade e Inspiração para contibuar esse trabalho lindo! Sou sua fã!!!! um beijão querida!!!

    Ps. e quando vc pensar em desistir pense que só dizendo por mim tá, já fiz meu casamento e mais 3 aniversários da pequena inspirada por vc!!!! Vc tem muita gente pra "salvar" ainda!!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro seu blog, sou cearense e por aqui as festas perderam o verdadeiro encanto. Parabéns por expor tão bem a sua opniao ( e a minha tb).

    ResponderExcluir
  10. Já fizemos a festinha de 1 ano do Vini, ficou algo bem simples mas pessoal. A mãe fez o bolo, a tia os docinhos e eu montei um painel de nuvens com balões. Convidamos as pessoas que mais importam, ficou bacana!.
    Abraço!
    http://www.balaomagicodaivis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir