20.3.15

querida, sua Chanel não é ostentadora!


Londrina tem um prefeito que escolhe cuidadosamente a aparência das roupas para cada tipo de reunião. Se for uma audiência com professores do município, por exemplo, ele opta por vestir roupas velhas, extremamente surradas. Ele como homem rico que é, acaba passando uma mensagem hipócrita.

Barack Obama foi notícia porque passeou a pé para falar com turistas, carregando seu paletó bem cortado de uma maneira pseudo relaxada e despretensiosa (assista aqui a produção). A mensagem transmitida, pelo menos para mim, também não foi nada boa. Não tem naturalidade, não presta. Foi tudo previamente calculado.

Anine Bing, mãe/esposa/estilista/cantora/compositora/violinista/modelo/blogueira dinamarquesa, mas criada na Suécia (e neta de brasileiros!) e radicada em Los Angeles (EUA), é outra que se preocupa bastante com o que veste. No caso de Anine, trata-se de um estilo de vida verdadeiramente vivido. Esse lifestyle real (ela é modelo desde os 15 anos de idade) acabou gerando negócios consistentes que não envolvem o dinheiro público. Ela é milionária porque criou uma marca de roupas de luxo que leva o seu nome e o seu estilo descolado, bem rock-chic. A bela trabalha muito, conciliando com habilidade a vida de esposa, mãe de duas crianças pequenas (Bianca e Benjamin) e a carreira de empresária (super) bem sucedida.

O visual dela é inspirador. Excetuando-se as bolsas icônicas que ela usa porque ama, nada ali tem marca ostensiva. É tudo simples e de fácil reprodução. Anine está bem representada quando veste um jeans skinny, uma camiseta branca e, nos pés, um tênis Converse de couro preto. Muito preto, branco, cinza. Quando aparece uma cor vibrante é sempre de forma localizada (numa bolsa ou nas unhas, por exemplo).

Anine Bing é o exemplo da coerência

Falando sobre sua vida no convívio da família, a educadíssima estilista percebeu que as mães americanas estão investindo tempo demais no planejamento (overplanning), na preparação e na execução das festas de aniversário dos filhos. Sábia como poucas, ela preferiu não reproduzir na sua família a cultura escravizante que a rodeia.

É bem estressante (e pode sair caro!) colocar em prática os 300 detalhes overplanizados da festinha. A intenção exagerada de personalizar significa inserir elementos alienígenas no ambiente (descontextualizados) que acabam excluindo o que é de fato essencial: a importância das pessoas. Se a intenção central é personalizar, o resultado cruel é a despersonalização.

Mais que nos Estados Unidos, estamos sendo manipulados por uma indústria feita para seduzir as crianças e os corações dos convidados. Aqueles pequenos e escravizadores detalhes, a variedade do cardápio, a quantidade de atividades e o nível de adrenalina dos brinquedos, ocupam um lugar demasiadamente importante nos nossos corações, o que é bem preocupante! E o que falar sobre essas listas com 60 nomes de convidados?

É preciso dizer NÃO. É tão mais importante investir tempo e dinheiro nas coisas que frutificam de verdade! Faça algo que possa ser verdadeiramente vivido, deixando como fruto uma futura mãe ou pai que sabe até tocar um "parabéns para você" no violão, por exemplo. Uma comemoração deveria deixar marcas desse tipo, únicas, que não são criadas por nenhuma decoradora ou animadora de plantão. As pessoas sendo o que de fato elas são. Anine aprendeu vários instrumentos musicais quando ainda era pequena, por isso que a música está naturalmente presente nessa família.

Uma festa construída dentro de casa, com a ajuda dos pequenos, educa demais! Afinal, nada ou pouca coisa (o bom é melhor que o ótimo!) deveria cair pronta na frente da criança. Tudo nessa vida demanda trabalho e é bom que elas aprendam a lição desde cedo, mas para conseguir esse esse tipo de experiência é necessário que os pais abandonem o perfeccionismo. O posicionamento milimétrico dos quitutes? O ponto ideal(izado) do brigadeiro? A variedade de elementos decorativos?   O calculismo do Obama na hora de carregar o paletó? SEPULTE-OS!

Anine é educada, centrada e absolutamente chique. E tão verdadeira! Ela preparou para sua filha Bianca uma festa linda e caseira para comemorar os 4 aninhos. Uma exemplar vida simples numa família de excelente situação financeira. Ter bons princípios muda tudo!

Obrigada, Anine. É pelos frutos que conhecemos a árvore. Só me resta dizer que sua Chanel não é mesmo ostentadora.

 
 
 
 
 
 
 
 
Nota: certa vez alguém criticou uma toalha barata plástica por estar amassada (veja aqui), portanto eu afirmo que senti vontade de soltar fogos de artifício por conta dessa jarra de plástico que está na mesa. A jarra reflete a atitude de quem não precisa provar nada para ninguém! Está lá porque a vida de verdade é assim.

Links: Instagram da Anine (@aninebing). Blog. Loja. Festa. E o bolo (feito por uma profissional porque a mãe não quis madrugar para fazer o bolo!). Siga esse exemplo!


(Como assim? Ela fez uma festa linda e não passou a noite acordada? Pois é...)

18 comentários:

  1. Até chorei. Se continuar a escrever tão bons textos assim meu emocional Não aguenta. Mas a jarra me fez parar com o choro e mijar de rir. Kkkkk Amei! Bjuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha. Compartilha com as colegas, Renata! Obrigada pelo comentário, amiga! Você sempre me surpreeende. :*

      Excluir
  2. Luana, que texto fabuloso!!! Você definitivamente me representa!!! A festa da Anine arrasou hein? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ione! A sua realidade não é facilmente representável! Sendo assim, fico contente com o elogio, viu? Ah, sem cometários para tanta beleza nessa festinha (beleza de verdade!)...

      Excluir
  3. "A jarra reflete a atitude de quem não precisa provar nada para ninguém! "...pronto, falou tudo! ótimo texto, mais uma vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um detalhe que ensina tanto, né, Gabis? Um beijo e obrigada pelo comentário!
      :*

      Excluir
  4. Lu, escreve pra sempre?

    Que coisa mais linda essa festa! Aconchegante, cheia de amor e nada ostentadora. Quem me dera poder fazer festa em casa desse jeito! Por enquanto contento-me com uma festa no salão do condomínio.

    Agora, minha amiga, 60 nomes de convidados?? Te digo que atualmente festinhas têm pra lá de 100!

    Outra coisa: a carapuça me serviu, rs. Preparei tantos detalhes na festa... Mas te digo que amo preparar! Adoro craftices e adoro fazer cada detalhe. Quando arrumei a mesa do aniversário de Artur, pensei: Caraca! Que lindo! Tudo saiu da minha mão! Gosto muito dos detalhes.

    Um beijo e obrigada por escrever textos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, a nossa casa está dentro de nós. Obviamente o espaço físico onde dormimos tem lá a sua importância, mas essa festa pode ser feita em qualquer lugar que não tenha muita interferência artificial. Os laços familiares são internos! Quando decoramos demais, com muitos detalhes, corremos o risco de termos a festa sendo lembrada por conta de decoração acima de qualquer outra coisa, o que coloca as relações humanas numa posição de inferioridade. O espaço fisico tem o poder de diminuir ou aumentar o relacionamento e nunca desprezarei isso nos meus posts.

      Se os seus detalhes não lhe escravizam, não os abandone, lembrando sempre de dosar para não causar a interferência excessiva. Obrigada a por tudo, Dany! Um beijão.

      Excluir
  5. Em qual agência de publicidade você trabalha, Luana?

    Amei seu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou!

      Não existe nem agência aqui em Cornélio Procópio! kkkkk

      Beijos!

      Excluir
  6. Luana,

    Linda festa! Aqui estamos nos preparando para mais uma, no final de abril!

    Desta vez, tudo medieval! Já fiz os convites, agora estou testando as caixinhas da lembrança! Se der certo, vai ser um castelinho... mas estou apanhando da impressora!

    Nosso barato é fazer as coisas pra criançada curtir! São 27! Correria... Mas no final é tão bom ver a bagunça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Debora, os temas que seu filho escolhe são os melhooooores! Da para fazer brasão de feltro para prender na roupa das crianças, cinturão de feltro, usar e abusar da flor de lis!

      Você está usando a Silhouette ou a impressora normal? Você quer compartilhar aqui no blog como tem sido o seu planejamento?

      Que turminha numerosa!!! Maravilha!

      A sua capacidade de contruir boas memórias é indiscutível.

      Um beijo!

      Excluir
    2. Ai, Debora, os temas que seu filho escolhe são os melhooooores! Da para fazer brasão de feltro para prender na roupa das crianças, cinturão de feltro, usar e abusar da flor de lis!

      Você está usando a Silhouette ou a impressora normal? Você quer compartilhar aqui no blog como tem sido o seu planejamento?

      Que turminha numerosa!!! Maravilha!

      A sua capacidade de contruir boas memórias é indiscutível.

      Um beijo!

      Excluir
    3. Luana,

      Impressora normal. Hoje estou cortando (felizmente consegui corrigir o que estava dando errado!).
      A festinha vai ser na escola, como sempre. Por isso o número de crianças é alto! Mas eles fazem um dia especial, tem o parquinho, é bem bacana. E evita que ocorram exageros, a própria escola cuida para que ninguém faça nada faraônico.
      Quando estiver com as coisas mais adiantadas, mostro pra vc!

      Excluir
  7. Luana promete que vai escrever pra sempre???? Sempre é preciso da sua dose de bom-senso! Vc me inspira! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, você também me inspira! Não posso escrever para sempre, mas pretendo escrever por muito tempo ainda, com a graça de DEUS!!!
      Um beijo e obrigada por cometar!

      Excluir
  8. Simplesmente adorando seus textos, não tens ideias de como estão sendo importantes para mim, fazendo eu realmente deixar de lado a sensação que eu estou errada e que esse não é meu mundo. Me identificando muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, obrigada pela audiência, querida! Você é de Portugal? Aqui temos muitas leitoras da terrinha!

      Obviamente você não está errada. Preservar o valores familiares não é uma tarefa fácil, mas juntas somos mais fortes!

      Um beijo e volte sempre!

      Excluir