24.8.14

documentário chocante que mostra como é anormal morar em Alphaville!

Assista, no Vimeo, ao documentário "Alphaville - do lado de dentro do muro", da espetacular diretora Luiza Campos, para entender o amplo estrago que um condomínio fechado faz na vida das famílias que ali moram. Um filme extremamente bem feito, profundo, daquele tipo que muda nossa perspectiva de vida, deixando claro o perigo da vida isolada e artificial. Todos os pais, governantes, engenheiros e arquitetos do mundo deveriam assisti-lo!

 A situação é séria! Você consegue imaginar crianças que têm tanto medo da vida que se apavoram (isso mesmo!) numa simples visita à Galeria do Rock?

Destaco a alegria dos pequenos que não estão dentro do muro: como são leves, educados e felizes! Eu moraria com a minha família naquela comunidade que mal tem reboco nas paredes, porém seria livre para lavar o carro na rua e deixar naturalmente a porta de casa aberta! A leveza de vida daqueles que não têm outra opção de moradia, jamais será vivenciada por quem paga para viver num campo de concentração.

Liberdade, você é tão valiosa!

"Alphaville é um recorte do estilo de vida do lado de dentro do muro. O retrato de um Brasil cercado, onde supostamente é mantido longe o perigo, as interações indesejadas, todo tipo de movimento, heterogeneidade e imprevisibilidade das ruas. Morei por dois meses em um dos 30 condomínios fechados da região de Alphaville para fazer o documentário. Este filme foi produzido em parceria com a TV franco alemã Arte/ZDF."
 Luiza Campos

2 comentários:

  1. Luana, para quem fez seu TFG sobre Apropriação do espaço público e pegou como estudo de caso a atual cracolândia em São Paulo, e morou mais da metade da vida no centro da cidade de São Paulo (inclusive na atual cracolândia, quando nos anos 80 eu e meus amigos podíamos brincar na rua e andar de bicicleta na av são joão), que que eu posso dizer desta opção de morar em uma cidade de mentira? No mínimo bizarro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não pode viver na cidade real, melhor achar outro local para morar que seja de verdade, sem muros. É muita vaidade e maldade enfiar a criança num local como esse por não querer enfrentar a realidade. Bizarro é pouco!

      Isso para mim nem é opção!

      Um beijo!!!

      Excluir