18.6.14

copa do mundo da elite (aham!)

Eu até queria acreditar que isso é mau jornalismo da Folha, uma reportagem ruim isolada, mas eu seria bem IDIOTA! Eu tô pouco me lixando para esses rótulos classistas, seja elite, pobre, classe média. Moro numa cidade onde inexiste essa luta de classes descrita pela mídia! Ontem estávamos todos na praça Brasil, nos relacionando muito bem, sem problemas do tipo "minha camisa é FIFA, a sua é do camelô". Quando você mora num lugar onde não precisa de segurança extra para frequentar uma simples praça, você acaba descobrindo que o problema não é ser pobre, nem rico, mas ser separado em grupos por motivos ideológicos e/ou de má administração pública, o que NÃO ocorre aqui. Meu filho estava feliz demais, torcendo pelo Brasil e comendo sukiyaki.

Como eu já disse milhões de vezes, não existe doença alguma por comprar algo caro porque você acha bonito, útil ou divertido. O problema só existe quando as escolhas são feitas para o exibicionismo puro e simples (reflexo do complexo de inferioridade muito bem plantado pelo marqueteiro) - a tal ostentação.

Não é condenável morar em condomínio fechado, desde que você busque nessa escolha a possibilidade de ter mais qualidade de vida, apesar de ser um lifestyle completamente artificial, penso eu. O embaraço aparece quando você escolhe uma vila murada apenas para fazer parte de um determinado grupo, para ostentar.

Essas festas da Copa do Mundo da reportagem são cafonas ao cubo (com muita gente ostentadora, rica ou não!), mas isso não me dá a permissão de dizer que quem usa óculos Gucci, não pode estar descontente com a Dilma. Que paralelismo cretino!

Obrigada, meu DEUS, porque eu não moro em São Paulo! Obrigada, afinal aqui não existe festa para cobrar 10 mil reais por uma mesa, e, consequentemente, não temos sopa para moscas, ou seja, falta inspiração para jornalistas tendenciosos.

A vida ainda pode ser bem boa no Brasil, com pessoas usando Gucci original, e outras com uma inspiração baratinha do camelô. E dividindo alegremente a mesma calçada.

:)

4 comentários:

  1. Luana,

    Li a reportagem e posso dizer que grande parte das matérias relacionadas à Copa, Dilma, Fifa e estádios têm sido medíocres e/ou tendenciosas. Neste caso, eles procuraram as pessoas mais cafonas e vazias para mostrar "elite" (palavra que eles adoram usar) como um bando de idiotas e alienados, o que não é verdade.

    Culpam a "elite branca" (palavras do colunista e "useful idiot" Juca Kfouri em texto recente) pela vaia que Dilma tomou, mas esquecem de dizer que ela cansou de ser vaiada em canteiros de obras antes do Mundial.

    Não tenho participado de nada. Não gosto de futebol, nunca gostei, e essa Copa é para ser assistida de preto ao invés de verde e amarelo.

    Sei que os jogadores não têm responsabilidade nenhuma sobre o que o governo fez, a corrupção, os estádios de 1 bilhão de reais cada, as obras prometidas e não entregues. Por outro lado, acho que uma vitória do Brasil faria com que as pessoas lidassem com esses problemas de uma maneira mais branda, do tipo "Roubaram, mas o Brasil ganhou, até que valeu a pena". Querendo ou não, a população ficaria mais benevolente.

    Torço enormemente para que o Brasil não seja campeão nesta Copa. Gostaria que saísse logo para acabar com esse circo o mais rápido possível. No final, os palhaços somos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu fiquei até tonta ao assistir aquele vídeo!

      1) Escolheram mesmo a pior festa da Copa, com a futilidade no nível máximo;

      2) A edição mostrou o mesmo apito dourado e a mesma garrafa de espumante umas 52852488 vezes. Ficou óbvia a má fé!;

      3) Quem são aquelas pessoas? Por acaso tinha ali algum mestre, doutor, astronauta, representante da FIESP ou a filha do banqueiro? Obviamente não!

      Eu duvido que o Brasil seja eliminado logo, mas que estou torcendo para isso, ahhhh, como estou!!! Por "rouba, mas faz", por uma diferença enorme no resultado das urnas... por vários motivos.

      Depois do episódio da Dilma nervosinha por ter sido xingada, eu acredito mesmo que eles estão preparando mais algum truque além dessa manipulação claríssima da mídia.

      A verdade é que se tivessem distribuído ingressos FIFA só para os cadastrados nos programas sociais do governo, a presidentA teria escutado a mesmíssima coisa na abertura da Copa. Ela esquece que essa maravilhosa divisão de classes que eles tanto defendem, não funcionará nunca no futebol. Acho pouco!

      Sim, somos palhaços! Só que já tem gente pulando fora do circo! Aqui são mais de 50 grandes empresários encerrando os negócios no Brasil e transferindo todo o Know-how e patrimônio para o Paraguai! Veja bem: P A R A G U A I! O mais interessante é que eles estão amando a produtividade da indústria (baixíssimo tunover) , o povo paraguaio, a qualidade de vida, e não querem voltar para o Brasil nunca mais.

      Vai faltar Paraguai para tanto brasileiro!

      Beijos, querida!

      Excluir
  2. Essas festas não representam a minha cidade. São Paulo é um lugar muito melhor que isso. A maioria dos frequentadores desses lugares retratados na reportagem nem paulistano é! Na época da Copa tinha todo o tipo de lugar para se frequentar: gratuito, pago, com muita gente e pouca gente. Para todos os gostos e bolsos. A Folha e as opiniões grosseiras sobre a minha cidade natal são infelizes. Amo minha cidade. Graças a Deus moro aqui. Conheço muita gente que veio de tantos lugares do Brasil e nem pensa em ir embora. São Paulo também é lugar de amor e simplicidade. Meu coração mora aqui.

    ResponderExcluir
  3. Eu morei em São Paulo, na Dr. Homem de Mello (Perdizes), mas viemos literalmente fugidos para o Paraná por conta da violência. Nossa vida virou uma loucura aí, pena que não posso relatar porque envolve outras pessoas da família, mas te digo que foi barra pesadíssima.
    Eu amo meus amigos de São Paulo e nenhum deles vai nesse tipo de ambiente. Acho mesmo que essa festa não representa nem a "elite", nem a cidade, nem meus amigos, nem o povo paulistano. A Folha é uma vergonha. Não honra no nome estampado na capa. Um beijo!

    ResponderExcluir