14.2.14

hora de repensar as festas infantis com essas imagens super inspiradoras!

Tem hora que o blog parece samba de uma nota só, né? Enfim, sou chata mesmo.

Se fosse para descrever aqui o motivo para algumas fotógrafas amigas detestarem eventos infantis (algumas não fotografam nem pagando o triplo de uma "sessão família"), é justamente porque muitas mães não sabem valorizar a infância, nem mesmo optar pelo belo simples.

Não existe nenhum lugar no universo mais interessante que a casa da criança para um fotógrafo. Não acredito que seja possível criar um outro cenário que possibilite a captura perfeita da essência familiar, do íntimo, da parte que mais emociona.

A desculpa dos pais são interessantes, incluindo:

"Meu filho é sempre convidado para festas do balacobaco. Ele quer uma igual. Vai ser assim, afinal o que faço do meu dinheiro é problema meu!"

"Meu bebê ficou 2 meses na UTI neonatal, portanto a festa de 1 ano tem-que-ser inesquecível. Fizemos uma poupança para isso!"

"Ele é tão comportado, merece a festa mais linda do mundo! Não pouparei esforços!"

"O que meus amigos pensarão da decoração por fazer da minha residência?"

"Conforto é fundamental na hora de receber os convidados. Não tenho espaço para 180 pessoas."

"Se for para fazer algo simples, prefiro fazer só na escola."

"Aniversário sem luxo é coisa de pobre! Meus convidados merecem tudo o que meu dinheiro pode pagar!"

"Se eu não encomendar os nossos vestidos, para o aniversário de 1 ano da minha filha linda, na estilista famosa de noivas, não serei tão elogiada na roda de amigos!"  (Essa situação só é corriqueira aqui em Londrina, rsrsrs)

Valores confusos, cultura de ostentação, traumas... São muitos os motivos para as mães brasileiras não optarem pela festa abaixo.

Já abordei sobre isso em várias outras publicações, mas não custa repetir, não é? O melhor para as crianças jamais será o mais caro, o da moda, o esteticamente perfeito, feito pela melhor decoradora de festas do mercado infantil!

Festejar é ensinar para seu filho, através de um simples bolo, que o mais importante é compartilhar sorrisos sinceros, se alegrar, amar todas as pessoas independentemente do que elas possam oferecer de presente de aniversário!

O que realmente importa? Ele veio ao mundo para ser um boneco com tênis Prada para ser exibido no seu colo? Não seria isso uma vida sem propósitos?

É saudável criar um alto padrão de consumo na infância? Será que seu filho não se tornará um adulto extremamente frustrado porque não conseguirá manter o mesmo nível de ostentação, e ainda por cima, pensará que a vida começa e termina nisso? 

A festa abaixo foi publicada no blog Parangolé (amoooo esses descartáveis de papel!) com o seguinte texto:

"A Tereza é assim, bochechuda e linda! Fez um aninho muito bem comemorado em casa. Só com família e amigos queridos. A casa ficou colorida e aconchegante. Como a maioria dos convidados era "menor de idade" o bolo foi de chocolate mas sem muita cobertura e os docinhos vieram mais para enfeitar a mesa."

Precisa mais que isso? Não posso imaginar nada mais íntimo, com essa atmosfera que só uma casa de verdade é capaz de oferecer! Suspiros...

 




16 comentários:

  1. Luana,

    Concordo com a questão da simplicidade, de não ostentar, não criar padrões altíssimos para as crianças. Sei que os pais não fazem isso por mal, mas vejo exemplos assim na minha família. Hoje são adultos inseguros porque não conseguem manter este nível e, se conseguem, é com muito custo, sacrificando o orçamento em nome de um status no mínimo duvidoso.

    Quanto ao seu comentário sobre o rolezinho, achei fantástico. Além de um texto muitíssimo bem escrito, concordo totalmente com a sua análise do que estamos vivendo no Brasil. Parece que estamos chegando num divisor de águas: tenho encontrado muito mais pessoas que pensam como eu, coisa que não via antes. Parece existir, enfim, um movimento contrário ao que está sendo implantado por aqui. Se vai ser suficiente para não sermos a próxima Venezuela em breve? Não sei, mas de um tempo para cá parece que esta realidade se tornou mais palpável.
    Parabéns pelo excelente texto. Este, sim, merecia estar no lugar daquele que vc tinha publicado antes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, eu tento alertar sobre o futuro. Nossas escolhas de hoje podem gerar um filho adulto inseguro, com necessidades fúteis que criam situações complicadíssimas!

      Sobre o cenário podre brasileiro, talvez você encontre ainda mais pessoas que tenham a nossa compreensão, mas são um número suficientemente pesado para provocar uma mudança grande? Um grupo ágil que não deixe o Brasil se tornar uma Venezuela? O que fazer para convencer a massa comprada com bolsas-isso bolsas-aquilo? Eu queria ser tão otimista quanto você. Não acho nem palpável! Com o cenário tenebroso que estamos enfrentando desde o ano passado, especialmente de Outubro/Novembro para cá, mudei de planos. Hoje concentro mais energia para conseguir um green card! Antes eu pensava em passar uma temporada nos EUA, talvez uns 4 anos para um doutorado. A cada dia choro mais pelo meu país, todavia como permanecer morando aqui com uma presidente gerrilheira reeleita? Nossa vida é uma só, portanto temos que fazer o melhor para os nossos filhos, sempre! Sonho dia e noite com uma realidade melhor, sem precisar pagar imposto para sustentar nababos esquerdistas, pessoas que acreditam ser minoria x, minoria y! Afff, o tal do "politicamente correto" veio para acabar com a liberdade! Estou exausta, de verdade. Essa mania que o Estado tem de querer substituir a igreja, acaba criando esse monte de injustiças que vemos todos os dias. O Estado não tem competência para selecionar quem merece ser ajudado... resultado: a bandidagem agora tem como conseguir dinheiro dentro da lei!!!! Não dá mais para ver isso e ficar calada!

      Talvez eu publique aquele comentário...rsrsrs. Pensarei no caso.

      Beijos!

      Excluir
  2. Lindo, simples, de bom gosto! Quero "tudo isso" para minha Aninha Luuu! Tudo de simplicidade, valores, vida, família, carinho sincero daqueles que nos rodeiam e realmente nos amam, enfeitando nossas vidas. Presentes? Presenças valiosas que dinheiro algum compra: Minha fada mãezinha, meu papai japa, meu único irmão sapeca, meu esposo tdah (hahaha), amigos queridos que me aguentam, e claro, uns tecidinhos de algodão que circulam pelo meu atelier...rsrs Parafernalha me sufoca! Criança nem liga, adulto que coloca na cabeça dos pequenos. Consumo que não preenche lacunas, abre muitas! Criança gosta de atenção. Não de painéis cafonas, docinhos de casamento de tão chiques kkkk Ai eu sou de outro planeta meu Deus... Por sorte, minha mãe, pai, marido também vieram de lá. Planeta Zorg, muito feliz obrigada. Ótimo texto, para variar ne dona Lu...Amei. Bjo e tá convidada para a simplicidade da festa de um aninho da Ana já. Há!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh, eu também me sinto sufocada com tanta porcaria que os adultos inventam. Acho IMPERDOÁVEL um orçamento milionário para uma festa infantil! Não tem problema gostar de luxo, carro importado, viagem internacional.... Mas será que ninguém compreende que a festa de aniversário da criança não é lugar para ostentação? Que isso entra na cabeça dos pequenos e pode fazer um estrago considerável? Sobre os docinhos de casamento na festa da criança, não entendo!!!! O que um doce de nozes faz na mesa das crianças? NOZES que tem um potencial alérgico absurdo! Pra que colocar o brigadeiro num pote minúsculo que exige uma coordenação motora fina que as crianças pequenas sequer possuem? Ninguém pensa em nada! Ligam no automático e vira essa monstruosidade que está exposta nos blogues todos.

      Eu quero muitooooo pegar logo a Aninha no coloooo!!!! Socorroooo!!!!!

      Você é uma mamãe de ouro, em extinção, Suzue! Um beijo!

      Excluir
  3. Luana,

    Par te deixar com mais raiva, video da Marilena Chauí... se é que vc ainda não assistiu!

    http://www.youtube.com/watch?v=k6hI2iIVy9Q&feature=em-share_video_user

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro ao certo qual foi o mês que tive a felicidade de assistir esse vídeo! Felicidade porque é com ele que eu divulgo o ódio eterno do PT em relação à classe média que ELES separaram. As pessoas do auditório são da FIESP? São cadastrados no Bolsa-vagabundo? Então são o que? Classe Média, kkkkk. É tanta incoerência que só posso rir!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olha, tinha perdido o link do seu blog, que achei fantástico qdo conheci, falando de festas simples, como gosto de fazer...
    Se é possível um jabá, te linko duas festas total homemade, simples e BARATAS!!!
    bjs
    Thaty
    vou add no Feedly para não perder mais!
    http://blogfestadepapel.blogspot.com.br/2012/09/uma-festa-para-boneca-valentina.html
    http://www.bebecarbonozero.com.br/blog-do-bebe-carbono-zero/hoje-e-dia-de-valentina.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que você voltou!!!!! Fico feliz com a sua empolgação... Isso sempre nos motiva! Um beijo!

      Excluir
  5. Perfeita colocação, tanto sobre as famigeradas festinhas, quanto ao seu posicionamento político, parabéns! :) Acabei de fazer uma festinha para minha filha cujas perspectivas foram saindo dos limites, quando a festa acabou, deu uma ressaca moral, ao meio de tantos presentes e papéis, os próximos aniversários dos meus filhos serão bem menores, com certeza, importa O QUE importa, sem stress, poluição e gastança de dinheiro desnecessária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tânia! Gostei tanto do seu comentário que o citei no post do Dadada. Isso mesmo: vamos gastar nosso pouco tempo aqui na Terra com O QUE IMPORTA. Um beijo!

      Excluir
  6. Muito legal essa reflexão! Achei seu blog agora, pelo post feito no Dadada e estou amando! Fiz uma grande festinha de 1 ano pra minha filha (economizando muito) e cheguei aos 6.000,00. Valeu pois EU queria fazer, queria comemorar e antes de mais nada, valeu pra eu mudar de pensamento sobre festas! Fiz os 2 e 3 anos em casa, 12 pessoas, só a família. Coloquei um pouco de tema pq ela queria e o sucesso foi incrível! Minha filha me ajudou com a arrumação da mesa, em enrolar os brigadeiros, uma verdadeira festa antes da festa! O impacto foi o mesmo, nós nos divertimos, ela se sentiu especial, temos fotos e pronto! Na escola eu amo pq é bem simples... Eles pedem bolo e cobertura separados, as crianças cobrem o bolo, cantam parabéns e lancham com os amiguinhos! Sem ostentação, com alegria, com cara de criança! Amo!!!! Com minha segunda filha, vou fazer seu 1o aninho num parque, para 30 pessoas apenas, família e poucos amigos, e vai ser uma festa linda, com charme e graça e cara de criança! Bjs e obrigada pelo seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarissa! Você fez uma grande coisa que é admitir que a gastança serviu como experiência, como parâmetro de comparação. Muitas mães dormem um sono profundo, portanto não podemos esperar a mesma atitude de todas. É importante escolhermos o que é melhor para a criança, sempre! Meu filho também pensa que o dia dos preparativos é uma festa! Ele ainda não consegue compreender a diferença que só existe na cabeça dos adultos. Ele é que está certo!!! Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Excluir
  7. Luana! Descobri hoje o teu blog e estou adorando! Concordo com tudo que escrevestes neste post.... é uma loucura o ponto que as festas infantis estão chegando! Este ano meu filho completa 1 ano e quero fazer uma festa pros amigos próximos e família.. vai ser complicado deixar algumas pessoas de fora, mas acho que é assim que deve ser! Também tenho um blog sobre maternidade, se quiseres conhecer é o mamaqueen.com.br! Bjos e voltarei sempre aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Desculpe a demora para responder. É só evitar usar o nome "festa". Quando for postar no FB (caso você faça esse tipo de compartilhamento), escreva "uma comemoração pequena, coerente com meu ainda pequeno filho", E coisas mais explicativas, como dizer que na pouca idade dele, estressa a presença de tantas pessoas, e infelizmente você não pode convidar todo mundo que gostaria. Estou indo agora lá. Um beijo!

      Excluir
  8. Luana! Descobri hoje o teu blog e estou adorando! Concordo com tudo que escrevestes neste post.... é uma loucura o ponto que as festas infantis estão chegando! Este ano meu filho completa 1 ano e quero fazer uma festa pros amigos próximos e família.. vai ser complicado deixar algumas pessoas de fora, mas acho que é assim que deve ser! Também tenho um blog sobre maternidade, se quiseres conhecer é o mamaqueen.com.br! Bjos e voltarei sempre aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Desculpe a demora para responder. É só evitar usar o nome "festa". Quando for postar no FB (caso você faça esse tipo de compartilhamento), escreva "uma comemoração pequena, coerente com meu ainda pequeno filho", E coisas mais explicativas, como dizer que na pouca idade dele, estressa a presença de tantas pessoas, e infelizmente você não pode convidar todo mundo que gostaria. Estou indo agora lá. Um beijo!

      Excluir