17.9.12

descartáveis de papel: confabulando

Já falei aqui algumas vezes sobre o uso dos descartáveis nas festas em geral, principalmente nas infantis. Com essa onda INFELIZZZZZZZZZZZ de personalizados para as festinhas (e dá-lhe embalagem nova para todas as porcarias industrializadas), vejo como obrigação mostrar algumas opções que não escravizam o bolso, nem saturam a mesa de repetições sem fim.

É muito interessante a falta de critério das mamães quando uma moda entra no Brasil com tudo. Da roupinha da criança até a capinha que reveste o bis, tudo segue um padrão, seja de estampa, de cor ou das duas coisas ao mesmo tempo. Veja bem, eu não sou contra combinações harmônicas, até penso que fica bem mais interessante se a roupa do aniversariante for de uma cor vibrante (para transmitir alegria), e necessariamente complementar da cor predominate da festa. Isso é algo uma pouco complicado porque as escolas ignoram a Teoria das Cores, então a mamãe acredita que a mesa cor-de-rosa fica linda com a criança igualmente de vestidinho cor-de-rosa. Nem sempre.

Felizmente o mercado brasileiro está disponibilizando muitas opções de descartáveis para festas, com uso inteligente de cores e ilustrações, e sem personagens de desenhos animados. As opções são tantas (liiiiiiindas!), que já é possível montar uma composição bem interessante, misturando itens de fabricantes diferentes.

Se a festinha for em casa, a regra de ouro é usar as louças para os adultos, e os descartáveis para os pimpolhos. Se for necessário, alugue louça para os seus convidados. Os buffets pequenos, de bairro, constumam oferecer o básico por um preço bem interessante.

Uma marca nova no Brasil, sofisticadíssima, é a Confabulando. Note que na mesa abaixo, a decoradora misturou o prato de plástico amarelo comum com alguns itens dessa empresa. Mesmo existindo os pratinhos na mesma estampa, ela preferiu uma cor vibrante (amo amarelo!) para tornar a composição mais interessante. Meninas, por favor, não é porque a empresa vende copo, prato, guardanapo, toalha de mesa,  jogo americanos e pins com a mesma estampa, que vocês usarão tudo ao mesmo tempo! Não existe essa obrigação, não! Misturar requer um pouco de prática, mas não precisa quebrar tanto a cabeça... é SÓ uma festa de criança, rsrsrs.

Os itens da Confabulando são sempre para 20 pessoinhas. Por enquanto só existem duas coleções: a Jardim das Borboletas (design da Dri Palheiros) para as meninas, e a O Circo que é unissex. A primeira é rômântica, combina com bonecas, estórias de princesas e jardins encantados. A segunda é a minha preferida porque a composição da coleção é bem complexa: mistura formas e cores lindas, numa harmonia perfeita. Dá para usar a coleção O Circo inteira no mesmo aniversário, porque não existe uma ilustração rígida repetida nos itens.

Dica maravilhoooooosa para facilitar a vida das mamães que precisam decorar a escola em 5 minutos. Ah, não custa escrever que aqui no blog nós não concordamos com o uso da borracha E.V.A, estão lembradas?

Parabéns, Valeria e Luciana! Também sou uma inconformada!





Esse post não é publicitário.

5 comentários:

  1. Nossa, que monte de itens fofos!!!! eeu não conheço essa marca, já divulguei o post no meu Face.
    Você tocou em duas questões delicadas, os personalizados e o e.v.a... eu já fiz as duas coisas mais agora estou procurando opções menos trabalhosas e com mais responsabilidade ambiental... O post caiu com uma luva, rsrsrs.

    Beijinho da Ju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, obrigada por divulgar no Facebook!

      A gente aprende com os erros que muitas são apenas excessos, faz parte da vida. Não precisa de muita coisa para comemorar a festa dos pitocos, basta caprichar nas brincadeiras e comidinhas bem feitas.

      A Confabulando é um charme só. Muito orgulho!

      Um beijo!

      Excluir
  2. Muito pertinente a postagem, ainda bem que estão surgindo no mercado opções como essas de muito bom gosto e livres de personagens. Eu confesso que sou fã de uma boa papelaria, acho prático decorar com papel, as possibilidades são infinitas, só não gosto do exagero. Acho válida a idéia da papelaria personalizada quando é para enfeitar alguns itens da festa (como no caso das fotos da postagem) e não para tornar atrativas porcarias industrializadas, mudando o rótulo, mas não a essência do que é servido, quando as comidas são caseiras e gostosas, a papelaria termina sendo a cereja do bolo e não a protagonista ( a foto dos cupcakes dizem tudo). Mas realmente o segredo de uma boa festa está nas brincadeiras, nas comidinhas bem feitas e a simplicidade ajuda a dar o clima aconchegante que faz daquele momento especial. Realmente não precisa de muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marília!!! NÃO SOU CONTRA (em caixa alta só para destacar, não estou gritando) o uso de personalizados. Você senta no computador e pode mudar a aparência de uma mesa com apenas 2 folhas de itens impressos. O problema é o exagero! Sim, encapar industrializado não faz dele algo legal, né? Continua sendo um industrializado, só que mascarado, rsrsrs.

      Decoração infantil protagonista é tão anos 90, né? rsrsrs

      Verdade! O capricho e a simplicidade são fundamentais na vida, não só nas comemorações! :)

      Um beijo!

      :*

      Excluir
    2. Oi Luana,
      Eu já sabia que você não era contra, por conta das postagens antigas. ;)
      Mas também sabia que você não gosta dos exageros e concordo plenamente. É porque também tem gente que só falta "personalizar" o papel higiênico do banheiro da festa e acha isso o máximo. rsrsrsrsrs
      Nossa, quando as pessoas vão superar os anos 90 mesmo???rsrsrsrsrs
      Beijos!!!

      Excluir