13.6.11

amamentação não é para machistas!

Olá, meninas. Acho que vocês notaram que rolou uma postagem mega coletiva a favor da amamentação e fiquei de fora. Fiz um post sobre o assunto lá no Casarei, com fotos lindas de uma noiva espetacular amamentando sua daminha-filha...

Depois de anos blogando, juro que fiquei pra lá de surpresa, então resolvi expressar aqui a minha opinião sobre essa onda contra a amamentação que está invadindo o Brasil. É um movimento importado dos Estados Unidos que vai na contramão do que é normal desde sempre.

Primeiramente, acredito que a maioria das mulheres não tem uma mente preparada para amamentar. Queridas, não é fácil. Bico rachado não é nada... O pior é escutar frases inesperadas e machistas de amigas. Aliás, esse é um dos lados "negros" da vida de mãe e que nunca postei aqui.

(A maternidade revela rapidamente quais são os seus amigos reais. Isso dói como atravessar o coração com faca.)

Segundo, não conheço meia mulher que tenha pensado nos detalhes sobre como amamentaria o filho antes que ele estivesse em seus braços (em relação à exposição dos seios). Puxa, eu sempre encarei a maternidade como algo natural, e nunca levei em consideração paradigmas criados por mentes doentes que não conseguem ver seios como uma mamadeira criada por Deus. Ou seja, nunca me preocupei em mandar bordar paninhos para esconder minhas peitolas, afinal, se todo mundo usa decote até o umbigo, biquinis (sem citar os seios ao relento nas escolas de samba); porque alguém implicaria com meu peito enorme que chega até o pé, parcialmente exposto (um de cada vez, é claro!) para o meu filho saciar sua fome?

Aqui no Brasil, enquanto as peitolas ficarem expostas em qualquer lugar (muito mais do que quando amamento o meu filhote), não irei procurar um cantinho fofo ou um paninho (que meu filho tacaria longe!) para amamentar. Meu filho PRIMEIRO... sorry, machistas infelizes.

Com a onda machista revelada recentemente - seios à mostra só são aceitos para o prazer sexual do homem-, muitas ficarão com receio de amamentar em público. Isso é óbvio. A encomenda dos malditos paninhos será praxe.
Calma aí que vou tacar fogo em paninhos na praça.

E olha só o Samuel se afogando no leite:
Foto by Ber Sardi.

18 comentários:

  1. Parabens pelo Post!
    Amamentar nao 8as vezes)é fácil, pelo menos no comeco. Exige paciencia e muita vontade de continuar tentando.
    Mas o esforco vale a pena. As vezes nao funciona, nao ha leite ou surgem outros problemas.. Tudo bem, há outras solucoes e o Baby pode ser feliz igual. Mas vale a pena tentar. A hora da amamentacao eh a hora mae e filho, só dois dois, um momento muito bonito. Mas eu prefiro me recolher, num canto mais calmo, do que amamentar no meio de uma festa. Me sinto mais confortavel, nao por vergonha de mostrar os peitos, mas pelo prazer de ter meu filho nos bracos, e para isso, gosto de um cantinho tranquilo..

    Parabens pelo post, e viva as mamaes que pelo menos tentam amamentar!

    ResponderExcluir
  2. Lu, eu adorei esse post. É um tema sobre o qual eu pensei pouco na vida, porque minha mae nunca teve leite. Passei a pensar mais qdo vi minha melhor amiga com bebe, mas mesmo ela teve que parar depois de ser internada por causa de mastite (!!) e, depois disso, o leite tambem secou. Acho bizarro que isso seja polemica, nunca foi para ela pelo tempo que ela amamentou, ainda que curto. Eu nao sou de ficar reparando, mas nunca me incomodei com maes amamentando e nao imaginava que isso rolava dessa forma no Brasil. Paninho pra cobrir? Ah se for comigo! Vai ter barraco! hahahahaha Beijo e parabens!

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma coisa pra dizer: PERFEITO!!!
    Amamentar é um ato de amor e está sendo banalizado pelos ignorantes.
    Eu mesma já preparei um post sobre amamentação com meu filhote, só preciso apressar o post, rsrsrs
    Falta tempo amiga, ahaha
    Bjs e uma ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  4. só para completar - eu li agora os comentarios do post no Casarei, e concordo contigo - se a situacao nao permitir a intimidade, nao tem problema, amamento no meio do povao mesmo :) Meu filho merece comer na hora que ele deseja, e NUNCA no banheiro. E tambem nao gosto dos paninhos, gosto de ver o rostinho do meu fiho, e a troca de olhares durante o mamar :)

    ResponderExcluir
  5. @Bruna: Querida, nunca é fácil... mas o pior é o preconceito, não acha?
    Eu gosto de um canto calmo quando ele está disponível (e perto) para que meu filho não seja distraído pelos transeuntes e porque o silêncio aumenta sim a minha produção de leite. Mas a questão que toco aqui, é quando não temos muito o que fazer, seja porque a criança está aos berros, seja porque você está cansada, seja por não existir um outro lugar, etc etc.... qualquer motivo que a leve a amamentar em público, mesmo que essa não seja a opção mais agradável para o lindo momento de intimidade. Lugar perfeito é a minha cama.
    Depois que você leu o Casarei, entendeu o porque da minha revolta. Peitos incomodam até as que também os tem. Isso pra mim é algo incrível! Obrigada por comentar, querida!

    @jane: eu amei seu comentário lá! Num país como o Brasil, é tremendamente assustador que eu tenha que parar para escrever DUAS VEZES sobre a mesma coisa porque a revolta não cabe dentro de mim. Quando você tiver os seus filhos, verá que isso é mais natural do que aparenta. Amamentar é instinto. (Meu leite nunca foi suficiente. Sempre complementei com BEBELAC)

    @Elza: esse começo não dá tempo de postar muito, né? espero seu post.... boa semana para vc tbm!!!

    PANINHOS AQUI EM CASA SÓ SERVEM PARA LIMPEZA DOMÉSTICA.

    kkkkkkkkkkkkk

    Beijo-beijo em todas!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente!

    Mesmos com as peitoas balançando no carnaval o povo brasileiro é pudico.

    Viva a mamadeira de deus!

    ResponderExcluir
  7. @aline:no país do Carnaval, é espantoso. Aliás, é preciso repensar essa data também. Obrigada pelo comentário, Aline!!!! Viva a mamadeira de Deus!

    ResponderExcluir
  8. Amamentei meu filhote por 2 anos e meio na maior cara de pau ... quem se sentisse constrangido que olhasse pra outro lado e quem quisesse podia olhar por que foi a única vez que os vouyers de plantão viram meus seios.
    Sentava em qualquer lugar que estivesse ... mesmo no chão e dava mamar sem o menor estresse.
    Meu direito de mãe!

    ResponderExcluir
  9. @Lia: como eu disse, se precisar sair nua para amamentar, ok, eu topo! Meu filho PRIMEIRO. Ah, detesto hipocrisia... POrque no fundo a questão é de beleza (com viés sexual) mesmo, de não querer ver um seio enorme jorrando leite. Ok, olha pro outro lado então... rsrsrs.

    Também já dei de mamar no chão! rsrsrs Você está certa! É o direito do bebê e o nosso também...

    ResponderExcluir
  10. Luana, já tivemos a oportunidade de trocar umas ideias sobre o tema. Meu comentário lá no Casarei não foi suficiente pra expressar o tamanho da minha indignação, especialmente perante o machismo das mulheres em ralação ao tema, então eu complementei a indignação por e-mail, rs.
    Saber que existem mães como você, a Bruna, a Lia e outras me conforta profundamente, porque sei que quando estiver com meu filhote nos braços (no futuro, quando ele existir) saberei que não sou a única que se importa mais com ele do que com a opinião dos outros sobre meus peitos.
    Por fim, mamadeira criada por Deus foi a melhor expressão ever, hahaha...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Meninas, me desculpem, talvez eu esteja pensando assim por questionar se quero ou não ser mãe, mas estou muito incomodada com esta ditadura da amamentação.
    Eu nem sabia deste negocio de livre demanda mas não concordo com ele não... E alguns pediatras tb não, como me disse a Luana no Casarei... Cultura? Pode ser.
    Obvio q não vais amamentar no banheiro ou num cantinho obscuro, mas no meio do povão? Quer dizer que ser mãe é se abnegar de tudo?
    Não sei, acho que não será pra mim não...
    Mas é interessante ver as opiniões, as defesas, as contradições ..., é assim que vamos formando opiniões sólidas.
    Talvez não seja pra mim mesmo.
    Ah, odeio carnaval, mulheres-fruta, praia não frequento mesmo, e não gosto de qualquer exposição gratuita, seja do corpo ou não.

    ResponderExcluir
  12. Assino embaixo querida. Isso mesmo. Não tinha me atentado para o fato da exposição do corpo ser tão comum no Brasil e justo quando vamos amamentar as pessoas criticam e tem nojo, sei lá. Ainda amamento o Miguel, que tem 1 ano e 3 meses praticamente e como você, coloco a peitola para fora sem paninho algum! Saúde para vc e seu bebê.
    http://rodrigoemarcelleeobebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Danicrystal,
    ser mae nao eh deixar de ser gente, e muito menos abnegar tudo. Mas se uma mae deixar de amamentar seu filho na rua, ai sim ela pode dar adeus a vida - ela nao vai mais ir ao banco pagar as contas, nao vai mais ao mercado comprar comida, nao vai numa festinha com os amigos e nao sai pra jantar com o marido pq o baby nesses momentos com certeza vai ficar com fome. E se nao é para amamentar na rua, é melhor ficar trancada dentro de casa mesmo. Mas também nao dá para generalizar e falar que toda boa mae amamenta na rua no meio de todo mundo sem paninho nem nada - quem decide isso é a propria mae. Mas se ela se sentir a vontade, o direito é dela, é um momento lindo e que deve ser respeitado.

    ResponderExcluir
  14. Ei não sou mãe, ainda, mas se deus quiser vou ser. Só estou escrevendo pra dizer da minha surpresa sobre a existência dessa polêmica. Sério mesmo, nunca imaginei que hoje em dia alguém pudesse se sentir constrangido com uma mãe amamentando o seu filho....meu deus, que absurdo isso!!!
    Sempre achei tão lindo o ato e morro de vontade de fazer igual....
    Não sei se nunca reparei, mas pelo menos na minha família ( e olha que sou de família mineira, com muita gente mais velha) nunca havia escutado sobre tapar os peitos para amamentação ou se esconder....

    ResponderExcluir
  15. Que foto linda, Luana. Eu concordo tao plenamente com você!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Amamentar é tudo de bom !! Sinto saudade de quando amamentava minha filha.
    Eu nunca tive problemas em amamentar minha filha em lugares públicos e acho que se alguém se incomodar, é só não olhar !!

    ResponderExcluir
  17. Lu, eu sou médica de família num posto de saúde e com isso, atendo muita criança recém nascida depois de ter feito o pré-natal todo da mãe. Já começo a falar dos benefícios da amamentação (que são inúmeros tanto pro bebê quanto para a mãe) desde a primeira consulta de pré-natal. Muitas vezes consigo fazer comque elas mantenham o aleitamento exclusivo até pelo menos os 4 meses (quando a maioria tem que voltar a trabalhar) mas algumas ainda são resistentes, seja pela influência da família, da mídia, por comodidade ou vaidade...
    É triste mas este é um assunto no qual devemos tocar sempre.
    Parabéns!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Estou apaixonada pelo blog, preciso trabalhar e não consigo sair daqui!

    Eu amamentei. MUITO. Tinha litros e litros de leite dentro de mim. Ia tomar banho e lá estavam três jatinhos de leite de cada seio. Amém. GRaças a Deus. Sou a favor da amamentação prolongada, da cama compartilhada, do colo. Tudo em livre demanda. Meu filho mamou, mamou mesmo nunca me usou como chupeta, até 3 anos e 8 meses. Exclusivamente até 6 meses. E foi gordo, gordo de saúde. Com seis meses ele pesava 9,990. SÓ COM LEITE. Eu me encho de orgulho disso. Meu próximo vai mamar até eu ter leite. Umas noites antes de começar o desmame dele, eu o acordei para amamentar pois meu peito estava muito cheio. Deve ser até pecado negar o peito cheio a uma criança né?
    Mas enfim. o que eu queria mesmo dizer é que dessa onda de antiamamentação muito me espanta que tenha uma grande parcela de MULHERES apoiando. Convivem tão bem com tanta coisas vulgares e justo no ato mais puro são contras. Confesso que usava os paninhos não tampando tudo, mas usava... que triste tudo isso!

    ResponderExcluir