10.5.11

esse é o cara!

Ilson Mateus é o cara. Ele é bilionário - bilionário com patrimônio de vários bilhões de reais -, mas usa diariamente um automóvel Gol com 4 anos de uso, sem ar-condicionado (no Maranhão!!!) e mora num apartamento cujo aluguel custa 1.400 reais por mês. Duvido muito que a filha dele consiga comprar um labutã com seu aval. Duvido.

Lição de simplicidade e sucesso empresarial. E tem gente que se acha o máximo (e gosta de xingar as pessoas nos blogs da vida) porque tem um negócio de 60 milhões e deve uns 40 na praça... Eita, Brasil.

Trechos da reportagem:

"Ilson chegou morar na rua quando criança, depois engraxou sapatos e trabalhou como garimpeiro em Serra Pelada, mas foi salvo da miséria por um agudíssimo instinto de comerciante. Tinha apenas 19 anos quando colocou 70 caixas de refrigerante numa Chevrolet A10 e saiu à caça de mercadinhos do sul do Maranhão. Em menos de um ano, juntou dinheiro para comprar a segunda caminhonete. “Sempre investi tudo que ganhei no próprio negócio”, conta – o que ajuda a explicar o fato de não dirigir um carrão hoje."

" 'Rapaz, esse carro resolve a minha vida, então não penso em comprar outro, não', informa. 'Quando a gente sabe o que é passar necessidade, dá valor a cada centavo' . Perguntado sobre luxos com os quais aceita gastar, ele diz apenas que gosta de pescar. 'Às vezes vou a uma fazenda de um amigo, no rio Xingu, onde dá tucunaré de dez quilos'."

Essa vida não é um exemplo? Ele emprega 10 mil pessoas num dos Estados mais pobres do planeta! Sonho em passar uma tarde com um sujeito valoroso desses, perguntando tudo e mais um pouco sobre o mercado varejista. No mínimo, renderia altos posts.

8 comentários:

  1. Realmente acho impressionante gente que consegue ter um patrimônio sólido de verdade partindo do zero sem perder a humildade. Mas me pergunto: pq não desfrutar do dinheiro? Desfrutar e não esbanjar. O cara trabalha, emprega zilhões de pessoas e não pode se dar ao conforto de ter um ar condicionado no carro??? Pq, né, vamos combinar que no Nordeste o calor é demais. Dinheiro também foi feito para gastar, né?!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que exemplo bonito o do Ilson, Lu!!
    Você, como sempre, mostra quem é com suas escolhas cuidadosas sobre o real valor da vida!
    Me sinto orgulhosa de ter te conhecido, viu?
    PS: obrigada pelo depoimento carinhoso lá no BananaCraft sobre moá!
    bjs, Lu.

    ResponderExcluir
  3. @Luciana: Lu, de nada!!! Essa semana farei o post do sorteio, rsrsrs. Você merece muitos elogios, rsrsrs

    @priscila: pri, eu li só umas 27 vezes essa reportagem. Primeiramente, acabei pensando que não ter um carro com ar é algo incrível e de sofrimento no Nordeste... but, o luxo dele é pescar!!!! Torrar no sol pescando... Acredito que o ar não faz a mínima falta. Ele deve estar tão acostumado que nem sente calor como nós, tanto é que EU não gosto de pescaria no calor.... afff... Parece coisa de gente sovina, mas ma verdade ele não precisa disso mesmo. Justamente esse é o fato de ter crescido tanto e empregado muita gente. Ele investe TUDO o que tem para o negócio prosperar...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, este realmente é O cara!

    Como vc mesma já disse aqui, quem ganha dinheiro suado, honestamente, não sai por aí dando uma de novo-rico.

    Saúde, paz e prosperidade ao seu Ilson. Ganhou mais uma admiradora.

    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha

    Postei com a id do maridão.

    Tsc tsc tsc.

    Bjos da Tuuuxa, Lu.

    ResponderExcluir
  6. lição de vida!
    Só acho que deveria comprar uma casa ...por mais que se tenha muuuitooo dinheiro, uma casa é sempre um porto seguro.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, Lia. Mas para quem é bilionário, hahahaha, que diferença faz, né? Ele já tem vários imóveis próprios, só não mora neles. rsrsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ele realmente é O CARA! Um mega exemplo...
    bjs

    ResponderExcluir