3.4.11

sinalizando a mesa de comidinhas nas festas

Recebi um e-mail super grosseiro (não estou reclamando, eu gosto de quem não concorda, mesmo com um tom mais forte) porque critiquei o uso abusivo de plaquinhas mil nos aniversários postados na blogosfera.

Deixe-me explicar: O blog é sobre consumo consciente (ou deveria ser, hahahaha), não é? Se na mesa tem apenas brigadeiro e beijinho, tem alguma necessidade colocar uma plaquinha dizendo que aquela bolota marrom é um brigadeiro (sério?) e que a branca com coco ralado é um beijinho? Só acho interessante colocar essas coisas quando existem variações significativas que justifiquem a explicação. A pergunta tem quer ser:

Será que o evento precisa mesmo disso?

Existem outras coisas que necessitam da tal da plaquinha. Ninguém é obrigado a saber que aquela pasta branca é um patê de cebola! Imagine só que maravilha que é a pessoa enfiar uma torradinha na boca e depois descobrir que aquilo é algo que ela odeia. Já passei por situações assim diversas vezes, infelizmente.

Quando precisar sinalizar, aproveite a ideia fantástica de fixar a plaquinha (linda!!!!) com uma jujuba.

Via Casarei.

11 comentários:

  1. Adoro aqui mas nunca comentei! Não pude deixar esse assunto passar.
    Acho que o excesso nas festas está demais. Decoração over, temas nada a ver (aniversário já é o tema da festa) sem falar nos buffets infantis, que tristeza... Mas o fim da picada pra mim é o lacinho na colher do brigadeiro mole. Precisa mesmo??
    Bj
    Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Você nunca comentou mas é seguidora! Já "te vi", rsssss, ou melhor, já fui no seu blog QUE É O MÁXIMO! Você e sua maravilhosa coerência.
    Pri, acho que não precisa. Acho o fim da picada. Olha a quantidade de lixo gerada por um "reles" copinho de brigadeiro (e cia):

    -1 copo plástico
    -1 colher plástica
    -Fita de cetim
    -Etiqueta

    Ah, a lista pode continuar:
    -Botão
    -Strass
    -E.V.A

    Sem falar no tempo, né???? Absurdamente demorado decorar copinho por copinho, colher por colher...

    FAZER ANIVERSÁRIO É UM TEMA POR SI SÓ! Sim, gosto de temas com muuuuuita parcimônia, mas prefiro sem, com certeza!!!!

    Beijo-beijo e COMENTE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo com voces...Sobre um lacinho ou outro enfeite, que seja um só, para mesa ficar alegre para as fotos e não tão poluida em cores e detalhes desnecessários. Eu estou cansada de ver as mesmas decoracões, carregadíssimas e quando a gente dá aquela primeira olhada nas fotos, tem se a impressão de que só mudou o aniversariante,nem a variaçao das cores conseguem mais mudar o visual, estilo e tema da festa! Vamos ser mais criativos,esta semrpe foi a marca dos brasileiros !
    Coloque então algo comestível para enfeitar como a jujuba(RSRSR),ou mesmo lacinhos de açucar, fondant...Algo que não vá para o lixo.Fui em uma festa aqui em New York (Green), essa moda deveria pegar aí também. Até os talheres ecológicos, e a lembranca para as crianças era uma mini árvore para se plantar.
    bjo amiga!

    ResponderExcluir
  4. Luana... estou aqui rindo demais... Nem tinha visto seu post sobre as plantinhas e escrevi sobre a mesma coisa no meu comentario anterior...
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! Eu já estava há tempo para comentar aqui porque fiquei mega feliz quando li o texto falando sobre (como não) usar EVA em decorações de festas... Sempre achei EVA uma coisa de gosto duvidoso, mas não tinha me dado conta que é feito de petróleo... Já adicionei na minha lista de "por que não EVA". Mas, voltando ao assunto das plaquinhas, realmente, como disse a Priscilla, tá tudo muito over mesmo. Difícil é achar algo de bom gosto e de bom senso com a natureza...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, não tenho mais filhos pequenos...o meu bebê já está com 20 aninhos...Mas, na primeira grande festinha dele - em 1993 - optamos por unir o útil ao agradável, assim fizemos toda a decoração apenas com cartolina, vários tipos de papel e tecido - era o auge das placas de isopor e das purpurinas, de maneira que recebemos algumas críticas por isso! Entre brincadeiras e contação de histórias, colocamos a petizada para mexer com argila e fazerem bonequinhos e o que mais quisessem, essa era a lembrancinha. Fecho com vcs, Mais Criatividade e Menos Lixo!
    Beijinhos (Adoruuu...kkk)

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que nego as vezes perde mesmo a noção. Mas adoraria que os potinhos de patê de fígado fossem SEMPRE sinalizados pra eu passar longe deles. ODEIO patê de fígado, ou qualquer coisa de fígado e ainda uso a historia dos gansinhos pobrezinhos pra fazer chantagem emocional para que ninguem sirva essa coisa em festas para as quais sou convidada!!

    ResponderExcluir
  8. Lindo, saudades de estar por aqui...estou usando um laptop, computador quebrado...continuo viajando para caramba! O cara do balcao da American Airlines ja nos comprimento pelo nome!!!

    Em Julho paro, ai volto com todo vapor.

    Fique com Deus!!

    Fer

    ResponderExcluir
  9. Fer, a gente sabe quando uma pessoa é chique quando o atendente da AA já conhece pelo nome, rsrsrs.

    Aproveite e volte qd puder!!!! Saudades

    ResponderExcluir
  10. Luana, cai de gaiata aqui no seu blog.Estou tentando fazer uma festa consciente para comemorar o 1º ano do meu bb, mas é super dificil.Nenhuma organizadora entende a ideia.Estou fazendo tudo sozinha depois que chego do trabalho, consigo muitas coisas em campanhas no facebook, campanha da lata de leite vazia, do potinho de vidro vazio etc.
    O que eu queria mesmo era uma festa como aquelas da minha infância quando minha mãe transformava as minhas bonecas na Branca de Neve e na Madastra, e levava um tempão fazendo os docinhos e guardando em cima da geladeira!!!Acho que falta amor nessas festas.

    ResponderExcluir
  11. Luana, cai de gaiata no seu blog.Estou tentando fazer uma festa consciente pra comemorar o aniversario de 1 ano do meu bb, mas é super difícil, as organizadoras não entende e querem empurrar balões e plásticos mil.Estou fazendo tudo sozinha depois que chego do trabalho, à noite.Muitas coisas consigo em campanhas no facebook, campanha da lata de leite vazia, potinhos de vidros vazios etc.Eu queria mesmo uma festa como as da minha infância, quando minha mãe transformava minhas bonecas em Branca de Neve a a Bruxa Malvada, quando os docinhos eram feitos com muuuuuuuuuuuita antecedência e guardados nos lugares mais estranhos da casa.O que falta a estas festas e a tudo nesta vida é amor, sobra dinheiro, mas falta amor.

    ResponderExcluir