8.4.11

momento revolta total: desisti das Pernambucanas, da Disney, da Abercrombie...

Acho que só o boicote funciona. Tenho vergonha disso tudo... ou será que sou doida? Na ordem cronológica da coisa:


- Looks Infantis Assustadores (daqui do blog);



- Consumismo Infantil (Constance Zahn - Babies & Kids);


- Será que perdemos a noção do bom senso? (blog "a little joy" por Carolina Delboni);


Sobre a coleção da Riachuelo, fui até a loja e pude constatar que as peças infantis são idênticas às das mulheres... Muitas são básicas, sem problema algum para as crianças vestirem. Algumas são assustadoras porque a estampa aplicada é a de animal, de extremo mau gosto. Simplesmente faltou critério para escolher as roupas para a linha infantil. A paleta de cores é muito inapropriada para crianças... Só para também deixar registrado aqui, o acabamento das peças é horrível, super mal feito.

Estou tão assustada com essa falta de noção das mães e das empresas... Crianças não precisam dessas coisas! Qual é a sua opinião?

21 comentários:

  1. Eita Brasil (e mundo) de merda! Muita munição para a pedofilia...

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Depois um pedofilo pega uma crianca dessas e as maes botam a mao na cabeca e culpam Deus!

    Mais um motivo pra continuar na Alemanha.

    ResponderExcluir
  3. Eu to chocada. Li as reportagens todas e concluo o que o Rafa disse hoje: brasileiro so copia o que nao presta!

    Socorro!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Luana, mesmo sem ser mãe, posso sentir uma vergonha alheia tremenda?

    Meu Deus, sempre peço a Jesus que me dê sabedoria para ser uma boa mãe e nunca fazer isso com meus filhos.

    A entrevista sobre as "socialitezinhas" foi umas das coisas mais tristes que li sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  5. Hoje pela manhã passei no shopping e ao sair passei por uma loja de departamentos e pasmei com as calças e roupas intimas para meninas. Ao olhar pensei: Qual a mãe que compra isso para os filhos? Ela deveria ter vergonha! Hoje em dia observo muitos pais acharem os filhos mal criados estressados, mas não percebem a forma que criam os filhos, como adultos.

    Essa matéria da limusine.. Aiaia!
    Consumismo no sangue.

    ResponderExcluir
  6. Durante minha infância, aqui em Natal começaram a surgir casos de estupros de crianças de 10, 8 anos, (naquela época esse tipo de bárbarie ainda não tinha se tornado lugar comum como agora). Uma delegada (outra coisa incomum na época) chamada Margareth Gondim foi à TV e teve a coragem de confrontar um fenômeno que estava começando a se instalar aqui no Nordeste: O de vestir crianças como adultos.
    Se não me falha à memória ela disse assim: Mães, não vistam suas filhas como mulheres adultas, não estimulem as meninas à usar roupas justas e curtas, ela dizia que isso atraía a atenção de estupradores, que as mães não deveriam permitir que meninas se vestissem como mulheres vulgares, isso ficou marcado pra mim. Minha mãe sempre agiu assim, nunca nos deixou cair nesse tipo de armadilha.
    O que essa delegada disse à mais de 15 anos me parece atualissímo.

    ResponderExcluir
  7. E ainda pagam preços abusivos por "estas roupas". Na Zara infantil, a roupa dos meninos bem mais baratas e super discretas. Já as de meninas super peruas. Mas me questiono " cadê a moderação dos pais?" - É o tal do consumo, pior, desenfreado, que não sabe-se mais o que compram. E não acho que estão só copiando, não. Estão " criando" muito por aqui, sem noção alguma.
    Elianinha.

    ResponderExcluir
  8. Estou gostando mesmo do teu BLOG !!
    Hj meus filhos tem 26 e 24 anos e na geração deles já entrou esta cafonice de CRIANÇA vestida de ADULTO , pintando unha e dançando musicas cafona e sensuais , eu HEINH ??
    A LJ Bicho Comeu da XUXA estava no auge , CREDO !!! nunca entrei lá !!
    Graças a DEUS , venci ! meus filhos tiveram INFÂNCIA , consegui selecionar os Amiguinhos , e nunca
    pularam as ETAPAS da vida !!
    E HJ concluo que estão no caminho CORRETO !!
    P/ as mães dos pequenos eu digo educar da trabalho mas , vale a pena !!
    Ah !! concordo c/ a seguidora Jane , teu comentário está perfeito !!!
    Abs !
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Bom, assim como a Anza que comentou acima, eu não tenho filhos (ainda), mas semanalmente venho aqui no Limobag para abastecer minha "mochila ética" de coisas que não quero fazer quando tiver meus pitocos... E festa infantil com tema de personagens está encabeçando a lista...

    ResponderExcluir
  10. Luana, nem sei como vim parar aqui no seu blog. Acabei lendo boa parte dele em uma sentada... concordei com algumas coisas, descordei de outras, e gostei muito do seu jeito de expor as opiniões.
    Em relação a estes absurdos que você cita neste post, acho um verdadeiro crime o que estão querendo fazer com as meninas. Acelerar processos, queimar etapas. Como mãe de uma bebezinha (08 meses), o que sei que posso fazer é simplesmente não permitir estas coisas. Dizer não.
    Eu sinceramente não entendo o que passa na cabeça de uma mãe que deixa a filha usar sutiã com bojo ou vestido de oncinha. Coisa boa é que não é.
    Logo nas primeiras coleções "mini" da Cris Barros, recebi um catálogo. Nem era mãe ainda, mas lembro de ter achado um extremo mau gosto a imagem de uma garotinha usando tudo preto: mini saia, bota curta, plumas... e, cereja do bolo, fazendo carinha de sexy, lábios pintados de pink, deitada numa cama. Nunca vou esquecer daquela imagem.
    O que eu fiz? Muito simples: mandei um email para a empresa(nunca respondido, é claro) e nunca mais entrei em uma loja desta moça.
    Acho que é assim que podemos fazer algo: não consumindo estes absurdos e quem os promove. Só existe roupa sexy para criança porque alguém vai lá e compra.
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  11. Luana,
    vc disse tudo, é no minimo revoltante! eu acho patetico roupa preta pra criança, roupa de bichos, criança tem de ser ludica e ser criança! Beijos pra ti e boa semana!

    Ps. to precisando de dicas de casamento, algum orador ecumênico aki em londrina, sabe de alguem?

    ResponderExcluir
  12. Duda, a maioria dos pastores dão a a bênção matrimonial sem questionar a religião/crenças dos noivos.
    Ligue no 3376.7400 e agende um reunião para conversar com Pr. Marcelo Galhardo. Se você não gostar dele (o que nunca vi acontecer, mas orador é uma questão de afinidade), tem mais uns 10 lá para vc conversar. Se não der certo, tenho outros telefones para vc, mas tente primeiro lá, tá?
    O que mais que vc precisa???? É o SEU CASAMENTO???? Me conta, Duda!
    beijo

    ResponderExcluir
  13. E pra piorar a situação, descobri um produto absurdo na padaria perto de casa (em SP), que também vende vinhos: uma garrafa igual a uma de champagne, só que da Disney, com princesas e Carros, da marca Cereser. Não tem álcool, mas é espumante igual champagne. Acredito que isso estimula a adultização de crianças e pior ainda, desperta na criança o hábito de consumir álcool... Se aquele cigarrinho de chocolate da nossa infância foi proibido, porque podem existir "champagnes" para criança?!?! Mandei um e-mail para o atendimento ao consumidor da empresa fabricante e gostaria que todas as mães que concordam comigo façam o mesmo para demonstrar nossa revolta e insatisfação com esse produto. #prontofalei
    Bjs,
    Maíra

    ResponderExcluir
  14. Oba, obrigada pela dica, vou te mandar um email!

    ResponderExcluir
  15. Eu tb odeio essa adultização da infância. Ainda não sou mãe, mas para mim, crinaça tem que se vestir igual criança e não como adulto. Nada de pular etapas.
    Mas não concordo com as pessoas que dizem que esse comportamento incentiva a pedofilia. Não sou especialista, mas eu acho que é bem o contrário, pois o pedófilo quer crianças. Já vi casos de homens pedófilos que se relacionavam com mulheres adultas, mas que não possuíam caracteres adultos, como por exemplo, poucos seios, ausência de pelos pubianos etc.
    Acho que a discussão da roupa infantil é mais problemática para a criança em si e todos os problemas decorrentes do crescimento precoce.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Cheguei aqui por causa do link para meu blog que você fez no post. Não gostaria de entrar em polêmicas. Quando eu fiz meu blog, foi um pouco para ter um descanso das preocupações pesadas do meu trabalho (sou delegada de polícia). É tão bom falar sobre amenidades: viagens, roupas, bolsas, sem grandes questionamentos éticos e morais... Não estou dizendo que não devemos levar o consumo a sério, pelo contrário. Vez por outra, transcrevo textos sobre consumismo exagerado... Mas resolvi fazer este comentário porque algumas vezes fico incomodada com um certo tom de fanatismo que vejo por aí... Acho que devemos respeitar a opinião de todos! Se você não gosta de oncinha para crianças, ótimo! Mas existe muita gente que gosta... E porque eles é que têm mal gosto e você não? Percebe? Por que o seu gosto é o certo??? Outra coisa que me incentivou a escrever foi o fato de ter visto aqui que algumas pessoas que comentaram fizeram a associação da pedofilia com os trajes da criança. Trabalhei por 10 anos atendendo mulheres e crianças vítimas de abusos sexuais e violência doméstica e posso assegurar pra vocês que o problema está na cabeça do pedófilo e não nas roupas das suas vítimas. Felizmente, uma pessoa, a "J", fez um comentário sensato e oportuno sobre isto! Embora eu ache que um blog deve refletir as opiniões de quem escreve, também acredito que estas mesmas opiniões devem ser emitidas com respeito e cuidado. Obrigada pelo espaço!

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente roupas de oncinha me lembram aquelas mulheres se arrastando no palco, de biquini, na década de 80, num concurso que colocou a Xuxa na mídia (acho que se chamava "Panteras" ou qualquer bicho semelhante). Era o BBB da época, só que os homens só ficavam assistindo na platéia, dentre eles, o Pelé. Foi numa final de um concurso, que o "rei" conheceu a futura "rainha" das crianças, com seu biquini de onça, quanta contradição.
    Eu vejo na estampa de animais, uma conotação sexy, portanto não aceito de forma alguma isso numa criança. Da mesma forma que acharia ridículo uma criança de salto ou de fio dental na praia.
    Se isso é ser fanática, sinceramente, morrerei fanática.
    Concordo com todas vocês sobre o tristeza que é ter que conviver com as escolhas equivocadas das mães, porque as crianças são inocentes.
    É muito complicado tentar entender a cabeça de um pedófilo. De qualquer forma, acredito que é impossível que as meninas não sejam prejudicadas com essa adultização através da moda.

    Obrigada por todos os comentários, meninas!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luana. Só para complementar meu primeiro comentário: quando falei que às vezes, sinto um certo fanatismo no ar, não estava me referindo a você e sim a um "movimento" que considero até agressivo de algumas pessoas na defesa dos seus pontos de vista. Quem não pensa igual é burro, alienado, deslumbrado, colonizado, etc. Acho mesmo um grande exagero... Sou apenas contrária a qualquer tipo de julgamento do caráter das pessoas pelo que elas vestem, usam ou gostam de comprar... Simples assim...
    Olha, obrigada por publicar minha opinião. Sempre acabo escrevendo muito, mas desta vez quero deixar registrado que, apesar de não concordar com algumas opiniões suas que considero radicais, acho que você escreve muito bem. Parabéns pelo blog e por colocar estes temas para análise e discussão. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Valéria, não ser permissiva para determinados padrões de consumo da modernidade pode ser rotulado como fanatismo por boa parte da população, principalmente para aquela que criou esse novo mercado de moda infantil, onde até existe até desfile, veja só. Não discordo de você! Inclusive penso que você tem mais é que discordar mesmo, porque não somos todas iguais, e isso é ótimo.

    Obrigada por ler meu blog! Aqui você é muito querida.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Você não me conhece porque eu não comento muito por aqui, mas eu sou leitora assídua daqui e me lembrei imediatamente deste seu post revolta pela coleção Chris Barros para a Riachuelo quando eu eu vi isso: http://porummundomaisglamour.blogspot.com/2011/06/fashion-for-kids.html

    Sério, tô perdendo a fé na humanidade. Sapatinhos de oncinha com salto para crianças de 0-6 meses???? É demais para minha cabeça...

    ResponderExcluir
  21. Sabe que isso é " so last season"??? Nem me lembrava mais... é uma aberração! Isso foi super polêmico na época, mas como não tinha filhos, não me achei no direito de opiniar!

    Farei um post sobre o assunto.... rsrsrs. E horrível!!!!! O de oncinha ganha um prêmio pela cafonalha desmedida!

    Vanessa - sua linda!-, obrigada por ser essa leitora fiel e com a cabeça no lugar...

    Comente sempre que quiser, mesmo quando não concordar!

    Um beijo!

    ResponderExcluir