11.3.11

decorador, designer ou arquiteto: a diferença é grande!

Antes de ser Designer, fui professora de artesanato. Tive, inclusive, um pequeno atelier. E foi justamente meu contato com diversos Designers, Arquitetos e Decoradores que despertou meu interesse de estudar sobre o assunto, já que muitas vezes era eu quem finalizada detalhes do projeto.

Sou formada há 4 anos em nível superior (sim, eu estudei em faculdade!) mas ainda enfrento o preconceito de tantos. E o mais triste é ainda ser confundida com DECORADORA.

Mas qual o motivo disso acontecer?

Há alguns anos, no mercado, só existia realmente o Engenheiro e o Arquiteto para lidar com esta área, a da Construção. Quem não era formado em nível superior e gostava de deixar tudo bem organizado, era chamado de decorador. Neste ínterim, o mercado mudou e suas necessidades também. E nisso surgiu o Designer de Interiores para suprir as lacunas que faltavam entre este profissionais.

Mas você sabe diferenciar estes profissionais? O Engenheiro constrói. Ok. Arquiteto, idem, além de atuar também como decorador, sabia? Nozinho mental, não? Pois explico agora a diferença entre tais profissionais:

Engenheiro Civil: sim, ele constrói. E ele pode até auxiliar na decoração se fez alguma especialização em Interiores por exemplo, mas realmente não é seu foco. Se você pensou na parte elétrica, hidráulica e de solo, provavelmente este profissional deverá ter conhecimento suficiente para auxiliar. Ele tem vasto conhecimento da parte estrutural de projetos, incluindo os de grande porte.

Arquiteto: é, ele constrói também. Ele tem praticamente o mesmo conhecimento sobre leitura técnica de projetos quanto o Engenheiro, mas este constrói até determinado número de andares de uma edificação pro exemplo. Conhece sim, de interiores, mas há em sua grade curricular estipulada pela faculdade, uma limitação de matérias específicas sobre o assunto, o que pode ser suprido por alguma especialização.

Designer de Interiores: Estuda, por pelo menos 3 anos, especificamente o que na grade curricular do Arquiteto se estuda por apenas 6 meses. Tem curso regulamentado pelo MEC e ao término deste, recebe a designação de Tecnológo, pois é assim chamado qualquer profissional que estude em nível superior e que tenha conhecimento específico e aprofundado sobre uma área determinada voltada ao mercado (ex. Tecnólogo em Processamento de Dados, quando o curso era de 3 anos). Este não constrói mas tem o mesmo conhecimento técnico sobre leitura de plantas que um Arquiteto, além de conhecimento sobre acústica, conforto ambiental, composição, ergonomia e outros. Sim, o Arquiteto também tem, mas comparar 6 meses a 3 anos e complicado não?

Decorador: uma pessoa de bom gosto pode ser um bom decorador. Há cursos em diversas instuições pelo país, que expedem CERTIFICADO. Este profissional não tem nível superior específico na área, e não tem conhecimento sobre a parte técnica de plantas. Não tem autorização para efetuar mudanças estruturais ou construir edificações.

Como podem ver, são profissionais com atuação complementar no mercado, facilmente confundível.

Mas cabe a você escolher entre eles, só depende de sua necessidade.

4 comentários:

  1. Adorei seu relato, bem claro!
    Estou pensando em fazer desing de interiores e com esse post, deu pra enteder direitinho a diferença entre cada profissão.
    Abraços.
    Gabriela
    http://mamiemimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho , Gabriela!

    Peço a vc apenas que pesquise bem antes, pois o Design é um leque de opções (bem grande): há Designer de Produtos, Designer de Moda, Designer de Iluminação, Designer Gráfico... Então pesquise bem, equilibre com suas aptidões, leve em consideração o tempo que podes dispor pra realizar-se profissionalmente principalmente depois de formada e siga em frente!
    50% do sucesso está aí!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. estou com medo de ser arquiteta nao sei desenhar muito bem

    ResponderExcluir
  4. Oi...sou arquiteto e montei um material sobre o assunto, baseado em normas, leis e atribuições federais e vigentes, práticas reais e teóricas. O assunto é amplo…
    Não faço muito interiores, mas sou designer também. Para mais informações, veja mais nesse link:

    http://arquitetoouengenheiro.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir