23.10.10

a imagem do meu coração

Meu filho, graças a Deus, mama no peito e na mamadeira. Tenho todo o cuidado possível, lavo o biberão com água fervente, escova especial, detergente neutro. Tudo o que o manual de puericultura indica.

Mesmo antes de descobrir como o Bisfenol pode ser devastador no organismo de um bebê, já tinha feito a opção pelas mamadeiras de vidro. Não gosto do odor característico do plástico.

Mas isso tudo cai por terra quando me lembro dessa imagem abaixo. É a fotografia que mudou muito a minha vida em 2010 - a dura realidade não tão distante de mim.
Vejo tanta afetação nessa blogosfera, como menina fazendo pose em frente ao seu armário para exibir uma coleção de sapatos caríssimos. Sempre que vejo esses posts absurdos no Brasil, lembro imediatamente desse menino, dessa fotografia. Sofro demais.
.
Eu sofro porque você gasta o seu dinheiro com coisas que não fazem o seu coração ser bom, mais humano, mais amável. Sofro porque publicar laços e fofurices dá mais seguidora, é socialmente aceitável. E tudo o que você quer é ganhar ainda mais dinheiro por blogar qualquer coisa, nénão?
.
O argumento do tipo "eu faço doações e uso o que eu quero" é nojento. Uma pessoa com um pingo de noção na vida, não tem coragem de usar uma bolsinha de festa que custa 2 mil dólares (uma limo bag) e ainda pensar que é uma vantagem social. A exposição do insulto na blogosfera, me coloca numa posição extremamente reacionária. Eu não esperava encontrar gente desse naipe na vizinhança.
.
Seguir um padrão de consumo exagerado é ignorar completamente o fotógrafo Arnaldo Carvalho. Ele mudou a vida dele depois desse trabalho maravilhoso no interior do Nordeste brasileiro. Mude a sua também! Você não é obrigada a ter um compromisso de vida com o alto padrão de consumo. Vive assim porque quer, por opção. O cartão de crédito está escrito o seu nome... Nunca se esqueça disso! A gastança tem nome e sobrenome.
.
Veja bem, não estou dizendo aqui que você tem que comprar 200 mamadeiras e mandar para um determinado grupo de pessoas locadas no Nordeste brasileiro. Estou dizendo que o seu grande dinheiro não deve ser investido em coisas que não irão mudar a vida de ninguém. Na verdade, essas escolhas só pioram você.
.
E para concluir, tenho uma péssima notícia para lhe dar: a atitude de gastar é sua, mas o seu dinheiro não é seu.
.
Estou quase com vergonha de dizer que sou blogueira. Quase.

6 comentários:

  1. Estou feliz pq ainda existem pessoas no Mundo que se importam com o rpóximo e tem sobriedade pra ver as coisas com clareza ao seu redor sem afetação.Graças à Deus.
    Um grande filósofo disse que quando faltam herois na sociedade os homens param de acreditar nas virtudes.
    Hoje descobri uma heroina...

    ResponderExcluir
  2. As fotos sao bem marcatantes, e mostram a realidade que todos querem esquecer.
    Gostei muito do trabalho do fotografo, e adorei teu texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A cada dia gosto mais de ler seu blog. Ano passado comecei a me interessar por blogs de moda e beleza porque resolvi vender cosméticos para complementar a renda aqui em casa. Daí que de repente eu, que NUNCA tinha ligado pra essas coisas, comecei a ficar meio abilolada com tudo isso: comecei a querer comprar um monte de roupas, maquiagens, acessórios e blablabla. E daí que há algum tempo sinto uma certa estranheza em relação a mim mesma, tipo quem sou eu?
    E uma coisa eu tenho certeza: essa não sou eu! Aquele eu que desde criança escolhia comprar livros no lugar de roupas; aquele eu que conhecia mais nomes de diretores de filmes e artistas em geral [com talento, é claro] do que de subcelebridades; aquele eu que sempre se virou com o mais barato, mas sempre com muito estilo... Vergonha encarar isso agora, que sirvo de exemplo pra uma menina de quase 3 anos e que se espelha muito em mim.
    Mas ainda bem que ela curte Queen e prefere rabiscar do que brincar de Barbie. Sinal de que não foi danificada por esse lapso de sei lá o que que eu tive, né?

    Beijo e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Marcante o esse post. Marcante as fotos. O mundo precisa de mais pessoas com os olhos e coracao aberto como voce. Menos egoismo, mais amor. Posso colocar o link desse post no meu blog?

    ResponderExcluir
  5. Luana,
    Nada a acrescentar, comentários impecáveis!
    Muitas pessoas nem fazem idéia do que se passa no mundo - elas vivem encimesmadas em seus mundinhos paralelos simplesmente porque nada diferente lhes foi apresentado. Até têm uma vaga idéia, só que jamais a realidade do semi-árido, por exemplo, lhes pareceu alguma coisa além de um capítulo perdido no meio daquele livro (chato) de História do colegial. E repetem o padrão colonialista de seus pais, avós,...
    Eu pessoalmente acredito que a maternidade muda bastante as pessoas, na maioria das vezes. Não consigo imaginar que uma mãe fique indiferente a esta foto, por exemplo.
    Será que um dia a ficha cai?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Me doeu demais ver uma imagem dessas. O triste é que só comecei a ajudar por aí e realmente me comover (realmente mesmo)depois que virei mãe. Não sei nem explicar o que eu sinto em relação a todas as crianças que nao tem os cuidados que nós damos aos nossos filhos. Tenho vontade de adotar a todas, e sufocar de carinhos, beijos e mimos. E choro, quase todas as noites desde que minhas filhas nasceram. Nao sei se acontece com todas, mas sei que se realmente acontecesse teriamos muito mais ajudas por aí.
    Adorei seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir