27.2.10

a globo é asquerosa

Eu, blogueira, sei que podemos esperar de tudo quando o assunto é um blog. Gente legal, gente falsa, gente criativa, gente virtual (ficção). Mas a Globo deve ser responsável por aquilo que inventa é que não é aceitável.

Não posso achar normal num país de ignorantes como o nosso, onde muita gente confunde ficção com realidade, a globo blogar para dar mais "vida" para uma personagem de novela.

O blog Sonhos de Luciana seria válido se a Globo colocasse uma mensagem na página dizendo que aquilo faz parte de uma novela, uma obra de ficção... Luciana não existe! Agora o mundo inteiro é obrigado a saber que a Luciana é uma personagem de novela? A Globo pensa que é dona do planeta, só pode!

A bizarrice continua com força! Não há limite para tanta perda de tempo: outra personagem da novela tem um blog da empresa imaginária, o Lady Godiva Studio. Tembém não existe um alerta no blog para explicar que o anúncio é parte de uma obra de ficção. Até onde a palhaçada irá? Acho que mandarei um e-mail solicitando um orçamento pra a fotógrafa Ingrid.

Conheci a insanidade porque uma leitora fofa mandou esse e-mail:

"Prezados,

Eu bem que tento não ser tão crítica, pegar leve e não falar mal de tudo o que acho que mereça o meu 'veneno'.

No entanto, depois de descobrir o "Blog da Luciana", não deu!

Gente, é um blog feito por uma personagem de ficção da novela das 8 - Luciana -, em que ela relata as agruras/emoções/dramas de ter ficado tetraplégica. O detalhe é que tem post que chega a ter 1000 cometários - dirigidos à personagem!!!

Será que sou (muito) chata ou tem alguém que não sabe - exatamente - o que seja uma obra de ficção???


Acharia até válido que a atriz (Alinne Moraes), ou o diretor, ou o autor da novela, criassem um blog para falarem da experiência de vivenciar/dirigir/escrever sobre uma personagem paraplégica - na terceira pessoa, obviamente! Mas textos em primeira pessoa assinados pela personagem... O que é isso???

Abraços,

Ione"

Ione, linda, obrigada pelo post! Escreva sempre!

E vocês, leitoras amadas, o que acham disso tudo?

6 comentários:

  1. Oi Luana,
    eu, por acaso, não acho que seja tão mal assim. Esse blog não é o primeiro. Séries/filmes americanos já começaram há muito tempo.
    Mas a verdade é que eu não sou brasileira, então não sei qual o impacto que esse tipo de blogs pode ter na população. Mas sempre achei divertido ter uma parte dum personagem que eu gosto accessível além da série que vejo (não vejo muita novela).
    Mas é só eu :-)

    Bom sábado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jo!

    Infelizmente aqui as pessoas costumam confundir realidade com ficção. Vários atores já foram agredidos porque estavam representando um vilão na drama televisiva.

    Quando a Globo omite nos blogues que aquilo faz parte de uma obra fictícia, ela comete grave erro porque somos uma nação muito problemática.

    Um beijo e comente sempre!

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que é pior? Ver os comentários aos posts! As pessoas falam diretamente com o personagem, desejando-lhe força para superar e que torcem para que ela fique com o Miguel! Realmente, as pessoas realmente se confundem, mas agora ficou pior...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana,
    Não sabia sobre este blog, vivo em Portugal e apesar da novela passar aqui através da SIC me recuso a assistir. Depos de 'A Favorita' e 'Caminhos das Indias' a apregoar que mentir não faz mal, e ter filho de outro e fingir que é do marido é naturalissimo; eu decidi novela da Globo NEVER MORE!
    Quanto ao blog, acho que em 1º lugar nem deveria existir, em 2º a Globo devia dizer que faz parte de uma obra de ficção. Esperemos que a Globo repense e mude de atitude, se bem que tenho minhas dúvidas. Sei que 'choveram' emails na época do 'Caminho das Indias' a falar sobre o comportamenteo da Maya, mas venceu o que? Os pedidinhos medíocres de que ao final ela ficasse com o Raj, como vc bem disse coisa de 'cabecinha pequena'.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. nao veria nada de tao grave se nao fosse esse fato que voce citou: falta avisar que e uma obra de ficção!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Update: entrei hoje no blog depois de ler seu post e agora já diz que é de ficção. Vejam:

    "Informamos que este blog é fictício, extensão da trama da novela "Viver a Vida", da qual a personagem Luciana faz parte"

    Pelo menos isso... Mas que eu ainda acho isso doido, eu acho.

    ResponderExcluir