17.3.11

Manual da Boa Panela - Parte 1


Em minha vivência, aprendi que não basta comer pão de grãos, substituir a margarina por geléia caseira ou incluir frutas. A forma de preparo, higiene e utensílios usados contam bastante para uma boa alimentação. E as panelas estão inseridas no contexto, certo?

Então fui pesquisar sobre o assunto. Depois de ler vários artigos em revistas e blogs falando sobre as panelas certas para o preparo de determinados alimentos, cheguei a conclusão de.. que não devo ter uma bateria de panelas. É amigo leitor, exclua a idéia de ter sobre seu fogão aquele conjunto de panelinhas fofinhas, todas iguaizinhas... tudo visualmente lindo, mas que muitas vezes não acrescenta maiores benefícios ao seu alimentos. E pior: pode causar malefícios. Literalmente: para cada alimento há uma panela ideal. E num conjunto de panelas, dificilmente conseguiremos agregar este valor.

Esqueça o velho hábito de ariar as panelas alumínio, deixando-as como "um espelho". Enquanto você esfrega a palha de aço para dar brilho ao alumínio, você está abrindo espaço para elte ser liberado também durante o cozimento de sua comida. Vale lembrar: alumínio é cancerígeno.

Panelas com revestimento interno, chamado antiaderente, são excelentes. Mas cuide delas com carinho, usando apenas utensilios plásticos durante o cozimento e lavando com detergente não abrasivo e esponja (lado mais macio). Descarte estas panelas a qualquer sinal do revestimento arranhado, pois este desprenderá substancias no alimento alí cozido.

A dica vale também para panelas esmaltadas, comumente chamadas de panelas de ágata. Ao mínimo sinal de esmalte com fissura, aposente. Reutiliza como um lindo vasinho de plantas pois dá um ar vintage no ambiente e não causa danos ao seu organismo.

As indicadas para a maioria dos alimentos ainda são as de inox, que apesar de pesadas e caras, não geram tantos problemas. Mas esta saõ economicas quanto ao gás, por difundirem o calor de forma igual. Vale só ter um cuidado com os cabos, que acabam por aquecer facilmente.

Próximo post: a panela certa para cada alimento.

Aguardem!







Foto retirada daqui.

Um comentário:

  1. oi Kely minha irma tem um jogo de panela de ceramica, dizem que nao faz mal pra saude. o unico problema além de ser caro, elas sao um perigo porque pode lascar e se cair quebra todo... tem que usar com cuidado. beijos

    ResponderExcluir