Li duas vezes.
Você ama uma limo bag e é afeiçoada por etiquetas, grifes e status? Esse é o seu livro. É a cura.
Alguns trechos são chocantes demais: crianças exploradas, com as pernas quebradas e amarradas para uma produção máxima e sem fuga.
Existe um capítulo no final do livro dedicado à Daslu.
A imagem acima é a capa original. Diz muito, não? A capa brasileira é tosquíssima!
Você ama uma limo bag e é afeiçoada por etiquetas, grifes e status? Esse é o seu livro. É a cura.
Alguns trechos são chocantes demais: crianças exploradas, com as pernas quebradas e amarradas para uma produção máxima e sem fuga.
Existe um capítulo no final do livro dedicado à Daslu.
A imagem acima é a capa original. Diz muito, não? A capa brasileira é tosquíssima!
Livro: Deluxe - como o luxo perdeu o brilho
Autora: Dana Thomas
Editora Campus
Preço: R$ 75,00 (facada)
Sinopse Livraria Cultura:
Em 'Deluxe', a autora conta como peças artesanais, desenvolvidas por artesãos que criavam artigos para a corte real francesa, para a aristocracia européia e para a alta burguesia americana, tornaram-se objetos replicados em redes de varejo. O livro esclarece como funciona a engrenagem das principais confecções de roupas e acessórios de luxo e mostra a transformação de grifes exclusivas em corporações globalizadas. Dana Thomas não compartilha do pensamento de que 'quanto mais gente puder usar moda, melhor'.
Sinopse Editora Campus:
Houve um tempo em que o luxo encontrava-se disponível apenas no mundo refinado e aristocrático das velhas fortunas e da realeza. Ele não era um produto, mas um estilo de vida que denotava uma história de tradição e qualidade superior e que oferecia uma experiência de compra cheia de mimos. Atualmente, o setor é administrado por corporações globais multibilionárias que se concentram em crescimento, visibilidade, consciência da marca, propaganda e, principalmente, lucros. Os artigos feitos à mão estão praticamente extintos e quase toda a fabricação foi terceirizada para grandes fábricas.
Em Deluxe, Dana Thomas mergulha no lado negro do setor de luxo para descobrir todos os segredos que Prada, Gucci e Burberry não querem que você saiba. Dos laboratórios em Grasse – onde são produzidos os ingredientes dos perfumes Christian Dior e Prada – às fábricas abarrotadas da China – onde os operários colam “Made in Italy” em milhares de bolsas –, ela explora por completo a atual experiência de compra sofisticada e oferece um exame rápido e inflexível do mundo real por trás das revistas vistosas e da alta-costura do tapete vermelho.
Boa leitura!
Autora: Dana Thomas
Editora Campus
Preço: R$ 75,00 (facada)
Sinopse Livraria Cultura:
Em 'Deluxe', a autora conta como peças artesanais, desenvolvidas por artesãos que criavam artigos para a corte real francesa, para a aristocracia européia e para a alta burguesia americana, tornaram-se objetos replicados em redes de varejo. O livro esclarece como funciona a engrenagem das principais confecções de roupas e acessórios de luxo e mostra a transformação de grifes exclusivas em corporações globalizadas. Dana Thomas não compartilha do pensamento de que 'quanto mais gente puder usar moda, melhor'.
Sinopse Editora Campus:
Houve um tempo em que o luxo encontrava-se disponível apenas no mundo refinado e aristocrático das velhas fortunas e da realeza. Ele não era um produto, mas um estilo de vida que denotava uma história de tradição e qualidade superior e que oferecia uma experiência de compra cheia de mimos. Atualmente, o setor é administrado por corporações globais multibilionárias que se concentram em crescimento, visibilidade, consciência da marca, propaganda e, principalmente, lucros. Os artigos feitos à mão estão praticamente extintos e quase toda a fabricação foi terceirizada para grandes fábricas.
Em Deluxe, Dana Thomas mergulha no lado negro do setor de luxo para descobrir todos os segredos que Prada, Gucci e Burberry não querem que você saiba. Dos laboratórios em Grasse – onde são produzidos os ingredientes dos perfumes Christian Dior e Prada – às fábricas abarrotadas da China – onde os operários colam “Made in Italy” em milhares de bolsas –, ela explora por completo a atual experiência de compra sofisticada e oferece um exame rápido e inflexível do mundo real por trás das revistas vistosas e da alta-costura do tapete vermelho.
Boa leitura!
Luana,
ResponderExcluirEu também li esse livro, é realmente chocante! Foi então que eu descobri que, do ponto de vista ético, pouco importa comprar uma Limo Bag na Daslu ou na 25 de março, já que a mão-de-obra escrava que as fabricou provavelmente foi muito semelhante... Talvez em ruas diferentes do mesmo bairro pobre...
A questão de as marcas terem de inventar um perfume por estação também foi muito grotesca. Chega a dar nojo! Interessante foi descobrir, também, que assim como trocentas marcas de cosméticos importam os seus produtinhos da mesma fábrica alemã, assim também as fábricas de perfumes, em sua quase totalidade, usam as essências da IFF.
Meu Deus, onde é que vai parar esse exagero?
Nossa, fiquei louca pra ler!
ResponderExcluirPena que é meio caro, sempre acabo priorizando os livros da minha.
bj
Ai, eu não li o livro, e não pretendo compra-lo, pois não tenho uma wishlist gigante de livros que prefiro mais q este... Mas, queria muito saber mais sobre as "crianças exploradas, com as pernas quebradas e amarradas para uma produção máxima e sem fuga."
ResponderExcluirQuebram as pernas da criança para que ela não possa fugir? Onde fazem isso??? Sei que esse post é antigo, mas se vc puder responder (por aqui mesmo, pois não tenho blog), eu te agradeço!
bjs
Olá, Eri!
ResponderExcluirNão estou com o livro nas mãos... Mas acho que foi no Vietnã ou Índia. Sim, eles quebraram e amarraram as pernas, para que elas pudessem produzir bolsas de grife sem fugir... É uma das piores coisas que já li na vida.
O consumo por consumo gera atrocidades.
Beijo!
Que horror =/
ResponderExcluirdeu vontade de chorar... e a gente pensa que no brasil as coisas sao dureza, mas tem lugares piores... Eu estava pensando isso hoje, quando, na comunidade da melissa, as meninas encontraram um site chinês que vende melissas falsificadas por 0,30 cada uma... Imagine que tipo de mão de obra faz uma melissa dessas!!!
parabéns pelo blog
bj