11.2.09

desglobalização

O que é compra lenta (slow shopping)? É quando a cultura e o comércio se encontram. Um movimento com ares de desglobalização.

Imagine uma pequena loja de artigos singulares, produzidos com muito esmero. O dono te atende de forma atenciosa e olha fixamente nos seus olhos para conversar com você. Ele pergunta seu nome e dá um sorriso sutil. Com calma conta a você toda a história por trás do objeto que está logo na sua frente. Conversa vai, conversa vem e nada da perguntinha intragável conhecida como "fechamento de venda":

- E aí? Vamos levar? Pergunta o apressadíssimo vendedor.
- Levar? Você não sabe nem me dizer onde isso foi produzido. O arroz vermelho vendido aqui é de Minas Gerais ou é do Rio Grande do Sul?
-Moça! Isso aqui é uma franquia de produtos naturais! Eles não informam esse tipo de detalhe inútil!

Na loja com técnica de venda lenta, o vendedor JAMAIS empurrará um produto! Ele sabe que, pelo conhecimento que ele tem, você voltará mais cedo ou mais tarde.

Essa é a nova tendência do mercado: lojas pequenas, aconchegantes e cheias de conhecimento. Desde a origem do produto até o fabricante da sacola da loja - não há nada que o vendedor não conheça intimamente. Todo o processo foi desvendado.

Esse movimento é novo como termo mas antigo como o mundo. Acredita-se que só dessa forma, futuramente, o cliente gastará tempo para comprar mercadorias e serviços fora do ambiente virtual. Será uma compra por experiência e não pelo simples consumo. A conhecida condescendência entre o vendedor e o cliente não bastará. O que existirá é a cumplicidade responsável.

O novo padrão de exigência do consumidor é muitas vezes caracterizado como consumo sustentável. Esse é um termo insuficiente para nomear a relação dos consumidores com suas escolhas de compra da próxima década.

Algumas lojas de Londrina estão de acordo com o movimento de compra lenta. Post futuro, se Deus quiser!

Um comentário:

  1. Que legal, Luana.
    Me lembro uma vez de eu ter rodado a cidade inteira procurando Arroz Selvagem para fazer um prato indiano e nada de eu achar.
    Aguardo novidades!!!
    Beijocas...

    ResponderExcluir