20.3.11

Caixotes na estante

Ou seria o contrário?

Eu sei, o assunto é deveras antigo na blogosfera. Mas ainda observo tantas idéias de reutilização dos caixotes, que são dignas de aplausos. Ótimas iniciativas em dar bom ou novo uso a tudo aquilo que seria obviamente descartado.

Não é simplesmente pegar o caixote, lixar, passar uma tinta, anexar e rodinha e pronto, surge um revisteiro reciclado. pensar em detalhes evitam um projeto craft frustrado. E sim, antes que alguém pergunte, eu também fiz minhas experiência com os caixotes de madeira para transporte de frutas, rs... e muitas falharam! E este é o real motivo deste post.



Analisemos a ótima idéia de compor uma estante utilizando os tais caixotes. Estou usando a foto como exemplo a ilustrar o post apenas, pois esta na verdade não é composta pelos tais caixotes.

Linda composição. Mas foi pensada. Muito bem pensada, por sinal. Ressalto agora os detalhes que fizeram este projeto ser bem sucedido:

- posicionamento das caixas: pesos dos objetos expostos compensados pela acomodação dos caixotes em eixos de sustentação. Observe que ao juntar 2 caixas , estas `laterais´ficam EXATAMENTE no meio da caixa que está acima. E assim forma-se uma base de sustentação para suportar o peso dos objetos.

- tipo da caixa: observe os caixotes utilizados. A ESPESSURA de cada caixote é maior que os caixotes que achamos comumente por aqui pelo Brasil. Essa diferença faz com que a estante torne-se mais firme, suportando eficientemente o peso dos objetos nela dispostos.

Então não é qualquer caixa que você acha no supermercado próximo que funcionará. As de madeira mais fina, deve ser usadas para acondicionar pequenos objetos na lavanderia ou banheiro de determinado ambiente, por exemplo. E objetos leves, pois lembrem-se que esta será deslocada no momento da limpeza do ambiente.

Outra dica é sempre pensar em como você fará a manutenção diária de uma composição cão grande e cheia de objetos. Como você vai limpar? Lembre-se: você não poderá mover esta estante tão cedo do lugar a não ser desmontando-a totalmente. Praticidade também agrega valor ao projeto!

Ficam as dicas para serem aplicadas aos caixotes!




foto retirada daqui

2 comentários:

  1. Sabe que um dia eu achei um monte desses caixotes perto da casa da minha mãe e trouxe alguns para casa, toda feliz. E não é que eu deixei eles na chuva :(
    Daí não dava pra fazer mais nada! Fico doidinha querendo encontrar mais uns jogadinhos pela rua novamente, rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kelly! Eu acho que isso rola para uma loja, uma vitrine, né? Porque aqui em casa, hahahaha, mas nunca que faço um loucura dessas. Já vejo o Samuel escalando isso, e a escravidão para limpar. Hoje em dia, que não é aceitável mais ter uma senzala em casa, praticidade é tudo! Eu sempre duvido de uma mulher que nunca pega num cabo de vassoura. Sempre.
    beijo e parabéns pelo post!
    (Eu acho que vou colocar um desses no banheiro, de ponta cabeça, para filhote escovar os dentes. O q vc acha?)

    ResponderExcluir