14.1.11

Falando em vidro, você sabe o que pode ser reciclado?

Já que eu moro na cidade mais recicladora do Brasil, me senti na obrigação de tentar descobrir o que pode e o que não pode ser reciclado.

O bumbum do Samuel é uma máquina poluidora (muita fralda), portanto estou fazendo um esforço absurdo para diminuir a lixeira nomeada como "rejeitos". É uma forma de tentar compensar nosso grande consumo com fraldas descartáveis.

Acredito que a maior mudança começa nas compras. O que entra na sua casa, com certeza não permanecerá ali para sempre.

Alguém aí sabe dizer que tipo de vidro pode ou não ser reciclado?

Vidros recicláveis: potes e frascos de vidro comum, copos e garrafas.

Não podem: tudo o que é feito de vidro temperado (box, vidros automotivos, Pirex, Duralex, Arcoroc Opal, Santa Marina), cristais (eu não sabia!!!), ampolas de medicamentos, espelhos de qualquer tipo, cerâmica, porcelana, louças especiais, lâmpadas.

Fiquei bem assustada com a lista dos vidros/louças não recicláveis! A gente vê o pessoal enchendo a casa de espelhos, sem parcimônia alguma... Impressionante!

E os cristais? Cansei de descartar na classificação errada, como lixo reciclável.

E continua o super esforço para não comprar mais cerâmica, porcelana, cristais... O que restou? Acho que só a melamina, né? O glamour tradicional é um grande poluidor.

:(

Um comentário:

  1. Oi Luana, tudo bem?

    Um tempo atrás saiu na revista Casa Cláudia uma tabela bem interessante do que pode ou não ser reciclado, lá fala até que uma síndica de um prédio imprimiu esta tabela em um ímã de geladeira e distribuiu aos condôminos. O link é: http://casa.abril.com.br/canais/sustentabilidade/reciclagem-erro-tipos-papel-plastico-metal-vidro-podem-nao-podem-ser-reciclados-491721.shtml

    Também fiquei impressionada pois algumas coisas que achava que eram reaproveitadas não são...

    Aí é que entra o primeiro R dos "3R": Reduzir, comprar coisas com o mínimo de embalagens possível.

    Eu tenho muito orgulho de dizer que separo meu lixo há 11 anos, e que aprendi isto em casa, com meus pais!

    Bjs
    Eliane

    ResponderExcluir